O prefeito Jonas Calvi agradeceu a secretária Arita pela parceria do Estado com o município.

Com a presença da secretária estadual da Saúde, Arita Bergman, foi assinado na tarde desta quarta-feira, dia 12, o contrato que destina R$ 2 milhões para o Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST) de Encantado. O ato ocorreu no hall da casa de saúde.

O recurso faz parte da Etapa 3 do Programa do Governo do Estado Avançar na Saúde e será utilizado na reforma e ampliação do Pronto Socorro e do Centro Cirúrgico do HBST.

A secretária chamou atenção para os investimentos do Governo do Estado na saúde do Vale do Taquari. Segundo ela já foram destinados R$ 30 milhões. Arita também elogiou a Administração Municipal de Encantado pela gestão. “Nesse município enxergamos concretude em prioridade na área de saúde”, salientou, ao mesmo tempo em que reconheceu o trabalho desempenhado pelos profissionais. “Esse sonho foi possível porque encontramos aqui profissionais que rapidamente fizeram projetos. Aqui temos serviços de excelência. Fizemos avaliações com a equipe técnica e o HBST é uma inspiração, por exemplo, na área de oftalmologia. Isso nos orgulha muito. Esse hospital fez muito durante a pandemia e quero agradecer a todos os profissionais. Essas novas obras serão um divisor e ficarão marcadas na evolução e na expansão desse hospital e da saúde de Encantado”.

Em sua manifestação, o prefeito Jonas Calvi agradeceu a secretária Arita pela parceria do Estado com o município, principalmente, em dois momentos fundamentais para o avanço da saúde. Primeiro, na habilitação da UTI Adulto e agora no repasse de recursos para as reformas em setores fundamentais do hospital. “Estamos muito felizes, pois o Pronto Socorro é um dos maiores gargalos que temos na saúde de Encantado. Quando a senhora destaca que nossos serviços são de excelência significa que nossos compromissos são cada vez maiores. Precisamos agregar mais serviços para atender toda uma região”, afirmou.

O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Salton, disse que o Poder Legislativo está sempre à disposição das causas positivas. “A nossa região é diferenciada, porque temos compromisso. O que nos propusemos a fazer, a gente faz”, disse.

O diretor do HBST, Evandro Klein, afirmou que as melhorias do Pronto Socorro e do Bloco Cirúrgico estão contidas no plano diretor do hospital e fazem parte do projeto de expansão da Casa de Saúde. “São obras necessárias para atender a demanda que vem crescendo em todo o hospital, para podermos assumir mais referências, maior complexidade, para auxiliar os munícios da região, principalmente, com especialidades. Além disso, precisamos pensar também no grande número de pessoas que visitam o município, pois o turismo vem aumentando significativamente, e em dar mais segurança aos pacientes e profissionais que aqui trabalham”, comentou.

Próximas etapas

Com a assinatura do contrato, o próximo passo é a publicação no Diário Oficial do RS, que deve ocorrer até sexta-feira, dia 14. Conforme Arita, o governo já tem o recurso disponível para fazer o pagamento na próxima semana.

Data de publicação: 12/10/2022

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado