O sábado também foi de retomar o projeto Prefeitura na Comunidade

A manhã de sábado (18) foi especial para a comunidade Palmas, com a inauguração da Praça Erno Markus, localizada na rua do Moinho Colonial. O espaço ao ar livre e arborizado conta com calçada, iluminação, mesa, bancos, churrasqueira, brinquedos, academia e campinho de areia.

O nome da praça é uma homenagem ao morador Erno (in memoriam) que há cerca de 80 anos, juntamente com outros quatro sócios, fundaram o antigo Moinho de farinha de milho, trigo e moenda de cana. Recentemente, parte da estrutura foi transferida para o parque João Batistas Marchese, onde uma réplica foi construída e fará parte de um grande projeto histórico-cultural do município.

“Esta é uma entrega importante para a nossa comunidade. Um belo espaço de lazer e convívio para as famílias, onde as crianças poderão brincar, as famílias tomarem seu chimarrão ou praticar esportes. Agradeço e parabenizo a mão de obra dos nossos servidores. Agora, vamos finalizar o moinho, é um trabalho artesanal, que demanda mais tempo, mas nosso objetivo principal é manter sua origem e preservar sua história”, destacou o prefeito Jonas.

Representando a Câmara de Vereadores, Joel Botoni, enalteceu que o Moinho, mesmo estando junto ao Parque, nunca deixará de ser de Palmas. “Lembro do pedido do Hardy (Markus, filho de Erno): ‘Desmancha o Moinho, não quero mais ver do jeito que está, abandonado’. Dias depois recebo a ligação do Adroaldo dizendo que faria algo para resgatar a história do moinho e valorizar todos os envolvidos nestas quase oito décadas. Agora temos um moinho novo que preserva a história da nossa comunidade e fará parte de um projeto turístico”.

Em nome dos familiares a neta Vanessa Markus agradeceu a todos que se envolveram na remoção e restauração do moinho e na construção da praça. “É um dia especial para nós, que ficará gravado em nossa memória como o dia em que o legado do meu avô será para sempre lembrado. Agora o nosso espaço de brincar virou uma linda praça e leva o seu nome, para que muitas outras crianças e seus pais e avós possam brincar e usufruir desse lindo local”, frisou.

Dona Maria Dosolina Del Ponte, moradora de Palmas e representando a comunidade, relembrou o período de campanha eleitoral, quando iniciaram-se as tratativas para o projeto. “Foi um assunto polêmico. Eu sou vizinha aqui da praça e ver aquela cena de abandono me deixava triste. Estar aqui hoje é motivo de orgulho e representa a dedicação de toda uma equipe. Agora temos um espaço bonito e que as crianças poderão brincar em segurança”, celebrou.

Além do prefeito Jonas, secretários municipais, vereadores, servidores, familiares do homenageado e moradores participaram do evento.

Prefeitura na Comunidade

O sábado também foi de retomar o projeto itinerante da Administração Municipal de Encantado, o ‘Prefeitura na Comunidade’. O evento já foi realizado no Planalto, Navegantes, Jardim do Trabalhador, Barra do Guaporé, Linha Argola, Auxiliadora, Lajeadinho e Jacarezinho, no ano passado.

A ação, que visa aproximar o cidadão dos serviços público, contou com ações como exames de saúde, vacinação, brinquedos infláveis para as crianças, chimarródromo, entre outros.

“Retornamos este grande projeto, trazendo nossos setores e departamentos para as comunidades, aproximando os trabalhos da Administração do nosso cidadão, através do diálogo”, reforçou o prefeito.

Alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Batista Castoldi interagiram com o público, ensinando uma atividade que desenvolveram em sala de aula.

Já a professora Angela fez um momento de ginástica, colocando o servidores e moradores para se movimentar e dançar.

Data de publicação: 20/03/2023

Créditos: Imprensa | Prefeitura de Encantado