Município é o terceiro na região a utilizar a ferramenta no enfrentamento a doença

As ações de combate à dengue serão reforçadas nesta semana em Encantado. O município instalará as chamadas ovitrampas - armadilhas com levedo de cerveja que atraem a fêmea do mosquito, para acompanhamento de volume de ovos depositados. O município é o terceiro na região a utilizar a ferramenta no enfrentamento a doença.

“A ovitrampa é um recipiente com o levedo de cerveja e um pedaço de madeira, onde os ovos deverão ser depositados pelo mosquito. A partir do material coletado se terá  um melhor direcionamento de inspeções e com isso poderemos trabalhar a prevenção mais focada”, explica a agente de endemias Marina Agostini.

A primeira instalação ocorre nesta quarta (18) e quinta-feira (19) e é realizada pelos agentes de endemias – que receberam capacitação oferecida pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), em parceria com a 16º Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). Em caso de chuva o trabalho será reagendado.

Ao todo serão instaladas 80 armadilhas, em pontos de maior incidência no último verão, em residências já definidas e em comum acordo com o proprietário – que assinou termo de autorização. A instalação ocorre uma vez ao mês, pelo período de 12 meses, e a coleta para a contagem será realizada após cinco dias.

“Nós enquanto Administração não medimos esforços para combater a dengue e esta ferramenta vem para auxiliar no trabalho dos nossos agentes e na luta contra a doença. Porém, frisamos que todos somos responsáveis e precisamos fazer a nossa parte”, destaca a secretária de Saúde e Meio Ambiente Karoline Crippa.

A iniciativa é mais uma medida adotada pela Administração na luta contra o mosquito. Entre as ações já realizadas e contínuas são:

- Pesquisa Vetorial Especial (PVE): Visita de 100% dos imóveis em um raio de 150 metros do local onde está o caso confirmado de dengue, com o objetivo de eliminar a possibilidade de contato do mosquito;

- Aplicação do produto Cielo com o equipamento UBV costal em um raio de 150 metros – durante surto epidêmico;

- Aplicação do produto Cielo com caminhonete (UBV pesada) – durante surto epidêmico;

- Limpeza de bocas de lobo e, se necessário, aplicação de produto;

- Fiscalização intensiva e, se necessário, autuação e multa;

- Aplicação de inseticida Fludora em Pontos Estratégicos (imóveis que, pelas suas características, propiciam a criação e dispersão ativa e passiva do mosquito aedes: borracharias, desmanches, ferro-velho, depósitos de sucadas, etc);

- Chamada de rua com carro de som para orientar a população – durante surto epidêmico;

- Divulgação nos canais oficiais da Prefeitura;

- Divulgação nos meios de comunicação.

O primeiro caso de dengue registrado em Encantado foi em 23 de janeiro de 2023. Ao todo foram 1.826 pacientes confirmados com a doença, no período de 23 de janeiro a 1º de agosto e cinco óbitos.

Data de publicação: 17/10/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado