RSS Encantado - RS Notícias de Encantado/RS Thu, 09 Feb 2023 02:16:10 -0300 Thu, 09 Feb 2023 02:16:10 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://encantado.rs.gov.br/rss Educação de Encantado apresenta dois novos projetos para o Ensino Fundamental Wed, 08 Feb 2023 08:49:24 -0300 https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6274/?educacao-de-encantado-apresenta-dois-novos-projetos-para-o-ensino-fundamental.html https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6274/?educacao-de-encantado-apresenta-dois-novos-projetos-para-o-ensino-fundamental.html A Administração Municipal de Encantado realizou na noite de segunda-feira, dia 6, a abertura do ano letivo 2023 para os profissionais das cinco Escolas de Ensino Fundamental (EMEFs).

Diretores e professores do Centro Municipal de Educação Encantado, Érico Veríssimo, Batista Castoldi, Mundo Encantado e Porto XV foram recebidos pelo prefeito Jonas Calvi e a secretária de Educação e Cultura, Stéfanie Casagrande, no Auditório Brasil da Prefeitura.

Durante uma hora e meia, o corpo docente teve acesso ao Plano de Educação “Encantado, Cidade do Futuro, A Inovação Começa na Sala de Aula”, que estabelece 10 metas para qualificar o ensino da rede municipal, e conheceu detalhes sobre dois novos projetos: o Programa Encantado Aprende Mais e o 1º Prêmio Professores que Encantam.

O prefeito Jonas chamou a atenção para o momento transformador na Educação de Encantado, com altos investimentos na qualificação dos profissionais, na disponibilidade de novos equipamentos e plataformas digitais, na implantação do turno inverso em três escolas e na melhoria das estruturas dos educandários que beneficiam mais de mil alunos.

O gestor também elogiou a participação da equipe da Secretaria, dos professores, pais e alunos no processo. “O que era um sonho, hoje já é uma realidade. Desde que implantamos esse plano percebemos o quanto nos aproximamos dos professores e dos alunos. E é esse sentimento de pertencimento que queremos para a nossa educação. Hoje, nossos professores sabem aonde a gente quer chegar”, comentou. “A grande obra que quero deixar para Encantado é uma educação diferente para nossos filhos”.

As aulas presenciais nas EMEFs iniciam na próxima segunda-feira, dia 13.

Encantado Aprende Mais

O objetivo do programa Encantado Aprende Mais é desenvolver ações de fortalecimento do processo de alfabetização, para fins de leitura, escrita e matemática, dos estudantes no 1º ao 3º ano do ensino fundamental. “Nossa meta é que todas as crianças saibam ler e escrever já no primeiro ano do Ensino Fundamental”, afirmou a secretária Stéfanie. “O período da pandemia trouxe prejuízos ao desenvolvimento integral das crianças. Identificamos uma série de dificuldades na aprendizagem dos alunos e, por isso, precisamos adotar estratégias diferenciadas para recuperar esse tempo”.

O programa também prevê a inclusão das disciplinas de Inglês, História e Ciências nos Anos Iniciais, além da continuidade das oficinas de Música e Emoções. As atividades serão desenvolvidas a partir de três subprojetos: Sopa de Letrinhas (alunos do pré B), Desafiando sua Mente (matemática – 1º ao 3º ano) e Lâmpada Mágica (letramento – 1º ao 3º ano).

Professores que encantam

O 1º Prêmio Professores que Encantam quer valorizar as boas práticas desenvolvidas em sala de aula e destacar os profissionais que lideram essas iniciativas. “Nossos professores realizam tantos projetos de alto impacto, criativos, bem pensados e que, muitas vezes, não tem o destaque e a valorização que merecem”, diz Stéfanie.

A premiação envolverá as seguintes categorias: Educação Infantil (etapa Creche – 0 a 3 anos; etapa Pré-Escola – 4 a 5 anos); Ensino Fundamental – Anos Iniciais (Ciclo de Alfabetização – 1º a 3º ano; 4º e 5º anos); Ensino Fundamental – Anos Finais; Destaque na Educação Especial; Destaque na Educação Empreendedora e Prêmio Especial para Projeto Inovador utilizando Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

O Prêmio também fará homenagem à professora Roseli Mottin Soares, já falecida, que exerceu a função de Secretária de Educação e era professora da Rede Municipal de Ensino.

A premiação será entregue em um evento especial, marcado para o dia 11 de outubro.

]]>
Novas praças na Barra do Jacaré e na Santa Clara recebem brinquedos Mon, 06 Feb 2023 16:53:00 -0300 https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6273/?novas-pracas-na-barra-do-jacare-e-na-santa-clara-recebem-brinquedos.html https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6273/?novas-pracas-na-barra-do-jacare-e-na-santa-clara-recebem-brinquedos.html A equipe da Administração Municipal finaliza a construção de novas áreas de lazer.

Na Praça Ouro Branco, na Barra do Jacaré, foram instalados os brinquedos no final de semana. O local conta ainda com quadra de areia, aparelhos de ginástica, bancos, espaço para mesas e churrasqueiras, além de iluminação. Ainda faltam os acabamentos  do entorno e a limpeza. O projeto da obra foi feito em parceria com o vereador Cris Costa.

No Bairro Santa Clara, ao lado da Rota do Desenvolvimento, também já foram colocados os brinquedos. O espaço conta com equipamentos de ginástica, bancos e mesas. Em breve serão instalados os postes de iluminação. O vereador Valdecir Gonzatti foi parceiro na indicação do projeto.

O plano de governo prevê a construção ou revitalização de aproximadamente 20 áreas de lazer no centro e nos bairros.

]]>
Aprovados no concurso, novos professores da rede municipal são empossados Thu, 02 Feb 2023 10:44:53 -0300 https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6271/?aprovados-no-concurso-novos-professores-da-rede-municipal-sao-empossados.html https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6271/?aprovados-no-concurso-novos-professores-da-rede-municipal-sao-empossados.html Treze professores aprovados no último concurso público foram empossados em Encantado nesta quarta-feira, dia 1º.

O ato ocorreu no Auditório Brasil da Prefeitura e contou com a presença do prefeito Jonas Calvi, da secretária de Educação e Cultura, Stefanie Casagrande, e das diretoras das Escolas de Ensino Fundamental (EMEFs), que deram as boas-vindas ao grupo.

Os profissionais foram selecionados para os cargos de professores Anos Iniciais e para as disciplinas de Português, Inglês, História, Geografia e Educação Física.

Os servidores são oriundos das cidades de Encantado, Roca Sales, Arroio do Meio, Lajeado, Montenegro e Santiago.

Os professores

Juliana Canton (Anos Iniciais – Encantado)

Daniela Sandri Bizarro (Anos Iniciais – Encantado)

Gabriela Baggio (Anos Iniciais – Encantado)

Nicole Marasca (Anos Iniciais - Roca Sales)

Marcela Lorea Gomes (Anos Iniciais – Lajeado)

Eduarda Moreira (Anos Iniciais – Encantado)

Catiana Fabris de Oliveira (Anos Iniciais – Encantado)

Daniela Farias Garcia (Português – Encantado)

Luzia Klunk (Português – Encantado)

Luciana Cossul  (Inglês - Roca Sales)

Guilherme Schmidt Ely (História - Arroio do Meio)

Lucilene Nunes de Souza Estivallet (Geografia - Montenegro)

Lucas Maurício Martins Brum (Educação Física – Santiago)

]]>
Saldo de empregos gerados em 2022 é 100% maior que no ano anterior Thu, 02 Feb 2023 10:43:35 -0300 https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6270/?saldo-de-empregos-gerados-em-2022-e-100-maior-que-no-ano-anterior.html https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6270/?saldo-de-empregos-gerados-em-2022-e-100-maior-que-no-ano-anterior.html Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que Encantado teve um saldo positivo de 273 empregos formais criados em 2022. No total, foram 4.289 contratações e 4.016 demissões.

