O Município vai eliminar 80% das impressões em papel e aumentar a rapidez de processos com sistema digital da Plataforma 1Doc. Com isso, passa a gerar novos “hábitos” numa cultura de trabalho mais prática, econômica e sustentável

Encantado implanta, a partir de setembro, o sistema on-line que proporcionará transformações inovadoras de impacto na Administração Municipal. A partir desta sexta-feira (01/09), a Prefeitura inicia o projeto de forma oficial com o uso da plataforma 1Doc, que vai eliminar o uso do papel em pelo menos 80% em todos os processos administrativos, internos e externos, desburocratizando e trazendo agilidade e simplicidade  aos pedidos encaminhados pela população.

“O processo que faz parte da transformação digital da nossa cidade, vai proporcionar rapidez e diminuir a lentidão dos trâmites, um ganho que o cidadão vai perceber de imediato”, salienta o prefeito Jonas Calvi. Pela plataforma poderão ser encaminhados pedidos de certidões, projetos de construções particulares, gerar Alvarás e Habite-se,  pedidos de histórico escolar, pedidos relacionados a Saúde e Educação e as demandas que o público necessitar, por exemplo. Pedidos que antes eram feitos no Setor do Protocolo.

Plataforma 1Doc

O sistema vai descomplicar a vida do contribuinte. Até ontem, era necessário se dirigir à prefeitura para encaminhar um pedido ao Setor de Protocolo. A partir de agora, poderá ser realizado de forma on-line, através do sistema 1Doc (www.encantado.1doc.com.br/atendimento).

Uma das grandes vantagens é que a pessoa poderá verificar como está o andamento do seu processo e assinar os seus documentos de forma 100% digital, explicam as servidoras Sabrina Guedes, do Setor de Parcerias, e Letícia Baroni,  da assessoria da Sala do Empreendedor. A plataforma irá rastrear todo o caminho dos pedidos, podendo ser observada de forma transparente, segura e fácil pelos contribuintes.

A implantação trará inúmeros benefícios, inclusive agilizará as rotinas administrativas. “Os secretários, inclusive, irão assinar os documentos de forma digital otimizando os trâmites. Sendo permitido que os setores realizem ações conjuntas, o que vai diminuir o prazo de resposta para o cidadão”, explica a secretária Geral de Governo, Clarissa Scatola.

Os colaboradores da prefeitura foram capacitados para o uso a plataforma, a qual facilitará os trâmites dos funcionários e também dos encantadenses que precisam levar documentos à Administração.  “O sistema deve eliminar pelo menos 80% da impressão de papéis, o que significa a redução de custos e um cuidado maior com o Meio Ambiente. Isso torna a gestão mais ágil, moderna e conectada com o mundo atual”, enfatiza a Secretária Geral de Governo.

No Brasil, a transformação digital também representa uma economia anual de R$ 2,3 bilhões aos cofres públicos. Em Encantado, essa economia vai ser adequada à realidade local. A cada ano de uso do sistema, estima-se obter uma economia de cerca de R$ 250 mil.

Setor de Protocolo não vai ser extinto

Visando sempre o conforto de nossos cidadãos, a transformação digital só trará benefícios. O atendimento presencial permanecerá ao público normalmente. A grande diferença é que o sistema é unificado. Se o cidadão acessar pelo celular ou pelo computador para fazer sua solicitação, cairá na mesma fila de atendimento que a do cidadão que foi até a prefeitura, levou documentos físicos e gerou o Protocolo presencialmente. Esse protocolo físico será acompanhado pelos colaboradores e o sistema passa a enviar notificações em tempo real do andamento do seu processo.

“As pessoas que não se sentem confortáveis com o processo digital continuam a fazer da forma que estão habituadas. Na prefeitura, teremos pessoas habilitadas a instruir o público”, enfatiza o prefeito Jonas que quer manter o atendimento humanizado, ágil e desburocratizado. O Setor de Protocolo continuará a atender a comunidade.

Com a plataforma, os usuários podem fazer de casa, o acompanhamento de requerimentos, processos de licitação, fiscalizações, solicitação de uma secretaria para outra.

O município de Encantado e a gestão do prefeito Jonas seguem buscando inovações e apresentando resultados para melhor atender a comunidade, com segurança e agilidade.

Data de publicação: 31/08/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado