Realizado a cada três meses, levantamento abrange todo o município

Iniciou ontem o terceiro Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) deste ano em Encantado. Em até cinco dias úteis as agentes de combate a endemias visitarão cerca de 250 imóveis, em 16 bairros, para coletar larvas do mosquito da dengue.

De acordo com a Secretaria de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, por meio do levantamento, a 16º Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) atualizará os dados sobre a distribuição espacial e a densidade do mosquito, projetando o cenário para o segundo semestre.

Realizado a cada três meses, o levantamento abrange todo o município. O material coletado é encaminhado para o laboratório da 16º CRS, em Lajeado. O resultado das análises devem ficar prontos entre 7 e 15 dias.

Quatro agentes realizam o trabalho, os demais seguem as visitas domiciliares, monitorando e orientando os moradores.

De acordo com a titular da pasta Karoline Crippa, esta é mais um das ações importantes no combate a dengue. “O trabalho das nossas equipes não param. Esta também é uma forma de prevenir o risco de aumento de casos no verão, por isso solicitamos que a população continue colaborando, fazendo sua parte e recebendo nossos agentes. Combater o mosquito da dengue é um trabalho de todos nós!”, salienta.

Data de publicação: 15/08/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado