Livro contém cerca de 60 receitas

Fundamental para garantir a segurança alimentar das crianças e adolescentes em ambiente escolar, os cardápios da merenda são organizados e pensados com muito cuidado e amor pelas nutricionistas Ana Paula Görgen e Elisandra Borelli Mottin, que integram o Setor de Nutrição Alimentar Escolar da secretaria de Educação e Cultura de Encantado.

Nesta semana, durante o Encontro Estadual de Nutricionistas do PNAE 2023 - promovido pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CECANE/UFRGS) - foi lançado o livro “Alimentação Escolar - Rio Grande do Sul” com receitas que seguem as regras estabelecidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e que visa promover uma alimentação mais saudável nas instituições de ensino gaúcho.

Em uma das 71 páginas está o Bolinho de Carne Suína, uma das receitas que fazem parte da cardápio das EMEIs e EMEFs de Encantado.

De acordo com a nutricionista Elisandra, além de ter identidade local, já que a proteína é produzida no município – setor em que Encantado se destaca, a carne suína é positiva para a saúde das crianças. “A carne suína, além de ser uma fonte de proteína, possui vitaminas do complexo B, ferro, selênio e ácidos graxos monoinsaturados. A proteína é responsável pelo crescimento e desenvolvimento físico e mental das crianças. Já nos adultos, possui a função de renovação das células do corpo”, explica.

Para Ana Paula, a iniciativa vai proporcionar uma troca entre os municípios  “Ter uma receita utilizada em nossos cardápios na primeira edição do e-book Receitas da Alimentação Escolar com certeza nos deixa muito felizes e com a certeza de que a mesma poderá ser replicada em outras diversas escolas do nosso estado, pois tem uma excelente aceitabilidade pelos alunos”, ressalta.

“A alimentação escolar é uma área importante do setor da Educação a qual não medimos esforços para que seja de excelência. Alimentação nutritiva e de qualidade para as nossas crianças e adolescentes é o que prezamos”, salienta a secretária de Educação e Cultura Stéfanie Casagrande.

Receita

BOLINHO DE CARNE SUÍNA

Ingredientes

500g de carne suína moída

1 ovo

2 colheres de farinha de trigo

½ cebola

1 dente de alho

Tempero verde

1 colher de sal

Modo de preparo

Juntar a carne moída, o ovo, a cebola picada, o tempero verde, o sal e a farinha de trigo. Sovar até torná-la uma massa homogênea. Fazer os bolinhos, dispor em assadeira untada e assar em forno quente.

Data de publicação: 01/09/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado