RSS Encantado - RS Notícias de Encantado/RS Tue, 26 Oct 2021 04:50:08 -0300 Tue, 26 Oct 2021 04:50:08 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://encantado.rs.gov.br/rss ANO LETIVO 2022 | Inicia o período de inscrições para alunos do Ensino Fundamental Mon, 25 Oct 2021 18:18:08 -0300 https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6011/?ano-letivo-2022--inicia-o-periodo-de-inscricoes-para-alunos-do-ensino-fundamental.html https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6011/?ano-letivo-2022--inicia-o-periodo-de-inscricoes-para-alunos-do-ensino-fundamental.html O prefeito Jonas Calvi assinou o Edital 01/2001 que define o cronograma de inscrições, matrículas e rematrículas do ano letivo 2022 para alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de Encantado.

De 26 de outubro a 5 de novembro é o período para a inscrição de ingresso na Pré-Escola, 1º Ano e demais anos. A rematrícula será em dezembro junto com a entrega dos resultados finais às famílias.

A matrícula para os alunos novos, previamente inscritos na Pré-Escola, 1º Ano e demais anos do Ensino Fundamental será no período de 29 de novembro a 10 de dezembro.

Os pais ou responsáveis devem fazer as matrículas, rematrículas ou inscrições dos alunos menores de 18 anos.

O atendimento será feito no horário de funcionamento das escolas.

]]>
Passarela na ponte da Barra do Guaporé será inaugurada neste sábado Thu, 21 Oct 2021 15:54:42 -0300 https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6010/?passarela-na-ponte-da-barra-do-guapore-sera-inaugurada-neste-sabado.html https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6010/?passarela-na-ponte-da-barra-do-guapore-sera-inaugurada-neste-sabado.html Demanda antiga dos moradores da Barra do Guaporé, a passarela construída junto à ponte que liga Encantado a Muçum, na ERS 129, será inaugurada neste sábado, dia 23, às 10h.

O valor total da obra é de R$ 821.117,16, oriundo de recursos próprios do município.

A passarela tem 150,75 metros de extensão e foi construída pela empresa Dutri Engenharia Metálica Eireli, de Cascavel-PR.

A estrutura é mista, uma parte de metal e outra de concreto, e foi fixada nas vigas da ponte. O material utilizado é resistente às intempéries e à umidade do rio.

 “É uma obra que vai trazer segurança aos pedestres e ciclistas, principalmente, à comunidade da Barra, que utiliza a via diariamente. Como não havia espaço na lateral da ponte, as pessoas precisavam trafegar pela pista, correndo riscos”, comenta o prefeito Jonas Calvi.

]]>
Encantado quer entrar no mapa da Inovação e Tecnologia Thu, 21 Oct 2021 15:53:25 -0300 https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6009/?encantado-quer-entrar-no-mapa-da-inovacao-e-tecnologia.html https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6009/?encantado-quer-entrar-no-mapa-da-inovacao-e-tecnologia.html De olho nos movimentos de inovação e tecnologia cada vez mais presentes no ambiente corporativo, a Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), por meio do Núcleo de Jovens Empreendedores, em parceria com a Administração Municipal, organiza o Inova Encantado.

O evento está marcado para o sábado, dia 30 de outubro, às 14h, na Gauss Bier, e terá a participação de profissionais de startups e de empresas de tecnologia que vão expor suas experiências e destacar a contribuição da inovação nos negócios.

“Queremos começar a plantar no município a importância de inovar e usar a tecnologia a nosso favor”, explica o empresário Marcelo Casaril, integrante do Núcleo de Jovens da ACI-E.

O assessor do departamento de Inovação e Tecnologia da Administração Municipal, Gustavo Pato Radaelli, acrescenta que a programação terá cases de profissionais e empresas que participam ativamente de Ecossistemas de Inovação. “Queremos que essa turma que vive e que é empreendedora nesse meio relate seus erros e acertos e nos mostre caminhos e possibilidades para Encantado”, diz.

O Inova Encantado servirá de aquecimento para outras atividades projetadas para serem desenvolvidas na sequência. Segundo Casaril, o planejamento prevê para 2022 a realização de um evento mais amplo, no estilo Startup Weekend. “Queremos fazer uma programação em que as pessoas possam montar ideias e soluções. Teremos investidores e premiação, abrindo uma janela de negócios e network”, antecipa.

O acesso para o evento do dia 30 é gratuito e livre para qualquer pessoa, porém, as vagas são limitadas. A inscrição pode ser feita pelos fones/whats 3751.2255 ou 99798.8814.

]]>
Novas Vagas de Emprego (SINE) > Informações pelo Whatsapp 3751-0104]]> Thu, 10 Jun 2021 14:04:34 -0300 https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/5903/?novas-vagas-de-emprego-sine.html https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/5903/?novas-vagas-de-emprego-sine.html VAGAS EM ABERTO (Atualizado em 21/10/2021 | 16h)

  • Analista de Programação e Controle de Produção

  • Atendente de farmácia (4)

  • Auxiliar de costura (3)

  • Auxiliar de enfermagem formada

  • Auxiliar de limpeza

  • Auxiliar de linha de produção (69)

  • Auxiliar de mecânica de carros (3)

  • Auxiliar de chapeação e pintura (2)

  • Aprendiz de barbeiro

  • Coletor de lixo (2)

  • Consultor de vendas em loja (5)

  • Cuidador de idosos

  • Despachante de veículos com experiência em mecânica

  • Farmacêutico com formação

  • Frentista (2)

  • Instalador de antenas de TV

  • Lavador de carros

  • Lubrificador de automóveis

  • Auxiliar de marceneiro 

  • Mecânico de manutenção de máquinas industriais (2)

  • Cuidador infantil

  • Operador de caixa em loja

  • Operador de máquina em fábrica (3)

  • Repositor de mercadorias em supermercado (2)

  • Torneiro mecânico

  • Trabalhador no setor de plantio (4)

  • Vendedor interno de distribuidora

#emprego #vagas #encantado #sine #trabalho]]>
Com foco no turismo, Sessão de Negócios reúne empreendedores da região Wed, 20 Oct 2021 16:56:03 -0300 https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6008/?com-foco-no-turismo-sessao-de-negocios-reune-empreendedores-da-regiao.html https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6008/?com-foco-no-turismo-sessao-de-negocios-reune-empreendedores-da-regiao.html Atenta às oportunidades que a construção do Cristo Protetor traz para Encantado, a Administração Municipal trabalha em diferentes frentes para fomentar ações voltadas ao turismo local e regional.

Na terça-feira, dia 19, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), foi realizada a Sessão de Negócios,  com a participação de empreendedores turísticos de Encantado, Roca Sales, Muçum, Vespasiano Correa, Dois Lajeados e Guaporé, além de agências de viagens que atuam como receptivas.

As negociações ocorreram das 18h30min às 21h30min, no Salão de Eventos, no Centro Administrativo Municipal. A condução das agendas e o cruzamento das conversas foram coordenados pelo Gestor de Projetos do Sebrae, Diego Zenkner.

O prefeito Jonas Calvi participou da abertura da Sessão e parabenizou os envolvidos pela iniciativa. “Encantado vive um momento transformador no turismo. Precisamos aproveitar ao máximo as oportunidades para nos qualificarmos e nos estruturarmos”, disse.

Pacotes turísticos segmentados

A consultora Gabrielle Signor, contratada pela Associação Amigos de Cristo em parceria com Sebrae, apresentou o trabalho voltado à elaboração de um banco de empreendimentos turísticos dos municípios ao entorno do Cristo Protetor. Essa consultoria vai captar as informações dos empreendimentos por meio de um questionário preenchido no Google Docs. A partir dos resultados, a profissional vai filtrar e criar pacotes turísticos segmentados, como turismo religioso, turismo rural, turismo de aventura, entre outros. A ideia é entregar para as agências de viagens as opções de alimentação, hospedagem e atrativos, auxiliando na comercialização destes empreendimentos, oferecendo boas opções de pacotes de passeios pela região, vinculados ao Cristo Protetor.

A coordenadora do departamento de Turismo, Paola Silveira, e a turismóloga Lizeli Bergamaschi também acompanharam as atividades, assim como o presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Leandro Arenhard, e a presidente da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), Maria Cristina Castoldi.

]]>
Administração Municipal apresenta relatório de atividades do ‘CRAS em Movimento’ Tue, 19 Oct 2021 17:18:57 -0300 https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6007/?administracao-municipal-apresenta-relatorio-de-atividades-do-cras-em-movimento.html https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6007/?administracao-municipal-apresenta-relatorio-de-atividades-do-cras-em-movimento.html Na sexta-feira, dia 15, a Administração Municipal apresentou o relatório de atividades do Programa CRAS em Movimento, desenvolvido pelo Centro de Referência da Assistência Social de Encantado.

O encontro foi realizado no Auditório Brasil e contou com a participação do prefeito Jonas Calvi, da primeira-dama Taísa Calvi, secretários, servidores do CRAS, agentes comunitárias de saúde e representantes do CAPS, Assedi e Emater, parceiros da iniciativa.

Conforme a coordenadora do CRAS, Jaqueline Taborda, o programa surgiu da necessidade da Administração estar mais presente nas comunidades, identificando famílias em situação de vulnerabilidade, que necessitam de acolhimento, atendimento e orientações sobre os serviços públicos oferecidos no município.

 “O projeto permite que o Poder Público esteja muito próximo das comunidades, sentindo as reais necessidades dos moradores, buscando oferecer a eles melhor qualidade de vida”, comentou Jaqueline.

O CRAS em Movimento é realizado em 34 comunidades de Encantado, que são divididas em 20 grupos, e reúne cerca de 200 pessoas.

As atividades tem duração de 45 minutos e acontecem nas terças-feiras, das 9h às 10h45min e das 13h30min às 17h15min, e nas quintas-feiras, das 13h30min às 17h15min.

“A equipe do CRAS vai às comunidades conforme o cronograma que é definido antecipadamente”, explicou Jaqueline.

“Fico muito feliz em saber que os resultados já são positivos. Vivemos um período muito complicado de pandemia, que afetou não só o lado econômico, mas também o emocional de muitas pessoas. E vocês, com esse programa, conseguem levar saúde, alegria e carinho às nossas famílias”, salientou o prefeito Jonas.

]]>
Incremento do Valor Adicionado é pauta de reunião na Dália Alimentos Tue, 19 Oct 2021 16:47:51 -0300 https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6006/?incremento-do-valor-adicionado-e-pauta-de-reuniao-na-dalia-alimentos.html https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6006/?incremento-do-valor-adicionado-e-pauta-de-reuniao-na-dalia-alimentos.html Dando continuidade à parceria de acompanhamento do incremento do Valor Adicionado, o setor de Fiscalização Tributária da Administração Municipal esteve, recentemente, na sede da cooperativa Dália Alimentos.

No encontro, que teve a participação do fiscal Marciano André Konrad, o supervisor da Tesouraria da Dália, Fernando Luiz Pagliari, e o contador da cooperativa, Ivo Villa, foram tratados assuntos quanto a possíveis ajustes de lançamentos contábeis do Valor Adicionado, bem como esclarecimentos da Lei de Incentivos.

“A Dália Alimentos é a maior empresa do município em retorno do ICMS, portanto, esta parceria é de suma importância para o crescimento do município”, comenta o prefeito Jonas Calvi.

]]>
Aplicativo da Saúde entra em funcionamento Thu, 14 Oct 2021 11:25:59 -0300 https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6003/?aplicativo-da-saude-entra-em-funcionamento.html https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6003/?aplicativo-da-saude-entra-em-funcionamento.html O aplicativo da Saúde, Eagle Care, entrou em funcionamento na segunda-feira, dia 18.

A plataforma on-line tem o objetivo de oferecer mais agilidade, segurança e eficiência no atendimento às pessoas.

O sistema permite agendamento de consultas, agendamento de vacina, controle de medicamentos, pré-triagem Covid-19, ficha de investigação, renovação de receita, telecuidado, dicas e orientações e teleconsulta.

Nos últimos dias, os técnicos da Eagle Inteligência Digital, empresa/startup incubada no Parque Tecnológico – Tecnosinos, de São Leopoldo, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia, trabalharam no abastecimento das informações e na realização de atividades de capacitação nos postos de saúde, escolas e empresas.

“É sempre importante destacar que o atendimento presencial segue normal, assim como o contato por telefone e Whatsapp. O aplicativo que estamos disponibilizando à comunidade é mais uma alternativa para facilitar, agilizar e modernizar nossos serviços na Saúde”, comenta o prefeito Jonas.

PASSO A PASSO

Como realizar o primeiro acesso:

1º Acesse seu navegador e digite app.eaglecare.com.br

2º Pressione o botão “Começar”

Preencha os dados do cadastro

4º Aceite os termos de uso e clique em “Finalizar”

Pronto! Você está cadastrado e conectado ao Eagle Care, agora é só acessar os serviços de saúde disponíveis no município.


VÍDEO: COMO INSTALAR O APLICATIVO (Clique aqui)

VÍDEO: COMO FAZER O CADASTRAMENTO (Clique aqui)

]]>
RGE faz inspeção na rede elétrica de Encantado Mon, 18 Oct 2021 15:50:13 -0300 https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6005/?rge-faz-inspecao-na-rede-eletrica-de-encantado.html https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6005/?rge-faz-inspecao-na-rede-eletrica-de-encantado.html A partir desta segunda-feira, dia 18, inicia o trabalho de inspeção visual de toda a rede elétrica pertencente à concessionária RGE no município de Encantado.

Os funcionários da empresa Power Service, contratada pela RGE, reuniram-se com a equipe da Administração Municipal para apresentar o cronograma do serviço.

Será feito um mapeamento das condições dos postes e da rede de iluminação pública, além da verificação do compartilhamento mútuo de fios de telefone e internet.

O trabalho tem previsão de durar 30 dias e abrange a cidade e o interior. As informações serão encaminhadas à RGE.

]]>
Distrito de Valdástico recebe a quarta etapa do Asfalto Comunitário Mon, 18 Oct 2021 15:25:40 -0300 https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6004/?distrito-de-valdastico-recebe-a-quarta-etapa-do-asfalto-comunitario.html https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6004/?distrito-de-valdastico-recebe-a-quarta-etapa-do-asfalto-comunitario.html O sábado, dia 16, marcou a inauguração da quarta etapa do projeto Asfalto Comunitário, que beneficiou três localidades do Distrito de Valdástico: Barra do Coqueiro, São Brás e Linha Divertida.

O trecho de 1.450 metros de extensão recebeu investimento de R$ 1,4 milhão, incluindo o trabalho de preparação da estrada e a pavimentação asfáltica. Os recursos são oriundos do caixa do município.

A solenidade contou com a presença do prefeito de Encantado, Jonas Calvi, o prefeito e vice de Relvado, Carlos Fraporti “Loiso” e Alberto Dalla Vechia, secretários, vereadores, servidores da Administração Municipal e moradores das comunidades.

O prefeito Jonas fez um agradecimento especial à equipe da Prefeitura que trabalhou na elaboração do projeto e na execução da obra, aos vereadores e às comunidades. “O asfalto é uma obrigação nossa enquanto administração pública no sentido de oferecer as melhores condições ao nosso interior. Nós tratamos os nossos agricultores como empreendedores rurais. Nosso município passa por uma nova fase. Trabalhamos com a ideia de aproximar as comunidades das ações da administração. Acreditem, apostem em Encantado, trabalhem com afinco. Temos muitas demandas para fazer no interior e vamos fazer”, disse.

Para o prefeito de Relvado, a pavimentação melhora o escoamento da produção e promove mais qualidade de vida aos moradores. “Essa obra é muito importante não só para as comunidades, mas também para os municípios, já que diminui as despesas de manutenção das estradas”, ressaltou Loiso.

Ao final da solenidade, o padre Nelson Beuren deu a bênção.


Lideranças locais

Representantes das três comunidades também destacaram os benefícios que o asfaltamento da estrada trouxe para as localidades.

Angelo Sangalli, da Barra do Coqueiro, lembrou as dificuldades que os veículos tinham para trafegar pelo trecho de terra nos dias de chuva. “Era tudo muito difícil. Os caminhões não conseguiam subir a rampa que segue para a Linha Divertida. Em nome da comunidade, agradeço à equipe da administração e a todos que trabalharam”, afirmou.

Agenor Valer solicitou ao prefeito Jonas que avalie a possibilidade de dar continuidade à pavimentação em direção à Linha São Brás, pois há vários agricultores com projetos de investimentos em aviários. Neudir Slaifer, de Linha Divertida, reconheceu a ousadia do projeto Asfalto Comunitário. “Quem diria que um dia teríamos asfalto aqui nesse lugar? A agricultura nunca esperava por isso. Só temos que agradecer”, salientou.


O Asfalto Comunitário

Idealizado pelo prefeito Adroaldo Conzatti, o projeto Asfalto Comunitário tem continuidade agora com a liderança do prefeito Jonas e apoio da equipe de governo.

A primeira etapa foi feita na Linha São Roque. Depois foi pavimentado o trecho entre as Linhas Garibaldi e Argola até a divisa com o município de Capitão. A terceira etapa beneficiou os moradores das Linhas Azevedo e Palmas e, agora, chega à Barra do Coqueiro, São Brás e Divertida. Na sequência será asfaltada mais uma parte da estrada de Linha São Roque e um trecho de Linha São Luís.

]]>