No dia 7 de setembro, a partir das 9h, na rua Sete de Setembro, ocorre o Desfile Cívico

Dando início as celebrações cívicas alusivas à Semana da Pátria, na tarde desta segunda-feira (21), Encantado recebeu a Centelha da 86º Corrida do Fogo Simbólico da Pátria 2023. O símbolo foi trazido pela Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul (LDN/RS) e recepcionado em cerimônia na Câmara Municipal de Vereadores, na Praça da Bandeira.

Após o hasteamento das bandeiras entoando o hino Nacional Brasileiro, representando a LDN/RS o tenente D. Lima entregou a centelha ao prefeito Jonas Calvi, que acendeu a pira com o fogo simbólico.

“Trazendo a centelha para Encantado é uma forma de valorizar nossa história e também conscientizar as novas gerações. Nosso papel enquanto gestores, vereadores e professores é resgatar o sentimento de patriotismo nos nossos jovens”, destacou o prefeito Jonas.

O Tenente D. Lima, que há 10 anos é responsável por entregar a centelha em Encantado, disse que existem muitas pessoas imbuídas nesta corrida, de forma voluntária e por amor a Pátria. “É a maior corrida do mundo, registrada no guinness, e o Rio Grande do Sul é o maior estado do Brasil, neste ano com 328 municípios participando. Graças a municípios como Encantado, sempre nos recebendo muito bem, mobilizando a comunidade para que a chama nunca se apague, municípios vizinhos também irão fazer parte desta ação. É uma semente que está começando a florescer, servindo de modelo”, ressaltou.

O presidente da Câmara de Vereadores Sander Bertozzi também comentou sobre a importância de Encantado fazer parte da corrida. “Que bonito vermos as crianças integrando a banda, estarmos aqui é resgatar e defender os símbolos da Pátria e preservar nossos valores”.

Antes do encerramento, a banda municipal Érico Veríssimo, conduzida pelo maestro Marlon Gaussmann realizou uma apresentação. No repertório, os sete toques musicais – tradicional nos desfiles, Querência Amada, Glória Aleluia e Colonel Bogey.

Neste ano, o tema nacional é o centenário do falecimento de Rui Barbosa de Oliveira e o tema regional homenageia a Revolução de 1923.

A cerimônia contou com a presença dos secretários municipais, servidores, vereadores, imprensa e comunidade em geral.

Desfile

No dia 7 de setembro, a partir das 9h, na rua Sete de Setembro – nos fundos da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Farrapos, no centro de Encantado, ocorre o Desfile Cívico, com a participação das escolas. Toda a comunidade é convidada a prestigiar.

Data de publicação: 22/08/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado