Com o objetivo de identificar o estado nutricional dos alunos das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e de Ensino Fundamental (Emefs) de Encantado, nos meses de outubro e novembro, foi realizada a avaliação antropométrica, com verificação do peso e altura dos estudantes.

As nutricionistas da Secretaria de Educação e Cultura coletaram peso e altura dos alunos das Emeis, enquanto nas Emefs quem realizou esse trabalho foram os professores de Educação Física.

Com dados de peso, altura e data de nascimento, as profissionais classificaram o estado nutricional dos alunos pelos índices de peso por idade (P/I), estatura por idade (E/I) e índice de massa corporal por idade (IMC/I).

Foram avaliados 1.439 alunos com idades entre 1 ano e 6 meses a 17 anos e 7 meses. A maioria das crianças 60,2% (867) encontra-se eutrófica segundo o índice IMC/I, ou seja. estão com o peso adequado. Do total, 39,8% apresentam-se acima do peso, sendo 5,7% (82) em risco de sobrepeso, 15,5% (223) com sobrepeso, 11,3% (162) com obesidade e 5,3% (76) com obesidade grave. Enquanto 2% (29) dos alunos apresentam magreza. Quanto à estatura por idade, 99,3% dos alunos apresentam estatura adequada e apenas 0,7% (10) tem baixa estatura.

Em comparação com avaliações de anos anteriores, os índices de excesso de peso são praticamente os mesmos. “O que chama atenção é o aumento de alunos com obesidade grave que em 2014 chegava a 3,7%. A alimentação escolar de qualidade, com oferta de frutas e verduras variadas, é a ferramenta para driblar essa situação”, comentam as nutricionistas.

Data de publicação: 16/12/2021

Créditos: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Encantado