Encontro Municipal ocorreu no dia 24 de fevereiro

O município de Encantado realizou na sexta-feira, dia 24, o 1º Encontro dos Povos de Terreiro, com o objetivo de definir os delegados que participarão da 2ª Conferência Estadual, marcada para o dia 8 de abril. A coordenação dos trabalhos foi da assessora da Administração Municipal, Roberta Fumagalli.

O prefeito Jonas Calvi acompanhou a abertura das atividades no Auditório Brasil. “Que possamos estar cada vez mais conectados, independente da religião, raça e cor. Qualquer tipo de preconceito deve ser superado. E nós estamos dispostos a abrir as portas para vocês para que todos se sintam pertencentes a esse momento que Encantado está vivendo”, afirmou.

O evento também contou com a presença do validador da Comissão Eleitoral dos Povos de Terreiro, José Augusto Zaniratti, do representante da Frente Parlamentar dos Povos Tradicionais de Matriz Africana e assessor da deputada Luciana Genro, Cebola de Oxalá, e da vereadora Sandra Vian.

Os delegados escolhidos são Gilberto José Dutra (Centro Afro 7 Flechas de Oxum), Eduardo Menezes (Centro Afro Xangô e Oxum) e Ricardo da Silva Lucas (C.E. Divino Pai Oxóssi). Na suplência estão Paulo César Dutra Menezes (Centro Afro 7 Flechas de Oxum), Marcelus Araújo (Templo de Umbanda Sagrada 7 Estrelas de Aruanda) e Raquel Cappelari (Centro Afro Xangô e Oxum).

A Conferência Estadual

Na 2ª Conferência Estadual do Povo de Terreiro será eleito o novo Conselho, desativado desde 2018, composto por 64 conselheiros titulares e suplentes, representantes governamentais e da sociedade civil organizada. O Conselho está ligado à Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS.

A composição estabelece 40% das vagas para representantes diretos do Povo de Terreiro, representantes das Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Afro-Umbandista; 30% para representantes de organizações e de instituições representativas de direitos coletivos do Povo de Terreiro; e 30% são destinadas para representantes governamentais.

Data de publicação: 27/02/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado