Unidade móvel deve expandir a assistência para Muçum e Roca Sales

Um veículo-lavanderia da agência humanitária internacional ADRA, está presente em Encantado, ajudando na lavagem de roupas e cobertores.

A unidade móvel de lavanderia da ADRA, agência humanitária internacional, chegou em Encantado nesta segunda-feira (11). O trailer de lavanderia, que estava anteriormente no Uruguai, tem a capacidade de lavar, secar e higienizar até 700 quilos de roupas por dia.

Localizada na rua João Sana, a lavanderia móvel atende 40 famílias diariamente. Cristiano Freitas, o coordenador da Adra, explica que a agência têm um sistema de medida para determinar a quantidade de roupa que cada família pode lavar: "Nossa ideia é atender o máximo possível, e para isso, estabelecemos como medida um saco de lixo de 200 quilos. Fornecemos o saco, que é lacrado e identificado, e entregamos às famílias em até 24 horas".

A unidade móvel de lavanderia deve expandir a assistência para Muçum e Roca Sales, abrangendo abrigos e hospitais nessas áreas. A iniciativa visa melhorar as condições de higiene e saneamento da população mais vulnerável.

A Adra chegou à Encantado há seis dias e realizou uma avaliação das necessidades da comunidade local. A análise revelou que kits de limpeza e colchões eram itens urgentes necessários para muitas famílias. Desde então, a equipe tem trabalhado para distribuir cestas básicas e material de higiene às famílias atingidas em Encantado.

A organização cadastrou mais de 600 famílias e esta fornecendo cartões assistenciais, permitindo que as pessoas comprem itens que não foram doados, dando-lhes mais autonomia na escolha de suas necessidades. “Esta iniciativa visa atender às necessidades específicas de cada família”, ressalta Cristiano.

A Adra é uma organização internacional de ajuda humanitária que faz parte do Conselho da ONU e está presente em 118 países. A missão da Adra na cidade gaúcha é fornecer assistência essencial para a população afetada por dificuldades econômicas e necessidades básicas.

Para mais informações ou para entrar em contato, o número de telefone é (53) 98409-0061.

COMO LAVAR AS ROUPAS

-Vá até a ADRA, localizada na rua João Sana, em Encantado;

- Leve as roupas básicas que precisam ser lavadas;

- Você receberá um saco de 200 litros para acondicionar as roupas limpas;

- O serviço é gratuito e as peças são perfumadas e higienizadas em 24 horas;

CONTATO: (53) 9 8409-0061.

Data de publicação: 12/09/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado