Objetivo é ampliar as discussões sobre a qualidade do sistema de ensino no Rio Grande do Sul

Com o objetivo de ampliar as discussões sobre a qualidade do sistema de ensino no Rio Grande do Sul, na manhã desta sexta-feira (25), a Assembleia Legislativa promoveu o 7⁰ encontro do Movimento Pela Educação - Vamos debater juntos. O evento, que ocorreu em Osório, no litoral, contou com a presença de autoridades, profissionais da educação e comunidade em geral.

Mais uma vez, Encantado foi convidado para apresentar as ações que vem sendo desenvolvidas no município, através da participação da secretária de Educação e Cultura Stéfanie Casagrande no painel Educação para o Desenvolvimento, mediado pelo jornalista Tulio Milman.

"Foi mais uma oportunidade de mostrar que o trabalho que está sendo realizado na rede reforça que estamos no caminho certo. Que a decisão do prefeito Jonas em priorizar a educação é essencial para o desenvolvimento do futuro do nosso município. Também foi um momento de contribuir com sugestões para criar políticas públicas que vão fazer a educação do RS avançar", destacou a secretária Stéfanie.

A manhã contou ainda com a palestra da professora, coordenadora pedagógica, diretora e escritora Jane Haddad.

O vice-governador Gabriel Souza marcou presença no evento e enalteceu que existe um atraso de décadas na educação do Rio Grande do Sul por falta de prioridade que não foi dada a área. “Não é uma visão política, mas pessoal. É algo extremamente necessário que o RS melhores seus índices. Sabemos dos desafios, mas é uma tarefa de todos buscar esse avanço e termos uma sociedade desenvolvida, jovens que geram riquezas e isso começa na primeira infância”.

“Esta é uma pauta que está alinhada com o Poder Executivo, o nosso governador Eduardo Leite priorizou a educação e diversas ações já estão alinhadas. Exemplo disso, é o Programa RS Seguro que propõe transferir a gestão estrutural das escolas para a iniciativa privada, através das Parcerias Público Privada (PPPs), para que o diretor se dedique exclusivamente as questões pedagógicas. Além do programa Professor do Amanhã, com foco na formação de docentes para atuarem na educação básica da rede pública, ao qual o governo destinará até mil bolsas a instituições comunitárias de ensino superior para cursos de licenciatura em áreas estratégicas, de acordo com deficiência de cada região. Precisamos de uma pedagogia voltada ao século 21”. O projeto de lei está na Assembleia Legislativa para ser apreciado pelos parlamentares, se aprovado receberá investimento de R$ 57,6 milhões do governo estadual até 2026.

O presidente da Assembleia Legislativa Vilmar Zanchin salientou que os trabalhos do parlamento gaúcho neste ano é norteado pelo tema educação e “visa melhorar os índices e qualificar o ensino no Estado, agravado pela pandemia. Através da escuta, envolvendo o Executivo, Legislativo, sociedade, profissionais da área e as famílias queremos apresentar iniciativas positivas, discutir as diferentes realidades e construir políticas públicas, baseadas em evidências”.

Data de publicação: 25/08/2023

Créditos: Imprensa | Prefeitura de Encantado