Mais de 200 procedimentos foram realizados durante atendimento estendido no Posto Central

Com a participação de profissionais de saúde, integrantes da Liga Feminina de Combate ao Câncer, pacientes e comunidade, no sábado (28), encerrou-se as ações do Outubro Rosa, promovidas pela secretaria de Saúde e Meio Ambiente de Encantado, com a Caminhada Rosa e Aulão de Ritmos.

O evento, realizado em parceria com a Federação Internacional de Educação Física (FIEPS-RS), Liga e Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST) de Encantado e apoio da Brigada Militar (BM),  iniciou com caminhada do hospital até Praça da Bandeira, pelas ruas do centro, a fim de chamar atenção da sociedade para o cuidado e prevenção quanto a saúde da mulher.

A atividade terminou na Praça, com aula de ritmos ministrada pelos educadores físicos Cristiano Silva, Bruna Kopp e Angela Bagatini.

“Foi lindo. Apesar da previsão de chuva, muitas mulheres e até homens se uniram a esta causa tão importante, vestiram o rosa, caminharam e dançaram com a gente. O movimento se intensifica neste mês, mas nosso trabalho enquanto secretaria de Saúde é diário e contínuo com foco na prevenção”, enalteceu  a secretária Karoline Crippa.

Para o professor Cristiano foi um momento de celebrar a vida. “Foi sensacional. Atingimos o objetivo de chamar a atenção do público. Se tocamos numa pessoa para que ela possa fazer o seu pré-câncer já valeu a caminhada. Mesmo o clima não sendo propício, tivemos forte participação da comunidade. Deixo aqui meu agradecimento as agentes de saúde que contribuíram para isso. Foi um momento de focar na prevenção sim, mas também de celebrar a vida”, avaliou.

Também participaram do evento o secretário de Assistência Social e Habitação Fabiano Mueller Lemos e o vereador Cris Costa.

Mais de 200 procedimentos realizados

Durante todo o mês de outubro uma equipe de saúde foi disponibilizada para atender em horário especial, das 17h às 20h, no Posto de Saúde Central.

O foco foi ofertar exames preventivos, testes rápidos e solicitação de mamografia. Ao todo, 230 procedimentos foram realizados: 41 pré-câncer; 15 mamografias; 164 testes rápidos e 10 consultas.

Data de publicação: 30/10/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado