Recolhimento dos entulhos inicia na próxima sexta-feira, dia 1º

O prefeito Jonas participou na tarde de ontem, dia 28, de uma reunião na Univates, para tratar sobre a destinação de entulhos gerados pela enchente. O encontro, com a participação de vários prefeitos, representantes da Defesa Civil Estadual, Regional e Municipal, entre outras lideranças dos municípios afetados, foi mediado pela secretária estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann. 


O Estado havia se comprometido em fazer a destinação total. Todavia, o anúncio realizado ontem revelou que o mesmo se responsabilizará pela destinação de somente parte disso. Conforme relatório preliminar feito pela Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), em outubro, as equipes da pasta de Obras da Prefeitura de Encantado, já haviam recolhido 15,5 mil toneladas de entulhos. Destes, o Estado irá destinar pouco mais de 7,9 mil toneladas. Há a possibilidade de o governo estadual assumir uma segunda leva. No entanto, isto dependerá do acesso a recursos federais. “Conforme já combinado com outros prefeitos, abriremos um novo pedido para que possa ser recolhido também o excedente”, afirma Jonas. 


O recolhimento dos entulhos inicia na próxima sexta-feira, dia 1º, abrangendo o depósito localizado no Parque João Batista Marchese e também o quantitativo de responsabilidade de Muçum, às margens da ERS - 129, próximo ao Loteamento Pinheirinho. “A reunião foi produtiva, pelo fato de que será dado início a retirada destes entulhos, algo que era tratado como urgente por Encantado e prefeituras de cidades vizinhas”, destaca. 


O prefeito, entretanto, destaca que o montante depositado no local é consideravelmente superior àquele que será transportado pelo Estado neste primeiro momento.  Existe a preocupação, principalmente em relação à saúde pública. 

Data de publicação: 29/11/2023

Compartilhe!