Serviço tem sido utilizado regularmente por pelo menos oito mulheres a cada segunda-feira, no posto de saúde central

No município de Encantado, as mulheres têm à disposição testes simples, gratuitos e acessíveis para cuidar da sua saúde. O agendamento é sem burocracia. É só marcar pelo whatsapp do posto de saúde e a consulta pode ser feita no dia seguinte ou mesma semana.

A prefeitura oferece de forma descomplicada exames de pré-câncer, testes rápidos de HIV, sífilis ou doenças sexualmente transmissíveis e também auxilia no agendamento de mamografias. Esse serviço tem sido utilizado regularmente por pelo menos oito mulheres a cada segunda-feira, no posto de saúde central.

A enfermeira Claudia Santos da Silva é uma das profissionais que atende a população e está sempre disponível para esclarecer dúvidas e conversar com as pacientes. “Nós como enfermeiras trabalhamos buscando a prevenção e promovendo a autoestima feminina, lembrando que cuidar da saúde é essencial. Afinal, de que adianta ter roupas novas se o corpo está doente?”, questiona.

Cláudia e o time de profissionais da saúde incentivam a agilizar a realização dos exames, identificando qualquer dor ou infecção e buscando o tratamento adequado.

Oferta de exames

Entre janeiro e junho deste ano, foram realizados 200 exames de pré-câncer, evidenciando a importância da prevenção para manter a saúde em dia.

Segundo Cláudia, os exames de pré-câncer têm como objetivo identificar precocemente o câncer de colo de útero. “Quanto antes, mais fácil de tratar. É visível que as mulheres de Encantado estão conscientes da importância destes exames. Elas procuram sim, manter a saúde em dia”, salienta.

No Posto de Saúde do centro de Encantado, o agendamento pode ser realizado na recepção da unidade básica ou pelo número de WhatsApp 3751-0121.

Data de publicação: 19/06/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado