Os casos apresentam oscilação no município

Nesta quinta-feira (9), técnicos, agentes e profissionais da saúde do município de Encantado, da 16º Coordenadoria Regional da Saúde e Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CERVS) se reuniram, no auditório Brasil do Centro Administrativo Adroaldo Conzatti, para alinhar estratégias no enfrentamento da dengue.

Os casos apresentam oscilação em Encantado. Entretanto, é importante que todos se conscientizem da necessidade da prevenção e cuidados com os focos do mosquito.

A secretária municipal de Saúde, Meio Ambiente e Assistência, Clarissa da Rosa Pretto Scatola, avalia que a alta da dengue em 2023 decorre de uma combinação de fatores, como condições meteorológicas nos últimos meses e fatores culturais e comportamentais da população. “A forte resposta das autoridades públicas de saúde, aliada a conscientização da comunidade tem surtido efeito em relação ao mês passado, que teve maior incidência de casos”, enaltece.

A Secretaria Estadual de Saúde, por meio da titular da pasta Arita Bergmann, reconhece o bom trabalho do município de Encantado e sua equipe de agentes de saúde e endemias no enfrentamento da dengue. “Sempre com muita transparência e responsabilidade”, frisa.

Ações

Agentes de endemia e agentes comunitárias de saúde realizam diariamente o trabalho de campo, fiscalizando e orientando a população sobre como evitar os criadouros do inseto no pátio das casas. “Ações simples como verificar se a caixa d’água está bem tampada, colocar areia nos pratos de plantas, recolher e acondicionar o lixo de forma adequada, cobrir piscinas, eliminar tonéis d’água ou trata-las contribui para evitar a proliferação”, explica a agentes de endemia, Marina Agostini.

Projeto de Lei

O prefeito Jonas Calvi também encaminhou Projeto de Lei à Câmara de Vereadores requerendo autorização para ampliar o número de profissionais da saúde, em até 50 agentes, incluindo comunitário e de combate à endemias.

Dados

De acordo com o boletim desta quinta, há 338 casos notificados, sendo 14 incluídos hoje, e um paciente internado.

Data de publicação: 09/03/2023

Créditos: Imprensa|Prefeitura de Encantado