Administração Municipal busca apoio federal para tirar do papel diversos projetos, com destaque para saúde e educação

O prefeito Jonas Calvi embarcou rumo à Brasília na última segunda-feira (05). Ele esteve em visita a diversos gabinetes e departamentos na busca de recursos que viabilizem a execução de uma série de ações e demandas. Parte destas buscam melhorar a infraestrutura de atendimento em áreas e essenciais e outras buscam atender necessidades surgidas em virtude das enchentes de setembro e novembro de 2023.

Na quarta-feira (06), o prefeito esteve no Ministério da Saúde. A pauta principal foi a implantação de mais uma Unidade Básica de Saúde no município. Ele tratou também sobre a reforma do Posto de Saúde Central e no Bairro Jacarezinho, projeto para nova sede ao Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), uma nova Unidade de Odontologia e ampliação do quadro de agentes comunitárias de saúde.

Na Defesa Civil Nacional, Jonas tratou a respeito de obras de recuperação no Bairro Porto XV, além de projeto habitacional em área de terras da União, reconstrução de pontes e pinguelas e soluções para os entulhos depositados no Parque João Batista Marchese.

No Ministério da Cultura, Jonas apresentou o projeto do Jardim do Acolhimento. No Fundo Nacional de Educação, esteve em pauta a renovação de toda a frota escolar do município, ampliação das escolas EMEI Lajeadinho, EMEI Pequeno Príncipe e construção de uma nova EMEI no Bairro Jardim da Fonte. Ele esteve também no Palácio do Planalto, onde foi atendido pelo Secretário de Comunicação Institucional, Maneco Hassen, junto a outros prefeitos ligados a Associaçãos dos Municípios do Alto Taquari (AMAT).

Ainda na quarta-feira, o prefeito participou da Comissão Externa dos Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, na Câmara dos Deputados. O prefeito apresentou os projetos desenvolvidos para superar os impactos das enchentes e pontuou demandas que o município ainda possui. “Os desafios ainda são enormes em Encantado e municípios vizinhos. Estamos com projetos de habitação em andamento e precisamos de sistemas de monitoramento para que através dos alertas sejamos mais assertivos nas decisões. Pedimos mais celeridade e flexibilidade no envio de recursos aos municípios”, pediu na oportunidade.

Antes disso, na terça-feira (06), no Congresso Nacional, o prefeito havia visitado gabinetes legislativos de deputados federais e senadores que possuem vínculos com Encantado. De acordo com ele, foram visitados políticos de diferentes partidos, em busca de recursos que financiem a resolução de projetos. “Visitamos vários gabinetes, independentemente de partido. Quando somos prefeitos defendemos interesses plurais, de toda a comunidade. Entre os recursos solicitados, grande parte são para áreas essenciais, como saúde e educação. Tratamos também sobre um bom suporte para a agricultura”, diz.

O prefeito esteve acompanhado do assessor jurídico, Emanuel Radaelli. O retorno está previsto para a madrugada desta sexta-feira.

Data de publicação: 08/02/2024