Aves começaram a ser alojadas nesta semana

Nesta semana as primeiras aves começaram a ser alojadas na Granja Chiquinha, localizada na Linha Chiquinha, no interior de Encantado. Construído com um investimento de cerca de R$ 12 milhões e incentivos da Administração Municipal, o empreendimento abrigará 66 mil aves e terá capacidade de produção de 12 milhões de ovos férteis por ano.

Estruturado em uma área de terras de 10.080m² com barreiras sanitárias que garantem a biossegurança de todas as dependências e processo, a granja dispõe de moderna tecnologia, com sistemas automatizados de pesagem e distribuição de ração – alimentação será controlada por aplicativo - e com climatização para garantir o bem-estar animal.

As aves de postura ficarão na granja durante um ano produzindo e os ovos serão destinados ao incubatório da empresa JBS de Montenegro.

De acordo com um dos sócios, o empresário Alexandre Zeni (56), morador de Novo Hamburgo, o grupo escolheu investir em Encantado pelo apoio da prefeitura. “A Administração acreditou no projeto, demonstrando que está junto com o empreendedor. Sem o envolvimento do Poder Público não estaríamos aqui. O suporte do dia a dia da prefeitura facilita o processo burocrático ao empreendedor. Nos identificamos com Encantado, que valoriza as pessoas e o produtor”, destaca.

Zeni, que nasceu em Encantado e empreende na região metropolitana, conta que há planos de construir mais dois núcleos de mesmo porte no município. “Ainda não começamos devido esse período de baixo investimento no país, que passa por um processo de readequação, mas há esse interesse da nossa parte”, adianta.

A Administração Municipal auxiliou com a compra de área de terras, cerca de 2.500 horas máquinas, abertura de poço artesiano e instalação de rede de energia elétrica e de internet.

 “Em cinco anos vamos recuperar esse investimento. Com esse retorno, teremos mais recursos disponíveis para beneficiar toda a nossa população”, diz o prefeito Jonas Calvi, que foi conferir de perto o início das atividades.

O gestor ressalta que desde a apresentação do projeto no papel sabia o quanto o município iria se desenvolver financeiramente e no setor primário e ver o empreendimento funcionar é resultado de um trabalho conjunto. “Chegar aqui e ver tudo pronto é uma satisfação, pois sabemos o quanto nossos equipamentos e funcionários trabalharam. Ficamos felizes por pessoas como vocês, que tem essa visão, que acreditam em Encantado e que, juntos, Administração e empreendedores, iremos desenvolver cada vez mais o nosso município”, comemora.

Além da geração de impostos, beneficiando diretamente o município, o projeto contempla 10 empregos diretos e as quatro famílias já estão residindo no local para ajudar na produção. “A produção de frangos representa aproximadamente 45% do Valor Adicionado Fiscal (VAF) do setor primário do nosso município e o setor de produção de ovos férteis fica na faixa de 4% do VAF. Com este novo empreendimento, nossa expectativa é duplicar a participação do segmento de ovos férteis no setor primário, passado de 4% para 8% e ter um retorno de aproximadamente R$ 300.000,00/ano como fruto dessa granja que está entrando em produção”, ressalta Roberto Pretto chefe do departamento de Desenvolvimento.

Sustentabilidade

Especialista em Gestão Ambiental, Zeni explica que toda a obra foi executada pensando no meio ambiente, adotando o uso de cisterna, energia solar e descarte correto da carcaça, com a desidratação das aves que vira adubo orgânico. Árvores nativas também serão plantadas no entorno do empreendimento.

Desenvolvimento para a comunidade

Com a implantação deste projeto na Linha Chiquinha, a comunidade desperta o setor produtivo. No local, há outro núcleo de produção de ovos férteis de mesmo porte. A instalação de energia, rede de água, internet fibra óptica e do asfalto modificam fortemente o cenário do local, atraindo pessoas e negócios.

O secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Odocir Bagatini, salienta que toda a comunidade ganha com o empreendimento, pois “foi contemplada com a energia trifásica, rede de água, com o projeto Agrodigital e do Asfalto Comunitário. Valorizamos ainda mais os moradores desta localidade”.

Data de publicação: 07/06/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado

Créditos das Fotos: Imprensa/Prefeitura de Encantado

Compartilhe!