O Jardim do Acolhimento vai ocupar o espaço de mais de 30 mil metros quadrados que antecede à chegada ao monumento.

O prefeito Jonas Calvi apresentou na quarta-feira, dia 25, durante audiência pública, o projeto arquitetônico elaborado pela Administração Municipal para o entorno do Cristo Protetor.

O Jardim do Acolhimento vai ocupar o espaço de mais de 30 mil metros quadrados que antecede à chegada ao monumento.

“A ideia é proporcionar aos visitantes a sensação de acolhimento e bem-estar, fazendo as pessoas expressarem os melhores sentimentos na visita ao Cristo Protetor. Será um lugar de acesso gratuito a todos”, explicou o prefeito. “Não queremos oferecer apenas uma experiência turística, mas um lugar de acolhimento e amor. Um espaço convidativo para cultivar sentimentos bons, permanecer no local e usufruir a natureza”.

As profissionais que assinam o projeto são Leila Schaedler, arquiteta especialista em gestão e prática de conservação e restauro; Vanessa Hilgert, arquiteta e urbanista; e Cristina Schneider, doutora em planejamento urbano. “Pensamos em um espaço que atraia os visitantes e a população local que estão à procura de fé e devoção, mas também diferentes opções de lazer, aliadas à conexão com a natureza. Será um convite a desacelerar, respirar ar puro e ouvir o som dos pássaros”, comentou Cristina.

O Jardim do Acolhimento será dividido em três partes: Braços que abraçam (entrada), Braços que contemplam (central) e Braços que cuidam (próximo ao Cristo).

A área vai contar com pórtico de entrada, informações turísticas e de apoio, espaço de estar e contemplação, espaços de convívio e playground, passagens de fauna, passarelas elevadas de apreciação e mirantes do Vale.

Estudo ambiental

O engenheiro Daniel Schmitz, da empresa BSW Ambiental, contratada pela Administração Municipal para realizar o estudo técnico ambiental do entorno das Lagoas da Garibaldi e do Cristo Protetor, apresentou um relatório sobre o trabalho realizado nos últimos 12 meses.

Segundo ele, 65 ações, planos, diretrizes e programas foram identificados no prognóstico e deverão ser construídos com base em seis linhas principais e que se interconectam: Plano Diretor, Cultura, Meio Ambiente, Saneamento, Turismo e Infraestrutura.

“O desafio que temos é não perder a identidade local”, afirmou Schmitz.

Plano Diretor

O assessor jurídico de Encantado, Juliano Heissler, explicou as questões legais do projeto de lei que altera o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Encantado para as áreas de influência do Cristo Protetor.

Com base no estudo técnico ambiental foram estabelecidas quatro zonas de influência: a) Zona Urbana de Via de Acesso Turístico, b) Zona Urbana das Lagoas da Garibaldi, c) Zona Urbana Caminho do Cristo Protetor e d) Zona Urbana Especial do Complexo Turístico Cristo Protetor.  

Além do projeto de lei de alteração do Plano Diretor, nos próximos dias, também será encaminhado à Câmara de Vereadores o projeto de lei de Regularização de Imóveis.

Data de publicação: 26/05/2022

Créditos: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Encantado

Créditos das Fotos: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Encantado

Compartilhe!