Governo também lançou PIX para doações

O vice-governador Gabriel Souza anunciou em Encantado que as forças de segurança vão priorizar a busca por desaparecidos.

“Num primeiro momento, houve confusão sobre quem estava desaparecido realmente, por falta de comunicação. Os números se tornaram dinâmicos”, enfatizou em coletiva de imprensa na Prefeitura de Encantado, nesta segunda-feira (11).

Segundo Gabriel, a polícia conversa com parentes para investigar familiares ausentes a fim de divulgar o balanço oficial dos desaparecidos.

Além da polícia, os trabalhos de busca estão sendo feitos pelo Corpo de Bombeiros que faz varredura por água, terra e ar, com bombeiros aquáticos, helicópteros e cães.

Até este momento, são 46 óbitos e mais de 3 mil salvamentos.

Limpeza

O Estado iniciou nesta segunda-feira, a etapa de reconstrução das cidades, com esforços focados nas limpezas e restabelecimento de serviços públicos.  O gabinete do vice-governador também dará prioridade às demandas de empresas e serviços, ajudando as prefeituras a desemperrar a burocracia.

Moradias

Nesta terça-feira (12), o secretário de Habitação, Fabrício Peruchin, estará em Encantado para tratar de construção de locais provisórios enquanto as famílias esperam suas residências serem construídas. “Vamos realocá-los com segurança, dentro das possibilidades do Estado”.

O governo estuda redefinição de locais de moradia a fim aumentar a proteção de famílias que estão em áreas vulneráveis. “Teremos um embasamento técnico para entender o que são áreas de risco”. Ele acentua a importância dos planos de contingência dos municípios para poder evitar catástrofes e da cultura da credibilidade das fontes oficiais de alerta. “Não adianta ter o melhor plano diretor, se as pessoas não acreditarem neles”, salientou.

PIX oficial

O governador Eduardo Leite anunciou uma chave Pix em conta administrada em parceria com entidades reconhecidas no trabalho de assistência social e ajuda humanitária, fornecendo transparência e segurança aos doadores.

PIX para a conta SOS Rio Grande do Sul

CNPJ: 92.958.800/0001-38