Ato contou com procissão seguida de missa na Igreja Matriz São Pedro

Fé e emoção marcaram o final da tarde deste domingo (3) na recepção ao fragmento da palma da mão direita do Cristo Protetor abençoado pelo Papa Francisco. Na presença de autoridades e da comunidade, os integrantes da Associação Amigos de Cristo, Robison Gonzatti e Vanessa Goldoni, e o pároco Genoir Pieta foram recebidos no Centro Administrativo Adroaldo Conzatti e, logo após, em procissão seguiram para participar da missa na Igreja Matriz São Pedro, celebrada com a presença do bispo Dom Paulo de Conto.

“A emoção é muito grande. Estar aqui hoje não é simplesmente receber esse pedaço de concreto, aqui tem a nossa história, nossa origem, a nossa cultura. Tem o que Encantado é, o que está sendo e o que quer ser daqui pra frente. Receber este fragmento é motivo de orgulho para nós, pro nosso povo, é  sentimento de pertencimento, uma construção de muitos anos, de muitas mãos, de pessoas que trabalharam e lutaram. Nós, hoje, somos felizardos por vivenciar este momento, mas neste contexto todo falta uma pessoa. Temos o escultor Markus, o construtor seu Artur, membros da Associação que conduzem voluntariamente esse projeto e falta, presencialmente, o nosso prefeito Adroaldo (Conzatti). Hoje se tivesse um pedido enquanto prefeito é que ele estivesse segurando esse fragmento, pois ele como idealizador projetava o nome de Encantado para todos os cantos através do Cristo Protetor”, destacou o prefeito Jonas Calvi.

Robison, vice-presidente da Associação, enalteceu que a benção do papa Francisco “foi para cada um de nós, para quem colaborou, para quem foi lá fazer o voluntariado, aos que acreditaram no Cristo Protetor, nas mais 200 mil pessoas que por lá já passaram e deixaram um pouquinho de cada um. Este fragmento é o símbolo da união de uma comunidade”.

O padre Genoir definiu o momento como missão cumprida. “Foi uma peregrinação com objetivo alcançado. Junto com vocês que fazem esse turismo religioso, o Cristo acolhe a todas as pessoas de qualquer lugar. Este fragmento é um símbolo que ficará para a história, nós somos apenas representantes desta missão, mas todos vocês estavam presente neste momento de graça para Encantado e Região”, salientou.

Em sua manifestação o presidente da Câmara de Vereadores Sander Bertozzi pediu para que esse momento sirva de exemplo. “É um momento indescritível e único, mais um capítulo bonito desta história. Quando tem amor, união, tudo vai a favor. Vamos usar como exemplo pra vida, com mais esperança, mais perdão que é o que o mundo precisa. Vamos continuar rezando e pedindo a proteção do nosso Cristo Protetor”, frisou.

Vanessa, coordenadora de logística da entidade, agradeceu a todos e valorizou o trabalho da equipe que faz o acolhimento no Cristo. “Gratidão a todos que torcem por este projeto, aos colegas que confiaram a nós essa missão. O que nós levamos até o papa é a essência do Cristo, é o que nós vivemos todos os finais de semana desde o primeiro dia de visita, são todas as dificuldades que nós superamos, um dando a mão para o outro”, ressaltou.

Após as manifestações, a Orquestra Municipal de Encantado realizou a apresentação das músicas “Cristo Protetor”, letra de Alexandre Brunetto, e “Jesus Cristo” de Roberto Carlos.

Ao final da missa as pessoas puderam tocar o fragmento abençoado exposto em frente ao altar e registrar esse momento especial e único para Encantado.

Data de publicação: 04/09/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado