Coletiva de imprensa contou com a participação do secretário de Segurança Pública do RS Sandro Caron

Cinco cães de busca e salvamento do Corpo de Bombeiros chegam à Encantado para ajudar nas buscas à pessoas desaparecidas em Encantado, Muçum, Roca Sales e Lajeado.  Eles vão trabalhar  com bombeiros treinados para ingressar em locais de difícil acesso.

A lista de desaparecidos vai ser fornecida pelo órgão, depois de as famílias serem informadas. Há diferença entre desaparecidos e incomunicáveis, é por isso que a  divulgação é feita com critério.

O corpo de Bombeiros também ajuda a levar mantimentos com embarcações às pessoas que optaram por não sair de suas casas.

Os órgãos de segurança solicitam que os voluntários que vierem à região, possam estar calçados com botas reforçadas e evitem chinelo. Os voluntários estão sendo cadastrados na Prefeitura de Encantado e levados para Roca Sales e Muçum. O prefeito de Encantado, Jonas Calvi, salienta que muitas pessoas estão chegando e que a comunidade gaúcha pode acessar a central da prefeitura para adquirir informações sobre voluntariado. O telefone é (51) 3751-0100.

O Secretário de Segurança Pública do RS, Sandro Caron, esteve em Encantado e destacou o apoio das forças armadas, marinha, exército, aeronáutica, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil na orquestração de esforços para reconstruir as cidades. Ele garantiu: “Nós vamos ajudar no que for necessário”.

Doações

As doações devem ser direcionadas aos quartéis da Brigada Militar nas cidades gaúchas. As pessoas devem evitar chegar à região afetada porque o fluxo de veículos causa congestionamento e atrapalha a locomoção de caminhões de ajuda humanitária.

Para se voluntariar

Contate a Central de Voluntários  pelo (51) 9 8124-3838, com o secretário Charles.

Data de publicação: 08/09/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado