Foram investidos R$ 12 milhões além de incentivos da Administração Municipal

No dia 15 de setembro, a granja Zanotelli receberá o primeiro lote de aves de postura. Localizada na Linha Chiquinha, no interior de Encantado, o empreendimento moderno no segmento avícola é o segundo a startar neste ano. Estruturado em uma área de aproximadamente 14 mil m², divididos em quatro pavilhões, foram investidos R$ 12 milhões além de incentivos da Administração Municipal para abrigar 60 mil aves e produzir mais de 10 milhões de ovos férteis/ano.

Construído com barreiras sanitárias que garantem a biosseguridade de todas as dependências e processos, a granja conta com moderna tecnologia, possuí sistema automatizado de pesagem, distribuição de ração, bem como climatização para promover o bem-estar animal.

As aves ficarão na granja no período de 10 meses e os ovos férteis serão destinados ao incubatório da empresa JBS, em Motenegro.

A Administração Municipal auxiliou com a compra de terras, cerca de 2.500 horas máquinas, abertura de poço artesiano e instalação de rede de energia elétrica e de internet.

O prefeito Jonas Calvi salienta a importância de apoiar estes investimentos e empresários que tiveram a visão e acreditaram em Encantado, visto que, hoje, a avicultura representa de 45 a 50% da economia do município no setor primário..  “Como gestor, estamos incentivando fortemente a instalação de empreendimentos em nossa cidade. Estamos investindo recursos e energia da prefeitura para apoiar os produtores. Acreditamos no potencial da avicultura como uma importante fonte de emprego e renda e estamos comprometidos em fornecer o suporte necessário para garantir um futuro melhor para todos”.

De propriedade das famílias de Josué Luciano Zanella e Alberto Zanotelli, moradores de São José do Herval, que já atuam no setor primário há mais de 20 anos e apostaram no município de Encantado para ampliar os negócios, o empreendimento deverá gerar retorno aproximado de R$ 300 mil/ano. No total, 14 pessoas serão contratas para trabalhar no local.

“Fomos acolhidos pela Administração Municipal e hoje agradecemos imensamente  o prefeito Jonas Calvi e toda a sua equipe pelo apoio que nos prestaram, em especial, ao secretário de Agricultura e Desenvlvimento Rural Odocir Bagatini e a diretora do departamento Angelica Sfoglia que sem medir esforços nos auxiliaram em todos os momentos de dificuldade, sendo o nosso contato direto, já que morados a 1h30min daqui. Em contrapartida, nós queremos gerar prosperidade, renda e emprego para Encantado”, disse Zanotelli ao receber representantes do poder público, setor privado e imprensa para uma visita técnica no local. “Agradecemos também ao Poder Legislativo, ao proprietário da área de terra Selmar Vian, ao presidente do Sicredi Botucaraí – RS/MG Carlos Rogério Matuella e seus diretores e ao gerente da unidade de São José do Herval Eduardo Nicolau, a empresa de equipamentos Plasson e a construtora Avicenter. Não podemos deixar de reconhecer o trabalho dos nossos colaboradores Adir e Elisângela Paniz que há 15 anos estão com a gente e também ao Vanderlei Rodrigues Andrade que há quatro anos veio para somar na nossa equipe. Foram muitos desafios e para chegarmos até aqui a colaboração de cada um foi extremamente importante”, acrescentou.

O titular da pasta reforça que toda a comunidade ganha. “É o segundo empreendimento deste porte a iniciar as operações neste ano e uma localidade beneficiada com energia trifásica, rede de água, com o projeto Agrodigital e Asfalto Comunitário. É o interior sendo cada vez mais valorizado pela nossa gestão e contribuindo com o desenvolvimento do município”, frisa Bagatini.

Data de publicação: 23/08/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado