EMEIs e EMEFs vão realizar o plantio de árvores nativas e frutíferas

Na próxima segunda-feira (29), o departamento de Meio Ambiente juntamente com a secretaria de Educação e Cultura dá inicio as ações em alusão a Semana do Meio Ambiente.

Até o dia 5 de junho, quando é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, rodas de conversas serão realizadas com os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) junto à natureza. Além disso, mudas de árvores frutíferas e nativas serão plantadas em espaços públicos.

Já nas Escolas Municipais de Ensino Infantil (EMEIs), os pequenos serão responsáveis pelo plantio das mudas.

“Envolver as nossas crianças em ações voltadas ao meio ambiente visa estimular a conscientização de preservação e torna-los propagadores”, destaca a secretária de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social Clarissa da Rosa Pretto Scatola.

Para a coordenadora das EMEFs Lili Telöcken, envolver os estudantes desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental nessas ações de cuidado com o Meio Ambiente é gerar informação e bons exemplos. “Nossas ações podem ter um impacto tanto negativo quando positivo ao meio em que estamos inseridos, orientar os educandos e estimular para que sejam transmissores e multiplicadores dos conhecimentos que obtiveram na escola é muito importante, pois através deles engajamos as famílias e os seus grupos de convívio”, comenta.

A responsável pelo departamento do Meio Ambiente Luciana Gonçalves explica que o bate papo com as turmas busca trazer uma reflexão. “Queremos falar sobre a importância e a diversidade de seres vivos existentes em nosso meio ambiente como, por exemplo, a diversidade de organismos vivos existentes nas vegetações (matos e florestas). Com o plantio das árvores, buscamos plantar nas novas gerações uma semente sobre responsabilidade ambiental, afinal todos somos responsáveis pelo nosso planeta. Quem ama preserva! Quem preserva educa!”, enaltece.

Data de publicação: 24/05/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado