Em parceria com a Univates, iniciativa tem como objetivo acelerar a transformação nas práticas pedagógicas do município

Encantado pretende consolidar-se como referência na área de educação e inovação no Vale do Taquari. Em parceria com a Universidade do Vale do Taquari - Univates, o município lançou na última segunda-feira um projeto que busca atingir esse objetivo. Na ocasião, foi assinada a cessão de uso do prédio da Univates, no Bairro São José, por parte do Município. O documento foi assinado pela reitora da universidade, Profª Evania Schneider; e o prefeito de Encantado, Jonas Calvi. Esteve presente ainda, o presidente da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento, Ney Lazzari, demais autoridades locais, professores, diretores de escolas e comunidade em geral. O ato ocorreu no Auditório Brasil do Centro Administrativo Municipal.

Em seguida, foi apresentado pré-projeto, que tem como principal objetivo acelerar a transformação nas práticas pedagógicas do município. A intenção é que o prédio da Univates, a nos próximos meses, dê lugar a um espaço dedicado à inovação na educação, buscando estimular a criatividade e o desenvolvimento de forma a atender aos desafios do ensino contemporâneo.

Através da ideia, o objetivo é transformar Encantado em uma cidade educadora em todos os níveis, desde a educação infantil até os processos de aprendizagem técnica para o mercado de trabalho. A ideia da Administração Municipal é que o local seja utilizado para capacitação de crianças, jovens e adultos, atendendo uma necessidade do mercado de trabalho.

O prédio, com 3.115,89 m² de área construída, contará com nove espaços que abordarão diferentes temáticas e áreas de atuação. Confira cada um destes:

1. Acelera Edu: Espaço destinado ao desenvolvimento de ideias inovadoras para educadores, estudantes e empreendedores, com o objetivo de contribuir para a transformação da educação de Encantado.
  2. Espaço Futurista – O Futuro é Melhor do que Você Imagina: Um espaço dedicado à imaginação, criatividade e raciocínio lógico, que visa desenvolver atividades de maneira lúdica e criativa para a compreensão do pensamento computacional.
  3. Espaço Digital: Este espaço será um estúdio de produção de conteúdo multimídia, que desenvolverá atividades alinhadas ao ensino e aprendizagem híbridos, incluindo gravação, edição e transmissão de conteúdos audiovisuais.
  4. Cultura Maker – Mão na Massa: Um ambiente focado na cultura maker, no qual será possível criar, experimentar e construir, estimulando a criatividade e o fazer manual, conectando os estudantes com as demandas dos dias atuais.
  5. Robótica e Modelagem – Espaço de prototipagem e criatividade: Espaço destinado à reconstrução e criação, utilizando tecnologias com o objetivo de despertar um novo olhar para a criação.
  6. Formação de Profissionais para a Indústria e Agro: Espaço dedicado à formação da nova geração de colaboradores para as indústrias e empresas da região, com foco em habilidades tecnológicas, manuais e intelectuais, visando acompanhar as transformações e contribuir com os processos de inovação.
  7. Empreendedorismo – Espaço para Desenvolver Empreendedores para Atuação em Rede e para Constante Aprendizado: Um espaço para o desenvolvimento de capacidades empreendedoras e implementação de novos modelos de negócio e soluções inovadoras, que poderão ser úteis para o desenvolvimento da economia local.
  8. Prototipagem e Fabricação Digital: Um espaço equipado com impressora 3D e mesa de corte a laser, destinado à modelagem e produção de protótipos.
  9. Escola de Professores: Um espaço dedicado à formação continuada de professores, visando contribuir com a aprendizagem dos alunos e aprimorar a performance dos professores em sala de aula. A iniciativa visa a excelência no ensino ofertado pela rede municipal.

Para o prefeito, o anúncio representa mais um grande passo em direção à transformação das práticas pedagógicas de Encantado, somando-se a outras frentes já em execução no município. O município investiu em 2023 mais de 28% - cerca de R$ 25 milhões - de seu orçamento somente em educação, superando o percentual de 25% exigido por lei.

O prefeito manifesta entusiasmo com o espaço que será dedicado à inovação no ambiente escolar e deve estimular a criatividade e o desenvolvimento dos alunos. “Buscaremos estar alinhados com as necessidades do ensino moderno, oferecendo o que há de melhor em práticas e tecnologias de educação. Seguimos ao lado de nossas crianças e jovens, buscando oferecer condições para que superem os desafios que encontrarão, sobretudo preparando-os para o mercado de trabalho”, comenta.

Para a secretária de Educação e Cultura, Stéfanie Casagrande, a ideia inovadora mostra o compromisso de Encantado com a educação e com o futuro de crianças e jovens. Ela conta com o engajamento de todos os profissionais de educação, pais e alunos para juntos abraçarem o projeto em sua execução. “Esperamos estar unidos nessa iniciativa, por um futuro promissor cheio de oportunidades”, diz.

O investimento necessário para a implantação é de R$ 5 milhões. O município busca tirar o projeto do papel através da captação de recursos junto a empresas. Conforme a Administração Municipal, já há importantes investidores dispostos a abraçar o projeto.

Data de publicação: 01/02/2024