O projeto Jovens Condutores Culturais foi tema de reunião realizada na manhã desta terça-feira (11), no Centro Administrativo Adroaldo Conzatti, com a presença do prefeito Jonas Calvi, secretário de Turismo e Desenvolvimento Charles Rossner, diretora do Instituto Estadual Monsenhor Scalabrini Valesca Pasqualetto, professoras Débora Simonaio e Jaqueline De Conto, Gilson Conzatti, historiador Adroaldo Chanan e escritor Eldo Orlandini.

Após as férias de inverno, o projeto será apresentado para todos os estudantes de 1º ano do Ensino Médio. Atividades serão inseridas na grade curricular, além de trabalhos extras, fora do horário escolar. A ideia é proporcionar aos alunos experiências e a troca de contato com personas que possuem conhecimento e vivência da história do município.

O prefeito Jonas falou sobre as ações que serão realizadas para fomentar a cultura de Encantado. “Estamos finalizando a reforma na Casa de Cultura para reabrir este espaço tão importante para a nossa comunidade e também para quem nos visita. É um local que merece nossa atenção e toda uma reorganização interna está sendo providenciada, pois além da biblioteca existe um arquivo muito grande da linha do tempo da nossa Encantado. Além disso, em breve, estaremos realizando um resgate da história das comunidades  e tudo isso vem de encontro com este projeto”, frisa.

“Encantado tem muito espaço e história bonita, que vai se perdendo, o que é inadmissível com tanta tecnologia. Quem vem de fora se surpreende positivamente, mas precisamos estimular para que a história de um município centenário seja contada com carinho, com emoção, que é o que o turista quer sentir”, destaca Rossner.

De acordo com o secretário, o Cristo Protetor é uma âncora para atrair visitantes, mas existe muito mais para se explorar e é necessário que toda a comunidade se envolva nesse movimento de acolhida e encante quem chega aqui. “Entendemos que essa aproximação e pertencimento é uma construção e é através das crianças, dos jovens que ela vai acontecer. Fazer com que eles entendam que também são atores desse novo momento que Encantado vive”, acredita.

A diretora do Scalabrini salienta que o projeto Jovens Condutores Culturais não fortalece só o turismo, mas o quanto o setor traz de oportunidades para a comunidade e no crescimento pessoal dos alunos. “Os possibilitam de identificarem entre vários setores o que mais se encaixam, adquirindo habilidades interpessoais, oratória, conhecimento e ainda serem remunerados”, comenta.

“Nosso papel (como escritor e historiador) é injetar no coração da juventude amor e sentimento”, definiu Orladini.

Conforme as professoras Jaqueline (História e Geografia) e Débora (Projeto de Vida), um dos desafios é despertar o interesse dos alunos, fazer com que eles saiam do digital e entendam que também podem se tornar grandes pessoas e deixar sua contribuição.

A ideia de contemplar o 1º ano da rede estadual no colégio Scalabrini se dá pela abrangência, atendendo estudantes de todos os bairros e que permanecerão na escola por pelo menos três anos. Conzatti sugeriu, inclusive, que esse trabalho inicie na rede municipal para que eles já estejam familiarizados com o projeto e cheguem mais preparados no ensino médio para um resultado mais eficaz. “Acredito ser válido, inclusive, promover sarau cultural com frequência”.

Agora, uma planilha com datas será montada para estabelecer as etapas de trabalho. “Por ser tratar de um projeto inédito, todos aqui tem total liberdade de sugerir mudanças conforme as atividades vão sendo desenvolvidas, é uma construção coletiva, para que haja evolução e alcancemos os resultados propostos”, enfatiza Rossner.

Todo o material gerado no decorrer do projeto será documentado em audiovisual e em livro.

Data de publicação: 12/07/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado