Alguns educandários seguem com aulas suspensas

A partir desta quinta-feira (14), 18 escolas de Encantado retomam as atividades. Outros oito educandários permanecem fechados. As aulas estavam suspensas desde a terça-feira do dia 5 de setembro em decorrência da cheia do Rio Taquari. Ao todo, 3.956 alunos foram afetados.

Das dez escolas municipais de Educação Infantil (EMEIs) cinco retornam amanhã. São elas: Ciranda Porto Quinze, Imigrante, Menino Trabalhador, Planalto e Santa Clara.

Os pequenos da EMEI Lajeadinho serão atendidos na EMEI Santa Clara também a partir de amanhã (14/09). Os alunos da EMEI Pingo de Gente serão realocados em outras escolas e os responsáveis informados ao longo dos próximos dias.

As EMEIs Lago Azul, Navegantes e Pequeno Princípe as aulas seguem suspensas nesta semana. Um novo espaço está sendo estruturado para atender as crianças. As famílias serão comunicadas com antecedência.

Apenas a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Érico Veríssimo retorna na segunda-feira, dia 18 de setembro.

O Centro Municipal de Educação “Encantado”, EMEF Batista Castoldi, EMEF Mundo Encantado e EMEF Porto Quinze voltam as aulas para os alunos de pré ao 5º Ano, ampliando para 100% do atendimento a partir de segunda-feira (18).

A secretaria de Educação e Cultura de Encantado informa que, no momento, não haverá turno inverso na EMEF Érico Veríssimo, EMEF Batista Castoldi e na escola Centro Municipal de Educação “Encantado”.

O serviço prestado pela Rede Calábria segue suspenso, a equipe auxiliará na substituição de professores que neste momento não conseguem retornar, devido terem tido suas casas atingidas.

Das seis escolas estaduais no município, apenas EEEF Antônio de Conto, do Jacarezinho, e EEEF Padre Domênico Vicentini, na Vila Moça, ainda organizam a estrutura para receber os alunos.

A Escola Especial Recanto Encantado da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) também retoma suas atividades normalmente nesta quinta.

Na rede particular, o Colégio Cenecista Mário Quintana continua com as aulas suspensas. Lume Pais e Filhos Escola de Educação Infantil, Escola de Educação Infantil Arco-Íris e Brincar Educando seguem com atendimento normal.

Transporte

O transporte funcionará normalmente. Se alunos estiverem abrigados em casa de parentes ou amigos a família deverá contatar a escola para comunicar a troca de endereço temporário.

Doações

A pasta também realiza campanha para doações de material escolar. Os pontos de coleta é junto a EMEF Mundo Encantado e na Câmara de Vereadores.

Recomeço

Nesta quarta-feira (13), cerca de 200 professores participaram de um encontro de acolhida, na EMEI Ciranda Porto Quinze. A secretária Stéfanie Casagrande participou da abertura para desejar um bom retorno aos profissionais. “Todos estão sofrendo, professores também tiveram perdas materiais e, agora, precisam voltar para a escola e fazer esse acolhimento aos alunos. As crianças também tiveram perdas - perderam seus brinquedos, seu material escolar - e nós precisamos trabalhar isso dentro das escolas, trabalhar esse luto e para isso elas precisam estar fortalecidas para acolher da melhor forma. É um trabalho longo, a gente vai viabilizar o máximo possível para que seja um retorno feliz, que eles estejam contentes de estar no ambiente escolar de novo, que se sintam acolhidos, em um espaço seguro e com um olhar de carinho por parte dos professores”, destaca.

Escolas que retornam atendimento dia 14/09

-EMEI Ciranda Porto Quinze

-EMEI Imigrante

-EMEI  Menino Trabalhador

-EMEI Planalto

- EMEI Santa Clara

- EMEI Lajeadinho

- EMEF Batista Castoldi,

- EMEF Mundo Encantado

- EMEF Porto Quinze

- Centro Municipal de Educação “Encantado”

-EEEF Farrapos

-EEEF Agostinho Costi

- EEEF Jardim do Trabalhador

-Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini

- Escola Especial Recanto Encantado da Apae

- Lume Pais e Filhos Escola de Educação Infantil

- Escola de Educação Infantil Arco-Íris

- Brincar Educando seguem com atendimento normal.

Escolas que seguem fechadas

- EMEI Lago Azul