Cerca de 600 pessoas prestigiaram o evento

‘Carro do Flintstones’, Triker, centopeia. Estes foram alguns dos modelos presentes no 1º Festival de Carrinho de Lomba de Encantado, que ocorreu no domingo (27), na Linha Azevedo.

O evento reuniu cerca de 50 pilotos e atraiu um público aproximado de 600 pessoas de todas as idades, durante todo o dia. Além de moradores do município e da região, participantes de cidades como Canoas, Caxias do Sul, Porto Alegre e Três Coroas estavam entre os inscritos.

Na descida, além dos tradicionais carrinhos de rolimã – construídos em madeira e direcionados com os pés – outros modelos chamaram a atenção. Entre eles, a centopeia guiada por Marco Antônio Berck que fez a alegria da criançada e dos adultos também.

“Daqui pra frente, todos os anos, nós temos o compromisso de realizar o festival de carrinho de lomba junto com a comunidade. É um evento que reúne as famílias, que proporciona o resgate de uma brincadeira sadia que fez parte da infância de muitos aqui. Além da parte esportiva, que proporciona mais saúde, tem o engajamento das pessoas da comunidade”, destacou o prefeito Jonas Calvi, que se aventurou e também desceu o asfalto da Linha Avezedo no carrinho de lomba.

O coordenador do Departamento de Esporte Leomar Bombassaro comemora a primeira edição do evento. “Há mais de 10 anos que Encantado não realizava  essa atividade com carrinho de lomba. Retomamos num formato diferente, a fim de envolver todos os públicos, um evento para a família, sem competir, focado na diversão. Agradecemos a todos que prestigiaram e já nos preparamos para o próximo ano, com novidades e na expectativa de atrair ainda mais pilotos e público”, adianta.

O presidente da comunidade, que ficou responsável pelo almoço, Geraldo Faria parabenizou a Administração pela iniciativa e disse que a Linha Azevedo será sempre parceira. “É uma alegria pra nós receber este festival maravilhoso e saudável”.

Há décadas, o morador de Estrela José Itamar Horn, de 72 anos, participa de eventos como esse e diz que é uma forma de relembrar a infância. “O gosto pelo carrinho de rolimã vem de criança, desde os 10 anos de idade era a brincandeira de infância, pois não tínhamos bicicleta, nem celular. E agora, com certa idade, sigo me envolvendo”, comenta Bitti.

Quarenta quilos de alimentos não perecíveis, mediante doação espontânea na inscrição, foram destinados ao Abrigo Comarca de Encantado - Lar da Criança.

O evento foi organizado pelo Departamento de Esportes da Secretaria de Educação e Cultura com apoio de Cresol.

Confira os destaques

Mais jovem: Augusto Horst, de Encantado, com 4 anos