Parceria com laboratório entrega armações e lentes para pessoas de baixa renda

Encantado é o primeiro município do Rio Grande do Sul a aderir ao projeto Secrecy Social – “Um olhar para o bem”, do Laboratório Forla. Com o objetivo de melhorar a saúde visual de crianças, jovens e adultos, a iniciativa atende pessoas de baixa renda, que necessitam usar óculos de grau, através da doação de lentes e armações. No município o projeto foi batizado de “Viver Bem é Ver Melhor: um Olhar para o Bem”.

Nesta semana, as primeiras oito pessoas contempladas no município estiveram no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) para escolher sua armação e tirar as medidas para a confecção das lentes.

O prefeito Jonas destaca a importância do projeto. “Sabemos que ter uma visão adequada é fundamental para o desenvolvimento de diversas atividades do dia a dia, como estudar, trabalhar e até mesmo para o lazer. Por isso, nos empenhamos em buscar parcerias para viabilizar esses projetos, que vai atender pessoas de todas as idades e de diferentes bairros da cidade. Ficamos felizes em ver o sorriso no rosto de cada um que receberá um óculos novo”.

“Somos pioneiros no Estado e na Região. Esta é mais uma ação social da Prefeitura de Encantado, que se preocupa com a saúde e o bem-estar da nossa população”, comemora a secretária de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social Clarissa da Rosa Pretto Scatola.

Para participar do projeto, os pacientes devem ser usuário do CRAS, beneficiado por programas sociais e apresentar laudo do oftalmologista. “Será realizado um cadastro por nós, uma triagem técnica será feita pelo laboratório e o usuário será informado se ele se enquadra nos requisitos para ser contemplado”, explica a coordenadora do CRAS Sofia Toriani. Maiores informações podem ser obtidas junto ao CRAS, na rua Osvaldo Aranha, nº 616, bairro Porto XV, ou pelo telefone (51) 3751-0127.

Como ajudar o projeto

A representante comercial da área médica Bruna Lewis ressalta que o projeto é 100% financiado pela Forla, através da venda de lentes Secrecy. “Parte deste valor é repassado e temos ainda a comercialização de bonés, que ajudam a sustentar o projeto. Todo o recurso é utilizado para a compra de armações novas com óticas parcerias do nosso laboratório e a Forla é responsável pela doação da lente. A comunidade também pode contribuir solicitando a lente Secrecy na sua ótica de confiança, adquirindo o boné aqui no CRAS ou na secretaria de Saúde ou, ainda, doando armações em bom estado”.

De acordo com a responsável técnica Ana Hickmann, mais de 300 armações estavam disponíveis para a escolha dos pacientes. “Estamos muito felizes que a nossa largada no projeto é aqui em Encantado. Trouxemos centenas de armações novas e lindas, auxiliamos e tiramos medidas de acordo com a necessidade de cada paciente e agora, dentro de aproximadamente 20 dias, retornaremos para fazer a entrega dos óculos novos”, relata.

Beneficiários saúdam a iniciativa

Há 10 anos, Juliane Foschesatto, do bairro Jardim da Fonte, utiliza o mesmo óculos. Ela foi a primeira a fazer a escolha da armação e, agora, através do projeto terá um acessório novo. “Uso desde pequena, mas a lente e a armação custam caro. Estou feliz que me ajudaram, vai melhorar minha visão”, frisa.

A pequena Elis Domingas Henicka dos Santos, de 7 anos, do bairro Navegantes, também foi contemplada e optou por uma armação mais discreta. “Gostei do óculos, eu amei”, comenta.

Dona Elenita Henika, de 60 anos, moradora do bairro Porto XV, deseja que mais pessoas sejam beneficiadas com a ação. “Me sinto lisonjeada com esse presente. Tomara que vocês contemplem outras pessoas, porque olhos é tudo”, define.

Avó, filha e neto, Maria Socorro do Nascimento, Gabriela Nascimento e Miguel do Nascimento Mallmann, do Jardim do Trabalhador, também retornam nos próximos dias para retirar seus óculos novos. “Estamos muito felizes e gratos com toda a equipe da prefeitura que sempre nos auxiliou”, relata.

Data de publicação: 18/05/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado