Serão realizadas até 240 consultas e 30 cirurgias mensais

Cirurgias mais perto de casa. Encantado fez nesta quinta-feira (10), o ato inaugural da Traumatologia e Ortopedia de média e baixa complexidade da região Alta, com a presença de prefeitos, secretários e lideranças regionais e estaduais. Este é mais um marco importante para a saúde. Realizado no auditório São Camilo do Hospital Beneficente Santa Terezinha, o evento marca o início de uma nova fase para a comunidade, trazendo maior acessibilidade a tratamentos especializados.

A traumato-ortopedia em Encantado já está reduzindo tempo de espera dos pacientes que precisam de consultas e cirurgias. Antes, os pacientes necessitavam se deslocar até Canoas para fazer os procedimentos.

O prefeito de Encantado Jonas Calvi salientou o envolvimento e coragem de todos para buscar essa conquista para a região. “Participamos de três reuniões. Em uma delas, se resolvia o problema da alta complexidade – hoje Estrela sendo referência - e nós seguíamos aflitos para solucionar o problema da média e baixa. Em uma dessas reuniões, com a participação do diretor Márcio, Encantado foi surpreendido com a possibilidade de ser referência e com coragem aceitamos. Nós tínhamos a oportunidade e não deixamos passar. Através da AMAT criamos uma visão para a nossa região Alta. Agradeço muito a 16ª CRS, o olhar da secretária Arita e do governo pra nossa região. Meu agradecimento ao doutor Darlei Worn Jr., aqui representando todos os profissionais, que compreendeu esse novo momento que se vive na área da saúde e teve a sensibilidade para aceitar esse desafio. Sem dúvida uma grande conquista e exemplo de quando se quer é possível realizar através da união de muitas pessoas. É uma conquista que premia todo o empenho de uma região. Inaugurar esse ambulatório de referência é um grande presente para todos nós. Que possamos continuar olhando com amor e empatia nossa comunidade, cuidando, atendendo e zelando por todos”.

O diretor do Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST), Márcio Sottana, destaca a importância da traumato-ortopedia de baixa e média complexidade para a região e do empenho dos municípios para que Encantado se tornasse referência. "Iniciamos os trabalhos no dia 17 de julho, mais de 140 pessoas já foram atendidas e algumas cirurgias já ocorreram. É um projeto ainda em fase de construção. Como tudo que é novo precisa de adaptações, melhorias, reuniões e alinhamentos de fluxo. Vamos evoluir gradativamente. A construção do projeto leva um tempo e precisa muito da parceria do Estado, regulação e dos 13 municípios para que a gente consiga fazer um trabalho que seja bom para todos e que seja sucesso na região", destaca. "Trazer esse projeto para o nosso Hospital é uma conquista dos prefeitos da região, principalmente o gestor de Encantado, que lutou com o hospital para trazer a referência e levar a saúde para mais perto das casas dos pacientes, gerando menos custo aos municípios, menos deslocamento e um atendimento mais humanizado".

Sottana também enaltece que a Casa de Saúde está preparada para atender a demanda e no futuro ser referência também em alta complexidade. "A traumato-ortopedia de média complexidade veio para complementar projeto Assistir na região com mais 240 consultas e 30 cirurgias. Para o HBST é um começo. Esperamos iniciar com a média complexidade e, logo ali na frente, ser referência também em alta complexidade. O Hospital está preparado para assumir esse projeto. Temos a UTI que nos facilita bastante na parte de resolutividade das cirurgias. Estamos otimistas e não vamos medir esforços para que esse projeto cresça e dê certo e resolva a demanda da população e dos municípios".

Essa conquista é resultado do trabalho conjunto da Associação dos Municípios do Alto Taquari (AMAT), através dos prefeitos e secretários de Saúde, que tem se empenhado em fortalecer o sistema de saúde regional. O serviço, que deve atender aproximadamente 70 mil habitantes, abrange além de Encantado, Roca Sales, Muçum, Vespasiano Corrêa, Dois Lajeados, São Valentim do Sul, Doutor Ricardo, Anta Gorda, Putinga, Ilópolis, Relvado, Coqueiro Baixo e Nova Bréscia.

“Espero que nosso ambulatório se torne não apenas um local de referência em tratamento de traumas, mas também um espaço de esperança e renovação para todos os que passarem por aqui. Reafirmo a responsabilidade que temos de fornecer uma assistência de qualidade, aliada à humanização e empatia, para que nossos pacientes possam encontrar conforto e confiança no momento de maior fragilidade”, saliente Clarissa da Rosa Pretto Scatola, secretária Geral de Governo e ex-secretária de Saúde que participou de todo o processo de habilitação junto ao Programa Assistir do Governo do Estado.

Conforme a secretária de Saúde de Encantado Karoline Crippa, o serviço é um passo significativo na melhoria da saúde pública na parte Alta do Vale do Taquari. “Com esse atendimento a população ganha um serviço ainda mais eficiente e humanizado, contribuindo para a qualidade de vida e bem-estar de todos”.

Representando a secretaria estadual de Saúde, a chefe da divisão do Departamento de Gestão da Atenção Especializada (DGAE) Lieli Ceolin, em nome da secretária Arita Bergmann parabenizou a região. “Este ambulatório vai ser referência para 13 municípios. É o resultado do esforço de todos os gestores que em conjunto com o Estado, através da 16º Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), DGAE, secretária Arita e do governador Eduardo Leite, mostra o seu compromisso com os usuários do SUS. Antes tínhamos dois agora são três ambulatórios para a região. São R$ 840 mil/ano para garantir o acesso na linha integral deste serviço, garantindo mais de 2 mil consultas e 360 cirurgias/ano para a população do Vale do Taquari. É um ganho enorme e como Estado não vamos  medir esforços para continuar a regionalização dos serviços”, frisou.

O presidente da AMAT, Tiago Michelon, disse que a traumato-ortopedia de média e baixa complexidade em Encantado é fruto da união em prol da saúde.  “Esquecendo as divergências e vaidade trouxemos este serviço. Aqui é o primeiro passo, mas quando se trata de saúde precisamos ter cautela. Nós estaremos juntos para que o hospital também consiga fazer o trabalho acontecer. Agradeço e parabenizo pelo trabalho até aqui e reforço que precisamos continuar todos juntos. Que a gente possa seguir cuidando das pessoas, diminuindo a dor delas e proporcionando qualidade de vida. Que tenhamos vida longa neste projeto!”, desejou.

O vereador Joel Bottoni, representando o Legislativo, definiu o 10 de agosto de 2023 como um dia importante. “É um dia que todos nós podemos nos orgulhar. Nós sentimos orgulhosos que Encantado conseguiu junto com a região Alta do Vale essa referência. A gente sabe da importância de poder fazer procedimentos próximo de casa, dos amigos, das pessoas que conhecemos e amamos. Quantos avanços tivemos nesses últimos anos na saúde? Temos grandes profissionais que vão nos ajudar e quem sabe, num futuro próximo, buscar novos desafios”, acredita. 

Primeira paciente opera a mão

A agricultora Ivone Parisotto Malaggi, 54 anos, de Anta Gorda, foi a primeira paciente a realizar a cirurgia no hospital de Encantado. Há um ano, ela aguardava pelo procedimento para sanar as dores em sua mão direita. “Como eu trabalho pesado na roça, ao fim do dia, sentia muitas dores”. O procedimento ocorreu no dia 1º de agosto e ela agora está em recuperação. Deve retornar ao hospital em dois meses para a reconsulta. “Estou feliz.”

Com essa iniciativa, a Administração reforça seu compromisso com a saúde da população e demonstra a importância da parceria com o hospital, corpo clínico, Amat, Governo do Estado, para ampliar os serviços médicos especializados.

Data de publicação: 10/08/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado

Créditos das Fotos: Imprensa/Prefeitura de Encantado

Compartilhe!