De forma inédita, a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Encantado e o departamento de Meio Ambiente, em parceria com a Emater RS Ascar e Machado Agrícola realizou, nesta segunda-feira (3), a coleta de embalagens de agrotóxicos. Ao todo, 536 recipientes vazios foram entregues por 14 produtores.

O roteiro contemplou os bairros Lajeadinho e Palmas, Linha Azevedo, Linha Garibaldi, Linha Argola, Linha Anita, Linha Auxiliadora, Jacarezinho, Linha São Luiz, Linha São Roque, Barra do Coqueiro, Linha São Brás, Linha Divertida e Linha Santa Terezinha, Barra do Guaporé, Linha Chiquinha, Linha São Marcos e Linha Pinheirinho.

A diretora da secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Encantado Angélica Sfoglia avalia positivamente a primeira edição do recolhimento. “Acreditamos que nos próximos anos se tenha muito mais êxito, pois os produtores entenderão ainda mais sobre a importância do descarte correto e do reflexo para o meio ambiente e também para a saúde das pessoas. Nosso papel é oriente e facilitar a logística para que esse material seja reaproveitado”.

Após o roteiro, o material foi separado no Centro de Operações de Encantado (Ceope).

Hoje (4), as embalagens foram transportadas para Santa Cruz do Sul, na Associação das Revendas de Agroquímicos do Centro do Estado do Rio Grande do Sul (Aracergs).

Para o Engenheiro Agrônomo da Emater Eduardo Mariotti Gonçalves a ação “educativa de caráter ambiental, que visa facilitar a logística reversa das embalagens, veio para ficar. É uma iniciativa que será realizada nos próximos anos e enquanto Emater ficamos muito satisfeitos em poder fazer parte”, salienta.

Do total coletado, 40% foram recolhidos da propriedade de Marcelo André Sangalli, de Jacarezinho, que destaca ser importante realizar anualmente a ação.  “Tinha muitas embalagens vazias guardadas esperando há tempos para serem devolvidas. Já não tinha mais onde guardar! Agradeço as pessoas envolvidas nesta ótima iniciativa e se fizer o recolhimento uma vez por ano será ótimo!”, comenta.

“Parabéns pela iniciativa. Há tempos que não havia recolhimento. Nós tínhamos muita embalagem acumulada, num canto do paiol”, afirma Nerlinho Antonio Slaifer, de Linha São Luiz.

Os produtores que aderiram a campanha receberam um recibo de entrega que assegura que os mesmos cumpriram com sua obrigação legal.

Para saber

De acordo com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), se a embalagem estiver limpa, depois da tríplice lavagem, elas são encaminhadas para reciclagem. Se não estiver limpa, são enviadas para incineradores credenciados. As embalagens não laváveis – cerca de 5% do total – também são incineradas.

Da reciclagem, a maioria das embalagens são encaminhadas para reaproveitamento e se tornam novos produtos, como tubos para construção civil, bateria de carros ou voltam a ser outra embalagem de agrotóxico.

Impacto positivo no meio ambiente

A ação evita o descarte incorreto do material, que pode ser extremamente prejudicial à natureza, e impacta positivamente no meio ambiente como destaca a responsável pelo Departamento de Meio Ambiente do município Luciane Gonçalves. “É a logística reversa. Quem fornece se responsabiliza por recolher a embalagem e o produtor está retornando o material de forma adequada, sem agredir o meio ambiente. Por isso também a importância de comprar de empresas legalizadas. Com essa ação todos ganham. Possíveis sobras destes resíduos não contaminarão o solo e água e o plástico que, em média, demora 400 anos pra se decompor será incinerado ou reciclado”, enfatiza.

Data de publicação: 04/07/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado