Montagem de espaços no Parque João Batista Marchese já começou

A edição que marca a retomada da Suinofest inicia na próxima semana em Encantado. Somente o Festival de Compras espera movimentar cerca de 30 mil visitantes nos dias 03 e 04, 10 e 11 e 17 e 18 de junho.

Com 154 espaços, a feira comercial, industrial e de negócios está sendo montada em dois ambientes: interno e externo. O espaço interno fica no pavilhão comercial e concentrará expositores dos segmentos turismo, colchões, confecções, móveis, calçados, acessórios, purificadores de água, consórcios, acessórios para celulares, fotografias, doces, entre outros itens.

Já o espaço externo foi organizado na lateral do pavilhão, concentrando piscinas, energia solar, veículos, lareiras, postes de fibra, mangueiras corrugadas, indumentária gaúcha, materiais elétricos, hidráulicos e produtos para piscina. A feira acontece das 10h às 22h aos sábados e das 10h às 18h aos domingos.

Valorização e estímulo aos pequenos produtores

Com o intuito de valorizar e dar visibilidade aos produtos das agroindústrias da região, o Festival de Compras da Suinofest contará com um ambiente especialmente dedicado à Feira da Agroindústria Familiar.

Os produtos conservam a identidade regional e zelam pela qualidade. Neste ano, uma variedade de doces, compotas, conservas, sucos, mel, derivados de cana de açúcar, embutidos, geleias, frutas cristalizadas, facas, biscoitos, queijos e massas serão comercializadas. A Feira da Agricultura Familiar é coordenada pela APL – Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari, Emater/RS-ASCAR Encantado e Administração Municipal, através da Secretaria de Agricultura.

Artesanato e pães

A Feira do Artesanato apresentará produtos que preservam a identidade regional. O uso de madeira, fios, tecido, pet, pvc, entre outros materiais, demonstra a criatividade e os conhecimentos passados de geração para geração.

Outra forma de manter viva a tradição dos antepassados é a produção de pães em fornos de barro. Os pães são produzidos e assados durante o evento com a farinha doada pela Nordeste Alimentos. O cheirinho de pão cativa todos os visitantes que passam pelo Parque. O trabalho é desenvolvido pelos Clubes de Mães de Encantado, com o apoio da Emater/RS-Ascar e da Administração Municipal, através da Secretaria de Agricultura. A iniciativa também é um incremento na renda dos clubes de mães.

Restaurante e Praça de alimentação

As novidades dos food trucks e as opções da praça de alimentação também são atrações do ambiente externo da Suinofest. Entre as opções: crepes, churros, algodão doce, maçã do amor, petiscos, porções e lanches em geral. A praça de alimentação abre das 11h às 23h aos sábados e das 11h às 19h aos domingos. O Restaurante Zanatta, localizado no Parque João Batista Marchese, também estará aberto ao longo de todo o evento.

Atrações para crianças

Para as crianças, brinquedos infláveis serão colocados à disposição. O valor de cada ficha será de R$8,00 reais, ou três unidades por R$ 20,00.

Atrações Culturais do Festival de Compras

Com uma proposta de entretenimento plural e acessível, a Suinofest apresentará 24 atrações culturais, com entrada gratuita, ao longo das três semanas de programação. O espaço cultural da Suinofest conta com o estímulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A iniciativa é uma realização da Aci-e e do Ministério da Cultura - Governo Federal - União e Reconstrução, que conta com o patrocínio de Diamaju, Benoit, Baldo, Buffon, Pretto Veículos e Mondial Veículos.

Confira a programação:

Sábado - 03/06

14h: Intervenção com Cirkou Trupe

15h: Show infantil | Espetáculo de Mágica “Kadabra”

20h: Zé & Elias

22h: Banda Eletrorádio

Domingo - 04/06

14h: Intervenção com Cirkou Trupe

15h: Show Infantil | Espetáculo Teatral “A leitura é o Melhor Remédio”

16h: Discoteca do Chacrinha

Sábado - 10/06

14h: Intervenção com Cirkou Trupe