Nesta quarta-feira, dia 5, o prefeito Jonas Calvi e a secretária de Saúde, Clarissa da Rosa Pretto Scatola, acompanharam a movimentação no Posto Central.

O alerta emitido pelo governo do Estado e a confirmação do aumento de casos de pessoas com síndromes gripais acendem o sinal de alerta da equipe da Administração Municipal de Encantado.

Eles aproveitaram a visita para conversar com as pessoas. “Os cuidados são necessários e as pessoas devem continuar adotando os protocolos sanitários, como uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento seguro. Continuar com os cuidados contra é cuidar da saúde”, comentou o prefeito. “Além disso, é importante que cada cidadão esteja com a vacinação em dia, seja da Influenza ou da Covid”.

A secretária Clarissa reforça que a orientação é para que os pacientes que tenham sintomas gripais permaneçam em casa, usem máscara, evitem o deslocamento até o Hospital Santa Terezinha e busquem orientações com a Central 24 Horas do Centro de Operações Emergenciais (COE) pelo Fone/Whats (51) 99841.0235.

Conforme o boletim Covid divulgado às 14h30min desta quarta-feira, dia 5, Encantado conta com 33 casos ativos. O aumento é de 450% em três dias. No momento são oito pessoas em análise, um delas internada na UTI. Um paciente positivado também está na UTI.

Vacinação
O horário de vacinação Covid, na Sala de Vacinas (ao lado do Posto Navegantes), é das 7h30min às 11h30min e das 13h às 16h30min.

Alerta do Governo do RS

Depois de um mês sem Avisos e Alertas, o Gabinete de Crise e o Grupo de Trabalho (GT) Saúde em conjunto emitiram Avisos a todas as 21 regiões Covid do Rio Grande do Sul.

Dados recentes da Secretaria Estadual da Saúde (SES) apontam para um aumento de casos de Covid confirmados nos últimos dias, tendo saltado de uma média diária de 5,7 a cada 1 milhão de habitantes em 26 de dezembro de 2021 para 75,9 em 3 de janeiro de 2022.

O governador Eduardo Leite afirmou que o momento requer muita atenção. “A variante delta, que pressionou bastante o sistema de saúde no continente europeu, não causou tantos problemas aos gaúchos. No entanto, a nova variante ômicron tem se mostrado bastante transmissível, sendo um potencial perigo ao Rio Grande do Sul. Os primeiros estudos indicam que a ômicron pode ser menos letal e causar menos casos de síndrome respiratória aguda grave, mas tem se visto, no mundo, pacientes apresentando febre alta e demandando cuidados de saúde”, afirmou.

Data de publicação: 05/01/2022

Créditos: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Encantado