Números mostram redução de 45% na comparação entre fevereiro e março

As ações adotadas pela Secretaria da Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social e a colaboração dos encantadenses vêm surtindo efeito positivo no combate à dengue. Ao todo, Encantado registra 259 casos confirmados até o momento, conforme atualização do painel da Secretaria do Estado de Saúde, divulgado nesta segunda-feira (6).

Os números mostram uma redução de 45% na comparação entre fevereiro (225 casos) e março (25 casos). Do total de casos confirmados até agora somente nove pessoas foram internadas (3%) - todos já receberam alta médica.

Dos 447 casos registrados no Estado em 2023, Encantado concentra 57,9%. A titular da pasta, Clarissa da Rosa Pretto Scatolla, explica que os dados são resultado da transparência que a Administração vem tendo desde o início. “Pode haver subnotificação da dengue em outros municípios pela ausência de testes, o que não ocorre em Encantado pela forte atuação das equipes de vigilância sanitária”, frisa.

Conforme as agentes de endemia, Marina Agostini e Micheli Zandonotto do Nascimento, a equipe faz a sua parte orientando, as pessoas tem recebido os profissionais em suas residências e o trabalho de combate é de todos. “É um trabalho conjunto com a comunidade, cada uma precisa fazer a sua parte e se conscientizar”, destacam.

“Houve sim a redução nos casos de um mês para outro, mostrando que estamos no caminho certo. Não podemos parar, precisamos criar o hábito de eliminar os criadouros, faz parte do nosso dia a dia”, salienta Clarissa.

Ações

Desde o aumento do número de casos, um Comitê de Crise foi instalado na Prefeitura para alinhar as estratégias, principalmente, no combate e disseminação do mosquito e da doença. O grupo é formado por integrantes da Secretaria Municipal de Saúde, Centro de Operações Emergenciais (COE), técnicos de epidemia e vigilância sanitária, agentes de endemia, agentes comunitárias de saúde e técnicos do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) e da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde.

> Os Técnicos do CEVS e da 16ª CRS estão auxiliando as equipes locais no diagnóstico, controle e fiscalização.

> O município começou a adotar a técnica de bloqueio no raio de 150 metros do caso de dengue confirmado, com a aplicação do produto Cielo. A medida é adotada para bloquear a circulação do mosquito.

> As equipes da Saúde e da Vigilância Sanitária, agentes de endemia e agentes comunitárias de saúde realizam diariamente o trabalho de campo, fiscalizando e orientando a população sobre como evitar os criadouros do inseto no pátio das casas.

- Pesquisa Vetorial Especial (PVE): Visita de 100% dos imóveis em um raio de 150 metros do local onde está o caso confirmado de dengue, com o objetivo de eliminar a possibilidade de contato do mosquito;

- Aplicação do produto Cielo com o equipamento UBV costal em um raio de 150 metros;

- Aplicação do produto Cielo com caminhonete (UBV pesada);

- Limpeza de bocas de lobo e, se necessário, aplicação de produto;

- Fiscalização intensiva e, se necessário, autuação e multa;

- Aplicação de inseticida Fludora em Pontos Estratégicos (imóveis que, pelas suas características, propiciam a criação e dispersão ativa e passiva do mosquito aedes: borracharias, desmanches, ferro-velho, depósitos de sucatas, etc);

- Chamada de rua com carro de som para orientar a população;

- Divulgação nos meios de comunicação;

- Divulgação nos canais oficiais da Prefeitura.

Turismo

Com a grande circulação de pessoas que visitam Encantado, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento também está engajada nas ações contra a dengue. De acordo com o secretário Charles Rossner, os empreendimentos turísticos estão recebendo informações específicas para que orientem seus clientes. “Além disso, em espaços abertos, como é o caso do Cristo Protetor, estão sendo disponibilizados repelentes. O crucial é a conscientização por parte de todos, não só dos moradores de Encantado, porque o mosquito se movimenta e a dengue está em todo o Estado”, ressalta.

Data de publicação: 06/03/2023

Créditos: Imprensa|Prefeitura de Encantado