Kahoot é uma plataforma de aprendizado baseado em jogos e que foi inserida nas atividades ainda em 2022

Para comemorar os 61 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Érico Veríssimo e conhecer os destaques do Kahoot Literário: “O fantástico mundo da leitura e da escrita”, na noite de terça-feira (22), a Secretaria de Educação e Cultura e educandário, reuniu alunos, pais, professores, colaboradores e autoridades no Auditório Itália do Centro Administrativo Adroaldo Conzatti.

O Kahoot é uma plataforma de aprendizado baseado em jogos e inserida nas atividades ainda em 2022, pela profe Karen Cristina Kramer Goulart, voltado para o numeramento. Sabendo da importância da leitura e acreditando no resgate da mesma por meios tecnológicos, neste ano, a competição retornou as salas de aula com foco na área da linguagem, dentro do projeto anual “Leia, viaje e encanta-se”, que incentiva a leitura.

Através de uma proposta interdisciplinar da professora Carine Luísa Pretto de Língua Portuguesa, no primeiro semestre do ano letivo foram realizadas as etapas dentro da escola, mobilizando cerca de 130 estudantes, que disputaram por níveis de ensino e, posteriormente, juntaram-se para compor as categorias Ômega (4º ao 5º ano), Beta (6º ao 7º ano) e Alfa (8º ao 9º ano).

Em sua manifestação o prefeito Jonas Calvi enalteceu o excelente trabalho que vem sendo realizado na escola. “Tenho um carinho muito especial pela Érico Veríssimo e a Administração tem dedicado esforços para que essa escola seja destaque. Exemplo disso, é a turma do 9º ano ter alcançando o 1º lugar na Feira de Iniciação Científica, mostrando que estamos no caminho certo. O primeiro Maker Space foi instalado nesta escola, não abrimos mão de colocar o turno inverso, dentre tantas outras ações que visam colocar o aluno como protagonista. Parabenizamos a todos os profissionais que se empenham e contribuem para que a Educação siga se destacado e servindo de exemplo. Desejamos vida longa ao Érico!”, parabenizou.

“Incentivamos o uso de aplicativos na prática pedagógica, pois sabemos o quanto isso motiva os alunos. A EMEF Érico Veríssimo vem trabalhando de maneira muito positiva essas questões o que nos deixa orgulhosos”, comentou a secretária de Educação e Cultura Stéfanie Casagrande.

A diretora Josi Moretto da Conceição Silva lembrou das várias mãos que constroem a trajetória do educandário. “É importante conhecer a história da nossa escola, desde quando ela era estadual. Hoje completa seus 61 anos com muitas marcas, muito sucesso! É gratificante ver que ao ser municipalizada nos tornamos protagonistas, deixando nossa contribuição e dando continuidade a essa linda história. Aos educadores e gestores que passaram por este estabelecimento de ensino deixamos nosso reconhecimento. Agradeço o engajamento das famílias, a dedicação do corpo docente, sempre trazendo nova ideias e pensando no melhor para a escola, e nosso alunos que participaram com entusiasmo neste momento, frisou.

A coordenadora Pedagógica do educandário Laura Cuciolli Araujo explica que  “o fantástico mundo da leitura” nos permite ampliar conhecimentos e viajar para espaços nunca antes imaginados. Ler é adquirir vocabulário, é permitir que nossa mente viaje, é memorizar espaços e tempos. Ler é agregar sonhos aos nossos dias, é ter serenidade na resolução de possíveis dificuldades. Este mundo da leitura abrange a língua portuguesa que é regida pela gramática, com suas regras que nos confunde pela semelhança de letras e quantidades de acentos. É papel da escola apresentar  essas  regras sendo necessárias atividades que estimulem o uso correto das palavras, através do estímulo à leitura”.

“Assim, pensamos neste projeto, que tem como propósito estimular a leitura e consequentemente melhorar a escrita de nossos estudantes, proporcionando uma melhor comunicação entre indivíduos nos seus diferentes grupos, tanto escrita, quanto oralmente. A aprendizagem do aluno é possível quando buscamos diferentes propostas, respeitando seu tempo e suas limitações. Seja um método considerado “antigo” ou outro mais atual de ensino, existem diferentes metodologias que possibilitam a aprendizagem”, complementa.

Entre uma categoria e outra o público pode prestigiar apresentações dos alunos dos anos iniciais.

Os três finalistas de cada categoria foram agraciados com uma lembrança e o valor de R$ 250,00 (1º lugar) e 100,00 (2º lugar) parceria do Sicredi Região dos Vales.

Confira os destaques

CATEGORIA ÔMEGA