Entre os avanços estão o aumento no valor da bonificação, que pode chegar a R$ 2 mil, e os incentivos de até R$ 40 mil para a instalação ou ampliação de agroindústrias.

O prefeito Jonas Calvi visitou empreendedores rurais para repercutir com eles a aprovação da nova Lei da Agricultura (4.864/2022) que trata dos programas de incentivo ao setor primário.

A legislação também trata dos incentivos de terraplenagem, serviços de máquina, acesso às propriedades, transporte de calcário, transporte de dejeto animal,  plantio de mudas condimentares, aromáticas e frutíferas, piscicultura, produção agropecuária e troca-troca de sementes, além de estabelecer as regras do Fundo Municipal de Incentivo Rural de Encantado (FIRME).

“É meta de nosso governo auxiliar cada vez mais o produtor rural para que ele possa investir na propriedade e gerar mais recursos para o município. Isso vai refletir na saúde, na educação e nas outras áreas. Agradecemos aos vereadores pela aprovação do projeto de lei”, comentou o prefeito Jonas, ao mesmo tempo em que destacou o crescimento no retorno de ICMS de Encantado no setor primário. O Valor Adicionado saltou de R$ 134 milhões em 2019 para R$ 237 milhões em 2021, um aumento superior a 76%. “Aqui também aparece o resultado de projetos importantes, como o asfalto comunitário, o agrodigital, as redes de água e a perfuração de poços artesianos, que contribuem para o desenvolvimento do nosso interior”, acrescentou.

O vereador Joel Bottoni, que é o líder de governo na Câmara, e a diretora da Secretaria da Agricultura, Angelica Sfoglia, acompanharam o prefeito Jonas pelo interior. Conforme Bottoni, a agricultura de Encantado viverá um novo momento a partir da nova legislação. “É um grande avanço, de valorização do interior e dos produtores”, salientou.

“É um incentivo que a gente nunca teve”

A família Graciolla, na Linha Argola, produz frangos. “É uma lei muito esperada por todos que produzem. É um incentivo que a gente nunca teve. O valor anterior era irrisório, não valia nem a pena ir até a Prefeitura retirar. Sem dúvida, é um incentivo para quem produz e tem vontade de produzir mais”, avaliou Gerson, que dá seguimento ao trabalho iniciado pelo pai Sérgio Graciolla.

Produtor de suínos na Linha São Marcos, Alexandre Vian entende que quem investe tem direito de receber mais recursos. “É uma lei que foi bem aprovada. Ficamos mais animados de fazer mais para o município, porque agora tem um incentivo bom. Você investe, você produz e vai ganhar”, declarou.

Na Linha Jacarezinho, os irmãos Jonathan e Josué Gonzatti investem na criação de suínos. Para Jonathan, até pouco tempo era mais rentável trabalhar em outras áreas, porque o agricultor era desvalorizado e não havia incentivo para se dedicar à propriedade. “Hoje, a Prefeitura está ajudando com máquinas, com orientações técnicas. Eu vejo que agora tem condições de trabalhar. Quando você precisa, liga na Prefeitura e é espetacular, você é atendido”, afirmou. Segundo Josué, para o agricultor competir com o mercado das grandes empresas é difícil, por isso, é necessário o repasse de auxílios. “Quando mais o agricultor tem, mais possibilidade ele tem de se destacar, de crescer e de fazer a cidade crescer junto”, argumentou.

Data de publicação: 10/08/2022

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado