A comitiva, formada por 25 pessoas, teve o acompanhamento da coordenadora de Turismo, Paola Silveira, a turismóloga Lizeli Bergamaschi e a extensionista rural da Emater, Tatiane Turatti.

O município de Garibaldi foi o destino escolhido pela turma do Curso de Turismo Rural para uma visita técnica na semana passada. A capacitação é oferecida pela Administração Municipal, por meio do Departamento de Turismo, em parceria com a Emater.

O primeiro local visitado foi a Secretaria Municipal de Turismo. O grupo foi recepcionado pela titular da pasta, Melina Casagrande, que apresentou os roteiros, eventos e como iniciou o turismo da cidade.  “O nosso primeiro roteiro, Estrada do Sabor, completou 20 anos”, salientou Melina. “Existe uma caminhada. O turismo de Garibaldi não é de hoje. A união entre empreendedores e administração é fundamental para o desenvolvimento deste setor”.

Na sequência, os encantadenses conheceram o Sr. Jorge, da Família Mariani, que encantou a todos com a sua forma simples e descontraída de receber os turistas. “Tivemos uma aula sobre agroecologia vivenciada no local, por meio do farto conhecimento do Mariani. Também tivemos a oportunidade de conhecer a vinícola com elaboração de vinhos e sucos orgânicos e degustá-los”, comenta Paola.

Outro local visitado foi a Osteria Della Colombina, um restaurante instalado no porão de uma propriedade rural típica da região. “Fomos recepcionados pela Raísa Bettú Lazzari, responsável pela administração da Osteria e da propriedade, mas que também acumula a responsabilidade pelas reservas e recepção dos clientes. Tudo passa pela sua supervisão ao que ela, de forma bem-humorada, se define ‘Braço direito da Dona Odete’. Ela contou a história da família desde quando iniciaram no turismo até os dias atuais. Um relato que deixou todos entusiasmados”, conta Lizeli.

Em todas as visitas realizadas, o grupo pode vivenciar exemplos de sucesso no Turismo Rural e na Agricultura Familiar que serviram de modelo para os empreendedores de Encantado.

Data de publicação: 27/10/2021

Créditos: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Encantado