Evento promovido pela Famurs e Besouro Fomento Social ocorreu em Porto Alegre

Por convite da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o município de Encantado participou, nesta quarta-feira (23), do 1º Start Idea para apresentar o programa “Inovação começa na sala de aula”. O evento, promovido em parceria com a Besouro Fomento Social, ocorreu no auditório Alceu Collares, em Porto Alegre, e reuniu representantes de outras cidades gaúchas, além de autoridades, como a secretária estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia Simone Stulp e o presidente da entidade e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno.

Com o objetivo de promover discussões de temas relevantes relacionados ao empreendedorismo e à inovação, estimulando o desenvolvimento de iniciativas e projetos para o crescimento econômico dos municípios do RS, o encontro propôs um debate de novas ideias, tendências, soluções e práticas públicas e privadas que possam contribuir para o desenvolvimento de um ambiente mais inovador e competitivo no Estado.

O prefeito Jonas Calvi iniciou a apresentação relembrando o processo para inserir a tecnologia e inovação em Encantado. “Muito jovem sempre ouvi falar que a educação transformava, que o caminho é a educação, mas enxergava pouco do que era feito pelas administrações. É um desafio muito grande enquanto gestor, mas o reconhecimento a longo prazo é muito maior. Por isso, enquanto prefeito é o legado que quero deixar a nossa comunidade. Percebemos que ensinar nossos filhos, nossas crianças que já estão na sala de aula, despertar neles o empreendedorismo, a tecnologia e a inovação é muito mais fácil e para isso criou-se um plano, buscando a expertise de parceiros como a Wise e a Besouro, e chegamos num momento em que tínhamos a visão do que queríamos. A secretária Stéfanie juntou-se a nossa equipe e fomos construindo esse caminho, através do comprometimento de toda a rede escolar. Nós buscamos implantar a inovação dentro sala de aula, transformando a cultura, estimulando o espírito de pertencimento, readequando nossa estrutura, trazendo o departamento de tecnologia e inovação para a secretaria de Educação e trabalhando de dentro para fora, da sala para os outro ambientes do nosso município. Seguimos muito engajados para dar continuidade neste importante trabalho”, destaca.

A secretária de Educação e Cultura Stéfanie Casagrande explicou que o projeto surgiu com o intuito de melhorar a qualidade da Educação no município, por meio de um plano com 10 ações adotadas e que estão sendo e serão executadas ao longo dos próximos anos, focando no aluno de Encantado e não de forma separada por escola municipal, estadual ou particular. “Primeiramente, buscamos conhecer as deficiências da nossa educação. Definimos os nossos pilares – letramento, numeramento, Educação para o sensível, Inovação e Iniciação científica – e adotamos 10 ações que foca desde a infraestrutura, aprendizado, a valorização e capacitação dos professores, atendimento especializado até a inserção de ferramentas tecnológicas e aplicativos nas escolas. Isso tudo foi porque o prefeito Jonas quis muito, nos deu autonomia e acredita na educação, investindo R$ 12 milhões para que esse programa pudesse acontecer. Através dessas medidas vamos desenvolvendo o nosso educando, com foco na inovação, porque acreditamos que vai impactar na empresa, no comércio, no turismo e demais áreas por meio da educação”, salienta.

As coordenadoras das EMEIs e EMEFs, Gabriela Tebaldi da Costa e Lili Telöcken e a assessora Claudiane Thomazi também participaram do evento, representando Encantado.

Data de publicação: 24/05/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado