Novidade da 11ª edição é o primeiro “Encontro de Gaiteiros e Trovadores”

O Encontro Farroupilha estará de volta a Encantado, no Parque João Batista Marchese, de 08 a 20 de setembro.

O tradicional evento que celebra a cultura gaúcha dentro das comemorações do mês farroupilha foi criado em 2013 e tem se consolidado como uma das principais atrações regionais do mês desde então. Seguindo a projeção de crescimento, a edição 2023 terá 13 dias de programação com 55 piquetes - 5 a mais que o número de barracas registrado em 2022.

Idealizado por Maurício Horn, o "Gaita", da "Gaita Produtora", com o apoio da Administração Municipal de Encantado, o Encontro oferece uma programação cultural diversificada, envolvendo teatro, shows, oficinas campeiras, missa crioula e desfiles temáticos com o intuito de promover um evento completo e inclusivo para a comunidade e visitantes.

A novidade da 11ª edição é o primeiro “Encontro de Gaiteiros e Trovadores”, programado para o dia 09 de setembro. A iniciativa segue a temática proposta pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), que anualmente define temas norteadores às entidades e, neste, tem “Minha gaita conta a história - A influência da gaita na construção da identidade do gaúcho” como referência.

A ideia é promover a conscientização da importância da gaita como instrumento fundamental para a construção da identidade cultural do gaúcho, entender sua história e influência, bem como as características que levaram o instrumento a ser tornar um símbolo importante a nível estadual. Gaiteiros e Trovadores já podem realizar inscrição pelo número 51 9 9695 3034 com Claiton Miranda.

O 11º Encontro Farroupilha tem a realização de Gaita Produtora, com o apoio de Prefeitura de Encantado, GAN Anita Garibaldi e CTG Giuseppe Garibaldi.

Relembre as edições anteriores do Encontro Farroupilha

2013

O primeiro Encontro Farroupilha aconteceu de 18 a 22 de setembro, na Praça da Bandeira, com a participação de 15 piquetes, entre eles, a barraca dos pescadores do vale. A programação cultural teve diversas atrações, entre elas, teatro, shows, refletindo a preocupação da comissão organizadora em promover um evento completo para a comunidade. Na mesma edição, também foi lançado o livro “Apartes”, de Jorge Moreira.

2014

Na segunda edição, o Encontro aconteceu de 14 a 20 de setembro, também na Praça da Bandeira. As novidades foram as oficinas campeiras, onde as crianças puderam aprender sobre a lida de campo e a respeito dos utensílios utilizados para encilhar os cavalos. O evento homenageou o Tradicionalista Jorge Boaro.

2015

No 3º Encontro Farroupilha, nas comemorações do Centenário de Encantado, 20 mil pessoas passaram pela praça para acompanhar as apresentações artísticas e culturais. Com o aumento no número de barracas, o acampamento contou com 32 espaços. O evento prestou homenagem ao tradicionalista Claudino Marquese – o último tropeiro.

2016

O 4º Encontro Farroupilha movimentou Encantado e região. As 37 barracas foram comercializadas em pouco tempo, concentrando famílias, entidades tradicionalistas, empresas e associações durante os 10 dias de evento.

2017

Naquele ano, três entidades tradicionalistas do município, além da Associação Pró-Menor Encantadense (AME), passaram a integrar o cronograma de apresentações artísticas do Encontro. Outra novidade foi o aumento do acampamento farroupilha, que contou com 40 barracas.

2018

Para o 6° Encontro Farroupilha de Encantado, foram escolhidas datas entre 14 e 22 de setembro. Naquele ano, a programação visava atrair pessoas de todas as idades, desde crianças, jovens e adultos até idosos, incentivando o uso da indumentária gaúcha. A edição homenageou Dom Luiz Felipe de Nadal, poeta tradicionalista, autor de várias poesias e orações com termos gauchescos, entre elas: A Prece do Gaúcho.

2019

Mais de 50 piquetes integraram a edição, que contou com shows, missa crioula e ações solidárias, como a entrega de alimentos para a Associação do Bem. Já no feriado de 20 de setembro, ocorreu a 1ª Ronda do Encontro e o tradicional desfile Farroupilha, na praça.

2020

Pela primeira vez, o evento acontece em Live, devido à pandemia da Covid-19. A transmissão foi realizada no dia 20 de setembro, com missa crioula, na sede do CTG Giuseppe Garibaldi, das 8h às 12h30min. Marcos Nunes Corrêa foi uma das atrações. A live foi transmitida através das redes sociais da Gaita Produtora.

2021

De 11 a 20 de setembro, o tradicional Encontro Farroupilha voltou a acontecer durante o mês de comemorações da Revolução Farroupilha. Como novidade, a alteração do local, da Praça da Bandeira para o Parque João Batista Marchese. Foram montados 25 ranchos, metade do número disponibilizado na edição 2019, ainda em respeito às regras de distanciamento impostas pela pandemia.

2022

Conforme a Gaita Produtora, responsável pela organização do Encontro Farroupilha, a programação promete surpreender pela diversidade de atrações e pela própria estrutura do evento, que definiu o Parque João Batista Marchese, aos pés do Cristo Protetor, como sede. O Encontro conta com acampamento farroupilha, gastronomia típica, danças tradicionalistas, shows musicais locais e regionais, teatro, oficinas, missa crioula, desfile temático – realizado no dia 20 de setembro, cavalgada, gincana farroupilha – desenvolvida pela Secretaria Educação, além de recolhimento alimentos – ação coordenada pelo CRAS.

2023

No último ano, o evento teve recorde de piquetes, com 50 espaços, para celebrar os 10 anos da programação. Realizado no Parque João Batista Marchese, o Encontro teve 12 dias, de 09 a 20 de setembro, e reuniu mais de 20 atrações.

Data de publicação: 26/07/2023

Créditos: Imprensa/Encontro Farroupilha