A Administração Municipal de Encantado lançou nesta quarta-feira, dia 15, um plano com o objetivo de transformar e qualificar a educação básica no município nos próximos anos. O investimento projetado até 2024 chega a R$ 12 milhões.

O Programa Cidade do Futuro: a inovação começa na sala de aula reúne 10 ações articuladas e focadas no avanço do desempenho acadêmico dos alunos. Uma das metas é colocar Encantado entre as cinco cidades com melhor avaliação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

A apresentação realizada no Auditório Itália foi conduzida pelo prefeito Jonas Calvi e a secretária de Educação, Stéfanie Casagrande. Na plateia, diretoras, professores, alunos, servidores e lideranças da comunidade.

“É um momento de muita emoção para a nossa Administração. Acreditamos muito nesse projeto, que vai transformar nossa cidade”, falou o prefeito. “Todos nós teremos vários desafios pela frente, mas esses desafios são oportunidades que a vida nos coloca. E são essas oportunidades que estamos agarrando. Não temos dúvida nenhuma que Encantado será a Cidade do Futuro com a participação de vocês, alunos e professores”, destacou o prefeito Jonas.

A secretária Stéfanie acrescentou que o plano foi pensado em conjunto por várias pessoas e que poderá ser ajustado conforme as necessidades. “O programa não tem só a ver com tecnologia, tem muito mais a ver com pessoas. Precisamos de escola pública de qualidade e é isso que queremos oportunizar para vocês”, afirmou.

“Nenhuma escola da região tem o que vamos ter em Encantado”, diz prefeito

Inicialmente, o programa engloba 10 ações (veja lista abaixo). As atividades propostas incluem melhoria da estrutura física das escolas, reformulação do plano de carreira dos professores, realização de concurso público, ampliação de vagas na educação infantil com a construção de duas novas escolas (Porto XV e Navegantes) e abertura de novas turmas nas escolas existentes para zerar a demanda, e implantação do turno integral em três escolas: Érico Veríssimo, Batista Castoldi e Centro Municipal de Educação.

Uma das grandes novidades abrange a área de inovação e tecnologia, com a instalação de dois laboratórios/containers makers na Érico e no Centro Municipal. “Os alunos poderão desenvolver, no turno inverso, atividades práticas de robótica, impressora 3D, drones, entre outras. Inicialmente, colocaremos nessas duas escolas, mas organizaremos para que todos os alunos da rede possam participar”, destacou o prefeito Jonas. “Nenhuma escola da região, seja particular ou pública, tem o que vamos ter em Encantado com esses containers”.

A secretária lembrou que os alunos já têm acesso a ferramentas digitais, como a biblioteca Elefante Letrado, que é acessada pelos tablets que foram entregues pela Administração. No ano que vem também serão disponibilizados o aplicativo de leitura Árvore e o sistema de gestão escolar Cortex. “Além disso, adquirimos 45 telas interativas com sistema Android e Windows que serão instaladas nas salas de aula para possibilitar que professor transmita o conteúdo de forma conectada com as demais ferramentas digitais”, explicou Stéfanie.

Ações do Programa Cidade do Futuro: a inovação começa na sala de aula

>ESCOLAS QUE INSPIRAM

Reformar as escolas da rede, adquirir equipamentos pedagógicos que representem a proposta pedagógica e investir no paisagismo para que as escolas sejam locais inspiradores e confortáveis.

>EDUCAÇÃO INTEGRAL

Ampliar a jornada dos alunos através da implantação da Política de Educação integral, cinco dias por semana (Laboratórios Makers).

>GESTÃO INTELIGENTE DE PESSOAS

Desenvolver e implantar política inteligente de gestão de pessoas para que não faltem professores em sala de aula e que estes possuam um plano de carreira compatível com suas ambições pessoais e profissionais.

>ESCOLA DE PROFESSORES 5.0

Capacitar os profissionais na Escola de Formação Permanente de Professores para que a nova proposta pedagógica seja implantada.

>EDUCAÇÃO INFANTIL PARA TODOS

Ampliar a cobertura de atendimento na etapa de Educação Infantil, oferecendo novas vagas através da construção de novos formatos de atendimento.

>PROVA ENCANTADO

O foco será o resultado acadêmico, tendo como objetivo oferecer as melhores condições para que os alunos aprendam e se desenvolvam em áreas fundamentais como letramento e numeramento. Para tal serão, disponibilizados mecanismos de avaliação com foco na medição de resultados.

>INOVAÇÃO E PLATAFORMAS DIGITAIS

Desenvolvimento da estratégia de inovação e implantação de ferramentas digitais com foco na melhoria da qualidade da educação.

>ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

Implantar equipe multidisciplinar composta por psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo e psicopedagoga para apoio e atendimento aos alunos com dificuldades de aprendizagem, além de ampliar as Salas de Recurso disponíveis no município.

>FOCO NO ALUNO

Desenvolver proposta pedagógica para a Educação Básica que seja articulada e que faça sentido para a aprendizagem dos alunos em suas diferentes etapas de vida, baseada na Base Nacional Comum Curricular.

>DIRETOR GESTOR

Os diretores e o CPM terão participação ativa na gestão e manutenção das Escolas. Serão gestores preparados para utilização adequada de recursos.

Desafios da educação

O evento recebeu o doutor em Educação, Rafael Korman, que palestrou sobre a temática Desafios da Educação do Futuro. Ele citou três desafios: tecnológicos, pedagógicos e psicossociais e apontou caminhos e comportamentos para superar essas dificuldades.

O consultor Paulo Ardenghi, que vem auxiliando a Administração na elaboração de projetos na área da educação, acompanhou as atividades e elogiou a iniciativa do prefeito Jonas em apresentar um plano ousado e inovador. “Não existe outro caminho para transformar a nossa vida que não seja pela educação. O futuro é de quem aprende a aprender”, afirmou Ardenghi.

Data de publicação: 16/12/2021

Créditos: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Encantado