Encantado recebeu nesta segunda-feira, dia 7, as equipes da Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego e Renda (STER) e da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) para o lançamento do Programa RS Trabalho, Emprego e Renda (RS-TER). O evento ocorreu no Auditório Itália, no Centro Administrativo Municipal.

O projeto-piloto, desenvolvido nas cidades de Encantado e Lajeado, em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), se dará por meio da qualificação da mão de obra, com foco no fomento ao empreendedorismo, à criação e a sustentabilidade de negócios embrionários, micro e pequenas empresas.

O prefeito de Encantado, Jonas Calvi, salientou que o município está focado em desenvolver ações que estimulam o empreendedorismo. "Criamos a secretaria do Turismo e Desenvolvimento pensando exatamente nesse objetivo, de aproveitar o movimento que o turismo nos trouxe para desenvolver o nosso município", disse. Para o secretário Charles Rossner, que também é vice-presidente da Amturvales, o momento que a região vive exige medidas rápidas e assertivas, principalmente, na qualificação de mão de obra. "A hora é de treinar não só a mão de obra, mas também o empreendedor e quem deseja empreender. Não só quem está ligado ao turismo, mas todos que tiverem interesse", comenta.

O RS-TER vai oferecer rodadas de qualificações a partir de três eixos estratégicos: crédito, gestão e mercado. Além do suporte do Governo do Estado, o programa conta com parceiros como a Besouro Agência de Fomento Social, Instituto da Transformação Digital (ITD), FGTAS/SINE e Icertus, software de gestão empresarial (ERP). Os participantes das qualificações terão acesso gratuito ao Icertus.

Conforme o diretor de Inovação e Projetos Estratégicos no Governo do RS, Jorge Imperatore, a secretaria olha para os pequenos negócios porque é nesse ambiente que está a maior parte dos empregos. "70% dos postos de trabalho estão nas pequenas empresas. Elas foram responsáveis por 100% de incremento dos postos de trabalho nos últimos 10 anos", comenta.

A partir de agora, o trabalho se volta para definir como o programa será implementado. "A nossa ideia é ainda esse ano disponibilizar os treinamentos e o acesso ao Icertus ERP", explica Rossner.

Data de publicação: 07/11/2022

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado