Objetivo é a aprendizagem baseada em jogos

Desde o ano passado, quando foi dado início ao “Kahoot Potencializando Mentes” que envolve cálculos de raciocínio lógico, os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Érico Veríssimo estão usufruindo desta plataforma. Com um resultado positivo, neste ano, a escola decidiu organizar o Kahoot Literário “O Fantástico Mundo da Leitura e Escrita”.

No primeiro semestre as turmas de 4º ao 9º ano participarão deste projeto e no segundo semestre será realizada a 2º edição do “Kahoot Potencializando Mentes”. O projeto é organizado pela professora Caren Cristina Kramer Goulart - responsável pelos jogos na plataforma – que tem auxiliado a professora Carine Luisa Pretto na elaboração do Kahoot Literário.

Ao todo serão três batalhas: “Era uma vez”, com questões sobre títulos de livros clássicos; a segunda batalha será “Ortografia”, que serão perguntas ortográficas sobre os livros da primeira batalha e a terceira e última será a interpretação dessas histórias.

Premiação

Em cada batalha, são classificados três finalistas de cada turma e esses alunos vão fazer uma visita na Biblioteca Pública Municipal de Encantado para realizarem o cadastro para a retirada de livros.

No final, os vencedores receberão como prêmio uma visita na livraria e cafeteria “Amores, livros e cafés” e irão degustar um saboroso lanche.

As batalhas já estão acontecendo

Nesta semana, a primeira batalha “Era uma vez” sobre os livros clássicos aconteceu em todas as turmas.

Utilizando o tablet e a lousa digital, eles responderam perguntas sobre títulos de histórias e quem acertasse mais questões em menos tempo, consequentemente ganharia mais pontos e alcançaria o pódio.

Feedback

No 8º ano da professora Caren, o aluno André foi o vencedor da turma alcançando o 1º lugar na primeira batalha “Era uma vez”. Ele acredita que o hábito de ler e muito estudo tenha contribuído para o resultado. “Acredito que é muito importante utilizar a tecnologia para aprender”, acrescenta.

Sobre a plataforma

O Kahoot!+ é uma plataforma de aprendizagem baseada em jogos, inclui aprendizagem com aplicativos de matemática, de leitura e escrita, além de jogos e quizzes para todas as idades.

A fantasia no Kahoot é que a sala de aula é temporariamente transformada em um game show, onde o professor é o apresentador, e os alunos são candidatos. Essa fantasia é aprimorada através de: áudio, música, gráficos, pontos, placares e pódio.

Esses elementos contribuem para uma experiência de aprendizagem divertida e positiva, além de proporcionar interação social que tanto acontecem em um jogo digital como em uma sala de aula.

Data de publicação: 20/04/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado