Mudança ocorre com assinatura de convênio com a clínica Pronto Atendimento 24h PA+

Na tarde de hoje (3), o prefeito Jonas Calvi e a equipe de saúde do município apresentaram o novo fluxo nos atendimentos de saúde. A medida visa orientar a comunidade sobre onde e quando buscar os serviços de acordo com a gravidade.

A mudança ocorre com a assinatura de convênio com a clínica de Pronto Atendimento 24h, Pro Vale Serviços de Saúde, o PA+, que passa a valer nesta terça-feira (4), e beneficiará os moradores de Encantado.

O prefeito Jonas Calvi, destaca que a iniciativa tem por objetivo agilizar os atendimentos e diminuir a fila nos postos de saúde e hospital da cidade. “O município passa a contar com um novo espaço na área da saúde, de excelência. Com o PA+ as pessoas poderão receber uma assistência mais rápida, ter a prescrição da sua medicação de forma mais ágil e solucionar o seu problema. É um serviço particular que a Administração Municipal está adquirindo para a nossos moradores. Com essa medida, os postos de saúde poderão focar em prevenção e o hospital se concentrar nos casos mais graves, de urgência e emergência”, enaltece.

O diretor do Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST) de Encantado, Márcio Sottana, comemorou a solução apresentada pelo município, dizendo que esta parceria vai aliviar o pronto atendimento do hospital e, consequentemente, oferecer um serviço de maior qualidade, focado nos atendimentos mais complexos.

O PA+ vai absorver o atendimento dos casos de menor complexidade, que se enquadram na classificação azul (não urgente) e verde (pouco urgente). Para usufruir deste serviço, o paciente deverá apresentar documento de identificação e comprovante de residência.

O PA+ está situado na rua Duque de Caxias, nº919, centro de Encantado e atende 24h diariamente, inclusive finais de semana e feriados.

Além do prefeito Jonas e diretor do HBST, participaram da apresentação a enfermeira responsável técnica do PA+, Caroline Pires, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marilene Daltoé, secretária de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social de Encantado Clarissa da Rosa Pretto Scatola, enfermeira responsável pelos postos de saúde de Encantado, Caroline Crippa, vereadores e imprensa.

QUANDO PROCURAR OS SERVIÇOS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (POSTOS)?

- Renovação de Receitas;

- Dores em geral;

- Pressão ou diabetes alterado e alergias;

- Sintomas gripais;

- Pediatria e ginecologia;

- Curativos;

- Retirada de pontos;

- Injeções;

- Retirada de medicamentos;

- Sondagem vesical e nasoenteral;

- Nutricionista e Dentista.

QUANDO PROCURAR OS SERVIÇOS NO PA+?

- Febres;

- Dores abdominais;

- Cefaleia (dores de cabeça);

- Dores em geral;

- Infecção Urinária;

- Alteração de pressão arterial;

- Diabetes;

- Alergias;

- Cólicas renais;

- Suturas de pequena complexidade;

- Entre outros sinais e sintomas de baixa e média complexidade.

QUANDO PROCURAR OS SERVIÇOS HOSPITAL?

- Parada Cardiorrespiratória;

- AVC/Derrame;

- Infarto (dor no peito);

- Anafilaxia (reação alérgica grave);

- Falta de ar intensa;

- Picada ou mordida de animais peçonhentos;

- Intoxicações;

- Acidentes de Trânsito;

- Ferimentos por armas brancas e de fogo;

- Quedas/fraturas;

- Queimaduras;

- Choque elétrico;

- Cortes profundos e suturas;

- Tentativa de suicídio; - Convulsões.

Data de publicação: 03/04/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado