RSS Encantado - RS Notícias de Encantado/RS Sat, 27 Apr 2024 04:25:54 -0300 Sat, 27 Apr 2024 04:25:54 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://encantado.rs.gov.br/rss Seminário debate questões sobre mata ciliar e proteção das margens de rios. Fri, 26 Apr 2024 15:07:45 -0300 https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6638/?seminario-debate-questoes-sobre-mata-ciliar-e-protecao-das-margens-de-rios.html https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6638/?seminario-debate-questoes-sobre-mata-ciliar-e-protecao-das-margens-de-rios.html Durante o seminário, os participantes vão compartilhar conhecimentos e experiências. A abertura foi com o promotor ambiental, Dr. Sergio Diefenbach, que falou sobre as medidas ambientais para o futuro. Em seguida, o engenheiro ambiental, Cleberton Diego Bianchini, abordou técnicas para estabilização de taludes em margens de rios. A bióloga e professora na Univates, Elisete Maria de Freitas, deliberou sobre espécies de florestas ribeirinhas e a produção de mudas.
O seminário também contou também com uma sessão de debate sobre as ações necessárias para a restauração da mata ciliar do rio Taquari e afluentes, trazendo a importância de cuidados e práticas necessárias para a restauração de florestas ribeirinhas.]]>
Encantado promove evento para entrega de certificados de formatura para Técnicos Agentes de Saúde Fri, 26 Apr 2024 14:27:23 -0300 https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6637/?encantado-promove-evento-para-entrega-de-certificados-de-formatura-para-tecnicos-agentes-de-saude.html https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6637/?encantado-promove-evento-para-entrega-de-certificados-de-formatura-para-tecnicos-agentes-de-saude.html ​Para apoiar os Estados e Municípios no processo de formação técnica dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, cumprindo o compromisso do Governo Federal em aprimorar a formação de profissionais para atuarem no Sistema Único d Saúde, bem como a atribuição conferida pela Constituição Federal de 1988, no artigo 200, inciso III, que compete ao SUS ordenar a formação de Recursos Humanos na área da saúde, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão de Trabalho e da Educação na Saúde, instituiu o Programa Saúde com Agente- Programa de formação técnica dos ACS e ACE, pela Portaria MS Nº 3.241 de 07 de dezembro de 2020.
​O Programa Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul para o oferecimento de Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, para os Agentes Comunitários de Saúde e Curso Técnico em Vigilância em Saúde, com ênfase no Combate às Endemias, para os Agentes de Combate às Endemias.
​PARCEIROS​- Ministério da Saúde – Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Secretarias Municipais de Saúde.
Além da oferta de dois cursos técnicos, foi oferecida formação continuada para tutores e preceptores através de um Curso de Extensão. Outro destaque foi a realização de uma pesquisa nacional sobre o perfil e a atuação dos Agentes de Saúde em todo o País.
​O Programa Saúde com Agente busca fortalecer o Sistema Único de Saúde em uma ação inédita que impacta na melhoria dos indicadores de saúde e da qualidade de vida de toda a população.
O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é um dos profissionais que compõem a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica à saúde e desenvolve ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como foco as atividades educativas em saúde, em domicílios e coletividades.
O que um agente de saúde tem que saber?
Anatomia e fisiologia básica: Conhecimento básico do funcionamento do corpo humano. Saúde pública: Compreender os sistemas de saúde, políticas públicas de saúde e o papel dos órgãos de saúde. Comunicação: Desenvolver habilidades de comunicação eficazes para interagir com a comunidade.
Qual é o papel de um agente comunitário de saúde?
O papel do ACS é visitar regularmente residências, dentro de sua área de atuação, fazer registros da população em relação aos documentos básicos para o acesso aos serviços de saúde, além de anotar possíveis problemas que possam ser identificados na residência. Estas foram as Agentes que receberam os certificados.
- ANDREIA BOAVENTURA DE BORBA – Atua no Posto Central desde 2011.
- CLARICE LORENZON PEDERSINI – Atua no Posto de Jacarezinho desde 2013.
- DENISE CRISTINA NIKOLAI FARIAS – Atua no Posto Central desde 2012.
- ELISANDRA SARTORI ROSA – Atua no Posto São José desde 2007.
- Glaucia Gonzatti – Atua no Posto Planalto desde 2012.
- IVETE LIANE THOMAS BRATTI – Atua no Posto Central desde 2011.
- JAQUELINE MESQUITA – Atua no Posto Central desde 2011.
- JULCE MARTINAZZI – Atua no Posto Central desde 2011.
- LIGIA QUEIROZ DE OLIVEIRA – Atua no Posto Planalto desde 2012.
- MARISA CEOLAN - Atua no Posto Planalto desde 2014.
- MARISETE GONZATTI AREZI – Atua no Posto Planalto desde 2012.
- MARISTELA GUERINI – Atua no Posto Central desde 1997.
- MARISTELA LISOT PEDERSINI – Atua no Posto Central desde 2011.
- MIRIAN BRESSIANI GOTTARDI – Atua no Posto Central desde 2007.
- PATRÍCIA DELALIBERA TURATTI – Atua no Posto de Jacarezinho desde 2011.
- REJANE DAHN – Atua no Posto Central desde 2000.
- ROSANE LUDKE SOUZA – Atua no Posto Central desde 2011.
- SABRINA ORBACH CASARIL – Atua no Posto São José desde 2011.
- SILVIA RADAELLI – Atua no Posto São José desde 2011.
- SIMONE NARIA CAPPELARI SANGALLI – Atua no Posto Jacarezinho desde 2007.
- TONIANA VIVAN – Atua no Posto São José desde 2011.
- VIVIANE FRAPORTI – Atua no Posto São José desde 2011.]]>
Prefeitura de Encantado promove investimentos para melhorias no Bairro Porto XV Fri, 26 Apr 2024 10:37:58 -0300 https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6636/?prefeitura-de-encantado-promove-investimentos-para-melhorias-no-bairro-porto-xv.html https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6636/?prefeitura-de-encantado-promove-investimentos-para-melhorias-no-bairro-porto-xv.html
Na última terça-feira (23), o prefeito Jonas visitou pessoalmente o bairro para inspecionar os trabalhos. Durante a visita, além de supervisionar os trabalhos em andamento, o prefeito direcionou sua atenção à Rua Aurélio Hélio Moesch. O município está planejando a recuperação e pavimentação tanto do trecho inicial quanto do final desta rua, assim como da Estrada Porto XV. As áreas foram severamente afetadas pelas enchentes ocorridas em setembro e novembro de 2023.

Com o objetivo de evitar futuras inundações, a administração municipal pretende triplicar a capacidade de drenagem nessas regiões e implementar medidas de proteção. O investimento previsto para essas melhorias é de aproximadamente R$ 2,5 milhões.

As ações estão inseridas em um projeto mais amplo que busca recurso por meio do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), atualmente em análise pelo Governo Federal. Paralelamente, a Secretaria de Obras Públicas iniciará o processo de alargamento da Rua Aurélio Hélio Moesch no trecho mais afetado, visando facilitar o tráfego de veículos.

O prefeito ressalta a determinação da administração em resolver os desafios enfrentados pelos moradores. "Caso o Governo Federal não disponibilize os recursos necessários para esta obra de forma rápida, encontraremos alternativas viáveis. Se preciso, faremos aportes financeiro, com recursos próprios, para garantir a resolução desse problema. Não podemos permitir que nossos cidadãos enfrentem adversidades que prejudiquem o dia a dia".]]>
Eventos esportivos têm movimentado Encantado em 2024 Fri, 26 Apr 2024 10:08:11 -0300 https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6635/?eventos-esportivos-tem-movimentado-encantado-em-2024.html https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6635/?eventos-esportivos-tem-movimentado-encantado-em-2024.html
Dentre os eventos já concluídos em 2024, estão o Torneio Misto 4x4 de Vôlei de areia, a 9ª Copa Verão de Futebol 7, um Amistoso Internacional de Beisebol, o 2º Torneio de Taco, o Circuito Verão SESC de Esportes 2024 (com partidas de basquete e futevôlei) e uma etapa do Campeonato Estadual para categorias de base masculina Sub 11.

Atualmente, acontece o 1º Campeonato Municipal de Futebol 7, no Campo do Bairro Santa Clara, e o Campeonato Municipal de Futebol de Campo 2024, que, no último final de semana chegou a sua 2ª rodada.

A agenda futura reserva eventos até o final do ano. Está previsto para o próximo sábado, a partir das 08h, o 1º Torneio Águia de Voleibol de Encantado, que será realizado no Parque João Batista Marchese. Além disso, a cidade se prepara para o Campeonato Municipal de Futsal, com reunião de organização agendada para o dia 02 de maio. Outros eventos incluem a Copa Cresol de Basquete 3x3, o 1º Torneio Feminino de Futsal dos Vales, o 2º Festival de Carrinho de Lomba, a Etapa Encantado de Bicicross BMX, Etapa do Veloterra, o Torneio Municipal de Futevôlei e os 3º Jogos da Amizade de Futebol, em parceria com o CFM, séries Prata e Ouro.

Para o coordenador de Esportes de Encantado, Leomar Bombassaro, os eventos esportivos não só promovem o esporte como também fortalecem o lazer e a integração. “Seguimos investindo em uma programação esportiva contínua e diversificada, consolidando o município como um importante centro de atividades esportivas na região”, avalia.]]>
Pinguelas estão sendo reconstruídas no interior de Encantado Wed, 24 Apr 2024 22:33:35 -0300 https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6633/?pinguelas-estao-sendo-reconstruidas-no-interior-de-encantado.html https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6633/?pinguelas-estao-sendo-reconstruidas-no-interior-de-encantado.html ​O município de Encantado foi afetado por eventos climáticos de fortes chuvas intensas, enxurradas e inundações que atingiram também a área rural e devido ao grande volume de águas, houve a destruição das pinguelas (pontes penseis) que são utilizadas pelos moradores para deslocamentos frequentes, para suas necessidades básicas, especialmente para crianças irem na escola, ao supermercado, postos de saúde, fazendo com que necessitem percorrer vários Km para terem suas necessidades atendidas.
Conforme o secretário de Obras Giovani Dellázeri, foi feita uma licitação para reconstrução das quatro pinguelas que foram destruídas nas localidades da Barra do Coqueiro, Santa Terezinha, São Roque e Jacarezinho.
As pinguelas desempenham um papel fundamental na conectividade e mobilidade dos moradores. Além das madeiras novas, serão substituídos os postes de sustentação e os cabos proporcionando maior segurança para serem utilizadas pelos moradores destas localidades.
O prefeito Jonas destaca a necessidade de reconstruir todas as pinguelas destruídas. “Ainda temos muito trabalho. Estamos comprometidos em investir nessa recuperação, visando o bem-estar e segurança de todos, o mais breve possível.”]]>
Equipe de Obras realiza manutenção em estradas do interior Wed, 24 Apr 2024 21:57:20 -0300 https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6632/?equipe-de-obras-realiza-manutencao-em-estradas-do-interior.html https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6632/?equipe-de-obras-realiza-manutencao-em-estradas-do-interior.html ​Conforme o Secretário de Obras, Giovani Dellázeri, a recuperação das estradas e as roçadas são um serviço constante realizado em todo o município seguindo um cronograma para atender todas as comunidades. Casos urgentes e que requerem medidas emergenciais são realizados antes para melhor atender a nossa população” esclarece.]]> Administração Municipal promove saúde em ambientes de trabalho Wed, 24 Apr 2024 21:17:08 -0300 https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6631/?administracao-municipal-promove-saude-em-ambientes-de-trabalho.html https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6631/?administracao-municipal-promove-saude-em-ambientes-de-trabalho.html
O objetivo é conscientizar sobre a importância da saúde preventiva e garantir que os trabalhadores tenham acesso a informações e serviços que possam auxiliar na manutenção da saúde. “É uma oportunidade para as empresas reforçarem a importância do bem-estar dos seus empregados e para os trabalhadores receberem cuidados de saúde diretamente no seu local de trabalho”, diz a secretária de Saúde e Meio Ambiente de Encantado, Karoline Crippa.

Segundo a pasta, a iniciativa tem sido bem recebida tanto pelos empregadores quanto pelos funcionários. A campanha continua ao longo da semana, com a expectativa de alcançar outras empresas do município.]]>
Univates e Administração Municipal promovem seminário sobre restauração de florestas ribeirinhas Wed, 24 Apr 2024 21:05:19 -0300 https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6630/?univates-e-administracao-municipal-promovem-seminario-sobre-restauracao-de-florestas-ribeirinhas.html https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6630/?univates-e-administracao-municipal-promovem-seminario-sobre-restauracao-de-florestas-ribeirinhas.html O evento ocorre no Centro Administrativo Adroaldo Conzatti, no Auditório Brasil, das 09h até às 16h30min. A realização é uma parceria da Administração Municipal, através do Departamento de Meio Ambiente, com a Universidade do Vale do Taquari (Univates).

Durante o seminário, vários especialistas vão compartilhar conhecimentos e experiências. A abertura será com o promotor ambiental, Sergio Diefenbach, que falará sobre as medidas ambientais para o futuro. Em seguida, o engenheiro ambiental, Cleberton Diego Bianchini, abordará técnicas para estabilização de taludes em margens de rios. A bióloga e professora na Univates, Elisete Maria de Freitas, tratará de espécies de florestas ribeirinhas e a produção de mudas. À tarde, a Chefe da Divisão de Flora do Departamento de Biodiversidade da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, Angélica Ritter, contribuirá com foco na restauração de áreas degradadas.

O seminário também contará com uma sessão de debate sobre as ações necessárias para a restauração da mata ciliar do rio Taquari e afluentes, trazendo a importância de cuidados e práticas necessárias para a restauração de florestas ribeirinhas.

As inscrições podem ser feitas pelo link:

https://www.univates.br/sistemas/inscricoes/processo-8635

]]>
Formatura no 6º Regimento de Carros de Combate em Rosário do Sul Tue, 16 Apr 2024 09:17:06 -0300 https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6629/?formatura-no-6o-regimento-de-carros-de-combate-em-rosario-do-sul.html https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6629/?formatura-no-6o-regimento-de-carros-de-combate-em-rosario-do-sul.html o que ocorreu após a conclusão do período básico de instrução. O município esteve representado por Rodrigo Flech e Flaklim Lisboa da Junta Militar de Encantado representado o prefeito Jonas Calvi e pelo vereador Roberto Salton representado o Legislativo.

O comandante da unidade parabenizou e agradeceu pela presença dos familiares e representação do Município, destacando a importante contribuição que os jovens dão para o brasil prestando o serviço militar, assim, passam a estar aptos a participarem de diversas missões, inclusive defender a pátria se necessário.
Para os familiares foi um momento único e especial por estarem presentes neste momento tão importante da prestação do serviço militar dos seus filhos, onde, depois de terem visto seus filhos a algumas semanas atrás indo para o quartel, agora, vê-los vestindo a farda do Exército é motivo de muita alegria e orgulho.


Para a mãe do soldado Eduardo Gobbato, senhora Marisa Ceolan, a qual é agente de saúde em Encantado, foi um motivo duplo de alegria, pois, seu filho Eduardo Gobbato recebeu o certificado de destaque geral entre todos os soldados que prestam o serviço militar obrigatório. “A gente já fica emocionada pela formatura, e ele ter se destacado deixa a gente mais feliz ainda, e também por ver a amizade que eles têm e como cuidam bem dos nossos filhos” destaca Marisa. Para o Vereador Salton, para Rodrigo e Franklin foi um momento muito especial, onde puderam ver a evolução dos nossos jovens que concluíram mais esta etapa das suas vidas. O Município de Encantado e as famílias estão de parabéns pelos excelentes jovens que formamos e entregamos para a nossa sociedade.

]]>
Encantado registra alta satisfação com serviços de saúde, revela pesquisa Thu, 04 Apr 2024 14:50:14 -0300 https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6628/?encantado-registra-alta-satisfacao-com-servicos-de-saude-revela-pesquisa.html https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6628/?encantado-registra-alta-satisfacao-com-servicos-de-saude-revela-pesquisa.html Uma pesquisa de satisfação realizada pela Prefeitura de Encantado durante o mês de março, com foco nos serviços de saúde municipais, revelou que 73% dos usuários estão satisfeitos com a qualidade e acessibilidade dos cuidados prestados. O estudo, que entrevistou 322 pessoas entre usuários e profissionais da saúde, mensurou a satisfação com diversos aspectos dos serviços, incluindo infraestrutura, equipamentos, atendimento, confiabilidade e empatia.

A pesquisa identificou como pontos fortes dos serviços de saúde de Encantado a infraestrutura e os equipamentos das unidades, a confiabilidade dos serviços, a disposição em ajudar e a atenção personalizada aos pacientes.

Mais de 20 mil atendimentos no PA+

Um dos fatores que corroboram para o resultado favorável, conforme a Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente, é o convênio com o PA+, que deu passo importante para qualificar e agilizar os atendimentos à população. No último ano, a clínica efetuou 22.458 atendimentos médicos, número que supera a quantidade de habitantes. Segundo o Censo de 2020, Encantado tem 22.280 habitantes.

Prevenção

São elencados ainda como determinantes programas que atuam na prevenção, como por exemplo Rede Bem Cuidar de atenção ao idoso, Programa Saúde na Escola (PSE), Viver Bem e Viver Bem é de Casa. Ainda, destacam-se reformas em alguns postos de saúde, contratação de médicos e agentes de endemias, a destinação de recursos para reformas e reestruturação do Centro Cirúrgico do Hospital Beneficente Santa Terezinha e o fato de o município ter se tornado referência para cirurgias eletivas em Traumato Ortopedia de baixa e média complexidade.

Investimento dobrado

O prefeito, Jonas Calvi, observa que são muitas as ações para aperfeiçoar os serviços de saúde. Ele salienta que a saúde é o setor que mais recebe investimentos da Administração Municipal e lembra que o Município é obrigado por lei a investir 15% do orçamento em saúde, no entanto, no ano que passou, foi investido fatia que corresponde a aproximadamente 26,86%, aproximando-se do dobro do estipulado.

Segundo a Secretaria de Gestão Financeira, tendo como base um período de 10 anos, o investimento em 2023 bateu recorde. Em 2014, por exemplo, foi direcionado para o setor de saúde, R$ 6.568.452,63. Já em 2023, acompanhando o desenvolvimento de Encantado, o valor foi de R$ 22.159.957,00.

Compromisso

Jonas olha para os dados revelados com satisfação e os considera “extremamente positivos”. Para o Chefe do Executivo, os números demonstram o compromisso da Administração Municipal com a qualidade dos serviços de saúde prestados. “Estamos constantemente buscando aprimorar a infraestrutura, investir em equipamentos modernos e qualificar nossos profissionais para oferecer um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente”, afirma.

A secretária de Saúde e Meio Ambiente, Karoline Crippa, também comemora os resultados da pesquisa, destacando o trabalho da equipe de saúde. “A alta taxa de satisfação dos usuários é um reflexo do trabalho de todos os nossos profissionais, que se dedicam diariamente a oferecer um atendimento de qualidade à população”, ressaltou.

Novos investimentos

A enquete é também norteadora para melhorias que visam o aperfeiçoamento contínuo dos serviços. Seguindo a política de investimentos, a comunidade de Encantado terá à disposição um novo Posto de Saúde, onde serão aplicados mais de R$ 2 milhões, por meio do programa PAC Seleções. O local da unidade ainda será definido.

Além disso, foi confirmado recentemente a implantação de um Centro de Atendimento em Saúde (CAS) voltado às necessidades das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “A Administração Municipal está comprometida em buscar soluções para garantir que os serviços de saúde continuem a evoluir e atender às necessidades de todos os cidadãos. ”, afirma o prefeito.

Importância da vacinação

O estudo também revelou que a grande maioria dos entrevistados reconhece a importância da vacinação para a saúde pública, demonstrando a consciência da população encantadense sobre a importância de se proteger contra doenças.

]]>