Durante três dias, foram visitados gabinetes de ministros, senadores e deputados com o objetivo de viabilizar a liberação de recursos para importantes projetos para o desenvolvimento do município.

O prefeito Jonas Calvi retornou na madrugada de quinta-feira, dia 16, de viagem a Brasília. Ele esteve acompanhado do secretário de Turismo e Desenvolvimento, Charles Rossner, e do chefe de Gabinete, José Caetano Turatti Ost. Durante três dias, eles visitaram gabinetes de ministros, senadores e deputados com o objetivo de viabilizar a liberação de recursos para importantes projetos para o desenvolvimento do município.

Uma das agendas foi com a equipe do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), onde o prefeito Jonas tratou de viabilizar o pagamento dos recursos para a continuidade das obras da nova EMEI Navegantes. O valor é de R$ 2 milhões. "É uma obra que está em andamento, com 26% concluídos e atestados pelo próprio FNDE, mas a empresa ainda não recebeu esse valor. O município já adiantou uma parte da contrapartida. Precisamos da liberação por parte do governo federal, pois é uma grande demanda que temos na educação", afirmou o gestor, ao mesmo tempo em que tratou da autorização para encaminhar a licitação das obras de ampliação da EMEI Lajeadinho.

Encantado também recebeu convite especial para o lançamento da "Marca Brasil", que vai nortear as próximas ações de marketing e promoção comercial do turismo brasileiro. No evento promovido pelo Ministério do Turismo, os encantadenses tiveram a oportunidade de conversar com a ministra Daniela Carneiro e o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo. "É muito importante essa aproximação. Foi uma agenda muito boa, porque abrimos vários relacionamentos, não só com a intenção de convidá-los para conhecer o nosso Cristo Protetor, mas de uma forma geral, desenvolver o Vale do Taquari", acrescentou o prefeito, que ainda encaminhou as primeiras tratativas para viabilizar verbas para a revitalização da Orla do Picão e articulou a liberação do dinheiro para o capeamento asfáltico na Rua Relvado, no bairro Planalto, e na Avenida da Integração, em Palmas.

"Percorremos todos os gabinetes. Caminhamos mais de 30 quilômetros para levar a mensagem de que os deputados e senadores gaúchos também possam se pertencer a esse movimento que Encantado está fazendo a partir da construção do Cristo. E eles têm demonstrado esse reconhecimento à comunidade encantadense", relatou o prefeito. "É o que eu tenho dito, se o Cristo der certo, Encantado como um todo dará certo, nas mais diferentes áreas".

Os três dias em Brasília também oportunizaram o encontro com prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Taquari (AMAT), entre eles, Tiago Michelon, de Vespasiano Corrêa, Gisele Caumo, de Santa Tereza, Amilton Fontana, de Roca Sales, Tiago Grando, de Dois Lajeados, Jari Hunhof, de Capitão, Jerry Macagnan, de São Valentim do Sul, e Adalberto Dalla Vecchia, vice de Relvado. Outro compromisso foi com o jornalista Alexandre Garcia, que tem laços de amizade com Encantado.

Data de publicação: 16/02/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado