Prefeito Jonas Calvi expôs à ministros urgências do município e pediu apoio para reconstruir a cidade

Em reunião, nesta quarta-feira (6), o governo federal anunciou um plano de ajuda humanitária para os municípios atingidos pelas cheias no Vale do Taquari.

O prefeito Jonas Calvi  foi uma das primeiras lideranças a falar ao grupo de ministros e políticos e relatou três prioridades para Encantado: apoio às vítimas e restabelecimento de água e internet.

O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, salientou que o governo federal vai ajudar na reconstrução das cidades com apoio da defesa civil. “É um cenário de guerra, precisamos restabelecer a esperança das pessoas”, disse.

O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República Paulo Pimenta enfatizou que cestas básicas vão ser destinadas aos municípios.

O governador decretará estado de calamidade pública e suspendeu os desfiles cívicos. “180 militares estão vindo para a região, junto com máquinas retroescavadeiras para retirar os entulhos das cidades”, disse Leite.

Ele determinou que pessoas mais atingidas recebam valores emergenciais por meio de cartão.

O governador também pediu ao DAER para construir  pareceres de pontes que foram destruídas para que sejam reconstruídas de forma emergencial. “É a maior tragédia natural do RS”, enfatizou Leite.

O governo  estadual vai disponibilizar apoio psicológico em parceria da Universidade do Vale do Taquari - Univates para famílias que perderam pessoas.

Gabinete de crise

As equipes de segurança do Estado montaram um posto de comando no auditório Brasil do Centro Administrativo Adroaldo Conzatti, onde estão centralizadas as ações de ajuda. Encantado estabeleceu uma rede de suprimentos e está com seis pontos de doações:

*Alimentos não perecível - Salão da comunidade Lambari;

*Roupas, colchões e cobertores - Pavilhão do Anita Garibaldi, no Parque;

*Produtos de limpeza e higiene pessoal - Palco do acampamento farroupilha,  Parque João Batista Marchese;

*Móveis e demais utensílios - CEOPE (Secretaria de Obras);

*Medicamentos - Farmácia Municipal, no Posto Central, Centro, ao lado da Brigada Militar;

*Água e alimentos perecíveis - Fundos do ginásio de esportes, no Parque.

As doações serão destinadas a Muçum e Roca Sales também. Dúvidas podem ser sanadas pelo telefone (51) 9 9830-1499.

Cadastro das famílias

As famílias atingidas que ainda não se cadastraram para receber ajuda podem se dirigir nos seguintes pontos:

Posto do Navegantes: Moradores do Nossa Senhora Aparecida e Navegantes;

-Posto Faterco: Moradores do Lago Azul, Nova Morada, Jacarezinho, Linha Pinheirinho, São José I e São José II;

-Salão da Comunidade Lajeadinho: Moradores do Lajeadinho;

-Posto Central: Moradores do Centro;

-Posto Planalto: Moradores da Barra do Jacaré e Vila Amazonas;

-Leomar Bombassaro (Alemão): Moradores de Palmas;

-EMEF Porto Quinze: Moradores do Porto XV;

-Posto da Barra do Guaporé – Moradores da Barra do Guaporé.

As aulas em Encantado estão suspensas até sexta-feira (8), assim como os eventos que estavam programados: Desfile de 7 de Setembro, Encontro Farroupilha e Festiarte.

No fim desta tarde, durante a coletiva de imprensa, foi assinado decreto de emergência para o município.

O coronel Douglas, da tropa de choque do Estado, anunciou  a chegada de mais militares nesta quinta-feira (7) para a região Alta. Parte do efetivo do Exército também já está em Encantado para ajudar nos trabalhos, inclusive da área de engenharia que vão colaborar com a reconstrução e limpeza de vias.

A prioridade é restabelecer a comunicação para amplificar a ajuda. Durante esta noite, as patrulhas vão se espalhar por áreas inundadas para proteger as propriedades para que não sejam vandalizadas e saqueadas. Amanhã, o grupo inicia a limpeza de escolas que servirão de apoio para distribuição de cestas básicas.

O Centro de Operações Especiais (COE) de Encantado está planilhando as informações de pessoas desaparecidas dos três municípios. Familiares podem contatar pelo (51) 9 9841-0235.

Segundo o comando, até agora são 33 óbitos registrados no Rio Grande do Sul.

Números de Encantado

23 mil habitantes atingidos;