Apesar da redução no mês de dezembro, o índice total é 99,2% maior do que foi registrado em 2021 (saldo positivo de 137 empregos criados). Em 2022 foram criados 4.289 postos de trabalho e dispensados 4.016. Já em 2021, houve a criação de 3.695 vagas com carteira assinada e 3.558 demissões.

O prefeito Jonas Calvi avalia que o resultado positivo tem relação com as estratégias que a Administração Municipal tem desenvolvido para fomentar o empreendedorismo no município. Só no ano passado, foram abertas mais de 270 novas empresas em Encantado.

“Desde 2022 fizemos uma série de movimentações com esse objetivo. A criação da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento, a instalação da Sala do Empreendedor e a elaboração de novas legislações são alguns exemplos. Sempre com o propósito de passar credibilidade, transparência e segurança jurídica para todos que queiram empreender em Encantado, desde uma pequena empresa, um prestador de serviço ou uma grande indústria”, comenta o prefeito Jonas.

]]>
Comitiva de asiáticos visita Encantado em busca de novos investimentos Fri, 27 Jan 2023 19:00:31 -0300 https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6269/?comitiva-de-asiaticos-visita-encantado-em-busca-de-novos-investimentos.html https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6269/?comitiva-de-asiaticos-visita-encantado-em-busca-de-novos-investimentos.html O prefeito Jonas Calvi recebeu na tarde desta sexta-feira, dia 27, a visita de uma comitiva de empresários asiáticos.

Formado por um chinês e quatro tailandeses, o grupo apresentou à Administração Municipal um projeto para novos investimentos em Encantado.

A reunião foi acompanhada pelo gestor de Desenvolvimento, Eder Boaro, e pelo empresário encantadense Eloir Daltoé.

O prefeito Jonas aproveitou o momento para destacar o trabalho realizado pela Administração Municipal em diferentes áreas, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico.

“Encantado respira o empreendedorismo. Somente no ano passado foram abertas quase 300 novas empresas. Isso demonstra que as nossas ações estão dando resultado positivo, tanto que continuamos atraindo novos investidores”, salientou.

]]>
Estiagem Wed, 25 Jan 2023 16:09:11 -0300 https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6268/?estiagem.html https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6268/?estiagem.html Na tarde de sexta-feira, 20, Prefeito Jonas assinou decreto de Situação de Emergência e Estado de Calamidade devido à estiagem.

A situação assola o município gradativamente desde o inicio do segundo semestre de 2022, intensificado nos últimos 60 dias.

As medidas ajudam os produtores no fornecimento de água pra uso dos animais, podendo solicitar o serviço junto a Secretaria de Agricultura.

A Secretaria também está realizando intensivamente a limpeza das fontes para melhor aproveitamento da água.

Decreto entra em vigor na data da sua publicação.

Caso haja urgência para fornecimento de água, pode contatar a secretaria pelo telefone: (51) 3751-0100 ou diretamente com o Secretário, telefone: (51) 997151178

]]>
Capacitação para o Turismo Wed, 25 Jan 2023 16:03:32 -0300 https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6267/?capacitacao-para-o-turismo.html https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6267/?capacitacao-para-o-turismo.html Na manhã desta quinta-feira, dia 19, Encantado recebeu o Workshop – Vendendo Meu Destino, realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo, Sebrae RS e Administração Municipal.

O painel foi apresentado por Gabrielle Signore, gerente de um dos principais grupos de turismo da Serra Gaúcha. A atividade teve o objetivo de apresentar os pré-requisitos para vender um destino turístico, as oportunidades de promoção e comercialização, além de potencializar os resultados através do perfil de turista para cada região.

Durante a tarde, o Workshop é sobre Criatividade e Identidade, com foco na autenticidade do processo de criação de produtos e serviços com finalidade cultural e turística. Quem conduz esse momento é Tatiana Laschuk, mestra em Design e Marketing pela UFRGS.

A ação é promovida pelo programa RS Criativo, através da Secretaria de Cultura do RS e da Administração Municipal.

Durante todo o dia, participam dos workshops diversos empreendedores e entusiastas do turismo e da cultura do Vale do Taquari.

]]>
Divulgação do Canto da Lagoa Wed, 25 Jan 2023 15:57:07 -0300 https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6266/?divulgacao-do-canto-da-lagoa.html https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6266/?divulgacao-do-canto-da-lagoa.html Ontem a agenda de divulgação do festival foi em Porto Alegre.

Participaram desta ação o Prefeito Jonas, Secretário de Turismo Charles, Presidente da Associação Cultural Leine e a Rainha do Município Laira.

A comitiva foi recebida no Grupo RBS, em especial a redação do ZH e Rádio Gaúcha. Além disso, também foram entrevistados no jornal Correio do Povo. O principal objetivo foi divulgar as inscrições para participar do festival que encerram no dia 29 de janeiro.

]]>
Novos nomeados na Educação Wed, 25 Jan 2023 15:51:07 -0300 https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6265/?novos-nomeados-na-educacao.html https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6265/?novos-nomeados-na-educacao.html Na manhã da quarta-feira, 18, tomaram posse os novos servidores municipais através do Concurso Público (01/2022), realizado no final do ano passado.

"Isso é fruto do intenso trabalho que temos feito com as finanças públicas municipais, pessoal, que vai nos permitir ampliar e melhorar os serviços públicos oferecidos a todos" disse o prefeito Jonas.

Os novos profissionais vão atender 10 escolas de ensino básico e mais de 900 alunos.

Professor de Educação Infantil:

Nicole Marasca

Alexandro Lemes

Ketrin Baldo Bassani

Miriane Cupini Pedarsini

Andrenise da Costa Pinto

Carla Lorenzi

Daniele de Melo

Auxiliar de Educação:

Maiqueli Beatriz Tonini Conzatti

Patricia Xavier Mendonça Pedroso

Caroline Filter

Mari Fronchetti Possamai

Camili Nichel Delazeri

Bruna Facchi

Camila Maciel da Silva

Greisi Ribeiro

Catia de Godois Willant

Kamila Franciele dos Santos Maciel Dias

Jossara Andrea Kunzler Gonçalves

Larissa Rosenbach

Joice Luiza Silveira

]]>
Prefeito Jonas dá as boas-vindas ao novo capitão da BM de Encantado Thu, 12 Jan 2023 16:42:50 -0300 https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6264/?prefeito-jonas-da-as-boas-vindas-ao-novo-capitao-da-bm-de-encantado.html https://encantado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/6264/?prefeito-jonas-da-as-boas-vindas-ao-novo-capitao-da-bm-de-encantado.html O Auditório Brasil da Prefeitura sediou nesta quinta-feira, dia 12, a cerimônia de posse do novo comandante da 2ª Companhia (sede em Encantado) do 22º Batalhão de Polícia Militar.

O capitão Guilherme Anderson Caneppele será responsável pelo atendimento a nove municípios da região: Encantado, Roca Sales, Muçum, Vespasiano Corrêa, São Valentim do Sul, Dois Lajeados, Nova Bréscia, Relvado e Coqueiro Baixo.

Em seu pronunciamento, o prefeito Jonas Calvi destacou o trabalho desenvolvido pela Brigada Militar e ressaltou o fato de o novo capitão conhecer os municípios da região, por ser natural de Roca Sales. “Encantado e região vivem um momento transformador e também de muitos desafios. Estamos recebendo muitas pessoas de fora e isso exige uma atenção em todas as áreas, e a segurança é uma delas. Seja bem-vindo e conte com a nossa parceria para desenvolver um grande trabalho”, afirmou.

O capitão Caneppele disse estar honrado em assumir a BM de Encantado. “Tem um significado especial por voltar às minhas origens. Ao mesmo tempo é uma grande responsabilidade. Vamos buscar a integração com o poder público e a comunidade e estar à disposição para prestar um bom serviço à população”, salientou.

Também compuseram a mesa das autoridades o subcomandante do 22º Batalhão de Polícia Militar, Major Rogério Armando Bueno Hoffmann Filho, o delegado de polícia de Encantado, Alex Assmann, o diretor do Presídio de Encantado, Patrick Sbardelotto, e o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Encantado, Joel Bottoni.

]]>