Localidade mais atingida foi a Barra do Guaporé

Várias localidades de Encantado foram atingidas pela forte chuva de granizo no final da tarde desta quarta-feira (23). Residências da Barra do Guaporé, Linha Chiquinha, Linha Santa Terezinha, Linha Divertida, Linha São Brás e Linha São Roque foram danificadas.

Uma força tarefa da equipe do Vapt Vupt da prefeitura, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros foi montada para prestar atendimento aos moradores afetados. Cinco mil metros² de lona foram distribuídos.

O prefeito Jonas Calvi acompanhou o trabalho das equipes da prefeitura no local. “A nossa equipe estava a disposição e seguem com os trabalhos nesta manhã. Tínhamos lona em estoque no Centro de Operações Encantado (CEOPE). Atendemos a Barra do Guaporé e depois nos delocamos para o interior. Graças a Deus foram só danos materiais. O que podíamos fazer de emergência era prestar esse apoio e hoje faremos o levantamento dos estragos mais detalhados e tentar amenizar os prejuízos sofridos. Ontem, a primeira providência era proteger as residências e verificar se nenhuma pessoa se encontrava ferida. Tivemos a preocução também de orientar para manter a calma e evitar acidentes. Os bombeiros também foram muito importantes na ação”, destacou.

O produtor Jusimar Brandão, de Linha Chiquinha, perdeu toda a plantação, teve os galpões da propriedade danificados e a casa atingida. “Muito triste, um cenário de destruição. Foi assustador.  Toda nossa produção – alface, repolho, tomate, brócolis e outros – que são destinados a Feira do Produtor e para alimentação escolar do município, não sobrou nada”.

A localidade mais atingida foi a Barra do Guaporé, dos 100 imóveis afetados a maioria foi destelhado e perfurado por causa das pedras – algumas possuiam o tamanho de um ovo. Veículos que estavam estacionados na rua também foram danificados.

Marina De Bona foi uma das moradoras que teve a casa atingida pelo fenômeno. “Acho que não sobrou nenhum brasilit inteiro, alagou tudo, molhou muita coisa, consegui salvar o sofá, a TV. Me apavorei. É a primeira vez que acontece isso. Meu pai tem 95 anos, reside há 30 aqui e nunca viu uma coisa dessas”, conta.

Nesta quinta-feira (24), o prefeito Jonas e o presidente da Câmara de Vereadores Sander Bertozzi se reuniram com a Defesa Civil de Encantado para avaliar as ações. Agora, a Administração e Defesa Civil farão o levantamento dos estragos e prejuízos.

Data de publicação: 24/08/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado