Representantes do Hospital de Estrela apresentaram proposta para custeio dos serviços

Buscar referência em média e alta complexidade em traumato-ortopedia no Vale do Taquari. Esta foi a pauta da reunião, realizada nesta segunda-feira (13), entre os prefeitos Jonas Calvi, de Encantado, Elmar Schneider, de Estrela, (presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari) e Tiago Michelon, de Vespasiano Corrêa, (presidente da Associação dos Municípios do Alto Taquari).

Representantes da direção do Hospital de Estrela, Jhonnie Locatelli e José Clóvis Soares, apresentaram proposta para o custeio dos serviços, que incluem cirurgias eletivas e consultas de pré e pós operatório. Os recursos seriam divididos de forma tripartite, com custeio por parte do governo federal, estadual e municipal.

A reunião dá continuidade as conversas que ocorreram em Porto Alegre, na sede da Secretaria Estadual da Saúde (SES), oportunidade em que a titular da pasta Arita Bergman sinalizou que o Estado é parceiro nesta proposição.

A casa de saúde já enviou proposta de investimento para o Estado. Agora, entidades como a AMAT e AMVAT deverão se reunir - em assembleias extraordinárias, na próxima semana - com seus prefeitos e secretários de Saúde para avaliar a participação dos municípios.

“Os pacientes de Encantado e toda a Região serão beneficiados, com maior agilidade nos atendimentos de pessoas que sofreram acidentes, necessitam de próteses, possuí síndrome de túnel do carpo, entre outros casos. Hoje a referência para o tratamento de traumato-ortopedia de urgência, emergência e eletiva no Estado é o município de Canoas, que apresenta grande demanda e fila de espera. Dispor de novos prestadores do serviço aqui na região também vai melhorar a qualidade dos atendimentos. A boa relação que cultivamos com a secretária Arita ajuda a buscar estas soluções. É muito positivo!”, enfatiza o prefeito Jonas.

Também participaram da reunião a secretária de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social Clarissa da Rosa Pretto Scatola, o secretário municipal da Saúde de Estrela Celso Kaplan, a coordenadora da 16º Coordenadoria Regional da Saúde Rafaela Fagundes e representantes da SES, de forma online.

Data de publicação: 14/03/2023

Créditos: Imprensa|Prefeitura de Encantado