O trecho de 1.450 metros de extensão recebeu investimento de R$ 1,4 milhão, incluindo o trabalho de preparação da estrada e a pavimentação asfáltica. Os recursos são oriundos do caixa do município.

O sábado, dia 16, marcou a inauguração da quarta etapa do projeto Asfalto Comunitário, que beneficiou três localidades do Distrito de Valdástico: Barra do Coqueiro, São Brás e Linha Divertida.

A solenidade contou com a presença do prefeito de Encantado, Jonas Calvi, o prefeito e vice de Relvado, Carlos Fraporti “Loiso” e Alberto Dalla Vechia, secretários, vereadores, servidores da Administração Municipal e moradores das comunidades.

O prefeito Jonas fez um agradecimento especial à equipe da Prefeitura que trabalhou na elaboração do projeto e na execução da obra, aos vereadores e às comunidades. “O asfalto é uma obrigação nossa enquanto administração pública no sentido de oferecer as melhores condições ao nosso interior. Nós tratamos os nossos agricultores como empreendedores rurais. Nosso município passa por uma nova fase. Trabalhamos com a ideia de aproximar as comunidades das ações da administração. Acreditem, apostem em Encantado, trabalhem com afinco. Temos muitas demandas para fazer no interior e vamos fazer”, disse.

Para o prefeito de Relvado, a pavimentação melhora o escoamento da produção e promove mais qualidade de vida aos moradores. “Essa obra é muito importante não só para as comunidades, mas também para os municípios, já que diminui as despesas de manutenção das estradas”, ressaltou Loiso.

Ao final da solenidade, o padre Nelson Beuren deu a bênção.

Lideranças locais

Representantes das três comunidades também destacaram os benefícios que o asfaltamento da estrada trouxe para as localidades.

Angelo Sangalli, da Barra do Coqueiro, lembrou as dificuldades que os veículos tinham para trafegar pelo trecho de terra nos dias de chuva. “Era tudo muito difícil. Os caminhões não conseguiam subir a rampa que segue para a Linha Divertida. Em nome da comunidade, agradeço à equipe da administração e a todos que trabalharam”, afirmou.

Agenor Valer solicitou ao prefeito Jonas que avalie a possibilidade de dar continuidade à pavimentação em direção à Linha São Brás, pois há vários agricultores com projetos de investimentos em aviários. Neudir Slaifer, de Linha Divertida, reconheceu a ousadia do projeto Asfalto Comunitário. “Quem diria que um dia teríamos asfalto aqui nesse lugar? A agricultura nunca esperava por isso. Só temos que agradecer”, salientou.

O Asfalto Comunitário

Idealizado pelo prefeito Adroaldo Conzatti, o projeto Asfalto Comunitário tem continuidade agora com a liderança do prefeito Jonas e apoio da equipe de governo.

A primeira etapa foi feita na Linha São Roque. Depois foi pavimentado o trecho entre as Linhas Garibaldi e Argola até a divisa com o município de Capitão. A terceira etapa beneficiou os moradores das Linhas Azevedo e Palmas e, agora, chega à Barra do Coqueiro, São Brás e Divertida. Na sequência será asfaltada mais uma parte da estrada de Linha São Roque e um trecho de Linha São Luís.

Data de publicação: 18/10/2021

Créditos: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Encantado