O investimento na compra do mamógrafo digital foi de R$ 850 mil.

O mamógrafo digital, moderno equipamento para a realização de exames de imagem, está à disposição das pacientes de Encantado e região. O ato de entrega oficial do aparelho ao Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST) foi realizado nesta quinta-feira, dia 8, na sala do Centro de Diagnóstico de Imagem (CDI), na sede do Plano São Camilo.

O investimento na compra do mamógrafo digital foi de R$ 850 mil. Desse valor, R$ 600 mil são oriundos da emenda impositiva 01/2020 do Legislativo encantadense. Os outros R$ 250 mil são recursos próprios do Executivo. A contrapartida do Hospital se dará na prestação de serviços de mamografia ao município.

A aquisição do equipamento garante mais qualidade no atendimento às mulheres, sobretudo, pela precisão e clareza das imagens em alta definição durante a realização dos exames de mamografia, contribuindo para um diagnóstico mais assertivo. Além disso, o mamógrafo conta com a estereotaxia digital, instrumento capaz de localizar especificamente a área da mama que passará por biópsia.

Hoje, são realizados cerca de 450 exames de por mês. A expectativa é de aumentar esse número, devido à agilidade proporcionada pela nova tecnologia.

O prefeito Jonas Calvi ressaltou o trabalho em parceria entre Administração e Câmara de Vereadores, que resultou na aquisição do mamógrafo digital. “Essa conquista demonstra a forma com que estamos conduzindo o município, trabalhando cada vez mais, com um olhar diferenciado para a nossa saúde. É um equipamento moderno que vai trazer mais qualidade de vida às mulheres”, comentou.

O presidente da Câmara, Valdecir Gonzatti, acrescentou que as ações em sintonia entre Legislativo e Executivo trazem benefícios para a comunidade. “É um ato memorável. Um trabalho que teve a participação de todos os vereadores, junto com a equipe da Prefeitura. Lembro que várias emendas de deputados federais destinadas ao Hospital tiveram o envolvimento dos vereadores. Ganhamos todos”, salientou.

O diretor do Hospital, Evandro Klein, fez um agradecimento especial aos envolvidos no processo para a aquisição do mamógrafo digital que, segundo ele, vai beneficiar não só as pacientes de Encantado, mas também as mulheres de toda a região que são atendidas pela Casa de Saúde. “É um dia para celebrar. Estamos colocando à disposição de nossas pacientes um equipamento diferenciado, com tecnologia avançada e que vai contribuir para diagnósticos mais precisos”, afirmou.

Também participaram do ato a secretária de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, Clarissa da Rosa Pretto Scatola; o vereador Cris Costa, os médicos Paulo Fuhr, Juliano Sangalli, Nestor Bergamaschi e Fernanda Jornada; funcionários do Hospital e servidores da Administração e do Legislativo.

Data de publicação: 08/09/2022

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado