Existem cerca de 250 tipos de DTHA no mundo

Estima-se que milhões de pessoas morrem anualmente devido ao consumo de alimentos inseguros em todo o mundo (OMS, 2017). As famosas DTHAs são as doenças de transmissão hídrica e alimentar, ocasionadas por água ou alimentos contaminados, sendo que existem cerca de 250 tipos de DTHA no mundo. A mais comum é a gastroenterite, enfermidade que acomete estômago e intestino e que pode ser autolimitante, ou seja, resolvida em poucos dias com tratamentos simples ou pode se dar de maneira severa, sendo capaz de ocasionar a morte do paciente. Os principais causadores de DTHAs são vírus, bactérias, parasitos e agentes químicos (toxinas, alérgenos, pesticidas e materiais pesados), sendo que as doenças de origem bacteriana são as mais frequentes (FUSCO et al., 2015). O ministério da saúde classifica sendo surto de DTHAs como um evento ocorrido quando duas ou mais pessoas apresentam os mesmos sintomas após ingerir alimentos e/ou água da mesma origem, e no Brasil, entre 2007 a 2017, 95,9% dos surtos foram causados por bactérias (Ministério da Saúde, 2018).

Tendo ciência dos riscos que um alimento contaminado pode oferecer à saúde pública, é de fundamental importância que existam medidas rigorosas de controle da produção e comercialização destes. A contaminação microbiológica dos alimentos e da água pode ocorrer em qualquer etapa dentro dos processos de fabricação, dado este motivo, é necessário um conjunto de processos que garantam a qualidade satisfatória de um comestível, abrangendo boas práticas de fabricação, manipulação, armazenamento e temperatura adequada do produto comercializado.

Ainda dentro do quesito assegurar qualidade, temos as análises laboratoriais oficiais solicitadas pelos serviços de inspeção. A contagem total de MAM (Microrganismos Aeróbios Mesófilos) é o principal indicador usado para avaliar a higiene das práticas de manipulação, matérias primas, condições de processamento e deterioração, pois retrata a carga microbiana total. Altos níveis de populações bacterianas podem causar alterações indesejadas em certos alimentos, como as carnes, pescados e leite, indicando deficiências na sanitização do processo ou dos ingredientes, o que aumenta consideravelmente a probabilidade de haver contaminação microbiológica, podendo causar doenças. Periodicamente, os alimentos produzidos em estabelecimentos registrados nos serviços de inspeção são analisados em laboratórios credenciados pelo MAPA, esta conduta serve para verificar se os parâmetros definidos estão dentro dos padrões permitidos pelas legislações de alimentos.

Sendo assim, devemos reconhecer a importância da aquisição de alimentos com procedência conhecida. Os alimentos de origem animal devem ter o selo de inspeção em seu rótulo, o que garante que existem profissionais habilitados fiscalizando todo o processo de industrialização destes e assegurando, desta maneira, sua qualidade.

SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL DE ENCANTADO

Virginia Maria Zuchetti